terça-feira, janeiro 29, 2019

Sonhar é viver...É deixar a vida acontecer.

Sonhar é viver...É deixar a vida acontecer. 

 “Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos.”
(Machado de Assis)

Como se toda a história tivesse sido apenas um sonho estivéssemos com uma imensa dificuldade para parar de sonhar.” (John Grogan- Marley e Eu)  
“Os humanos sonham sobre as coisas que lhes interessam no seu quotidiano, apesar de mais visuais e menos lógicas. Não há razão para pensar que os animais são diferentes. A partir do ponto em que os cães são extremamente ligados aos seus donos humanos, é provável que o nosso cachorro sonhe com a nossa cara, com o nosso cheiro, com as nossas brincadeiras quer para te alegrar ou até para te provocar", afirmou Deirdre professora em Harvard (USA).
Sonhe do tamanho que você quiser, contudo não viva de sonhos, procure fazê-los acontecer antes que o tempo passe..... devemos estar atentos pois,  perseguir os sonhos faz parte do carácter de uma pessoa, sonhar é vital para o equilíbrio psicológico. No entanto tento aprender a dar atenção aos meus sonhos, não só devido a áreas da  minha formação, mas porque “os sonhos lançam luz sobre os lugares obscuros onde a razão ainda não chegou” (jordan B. Peterson – in livro 12 regras para a vida)
Os sonhos contribuem para a digestão psicológica das nossas experiências de vida. Assim, quando dormimos não só restabelecemos o corpo, mas também a mente. Todos os sonhos têm um significado e se não nos lembramos do que sonhamos não é porque não o façamos, mas antes sinal que precisamos de treinar a nossa memória.
Quem tem um cão sabe o quanto eles nos ensinam a viver melhor e o quanto eles nos ensinam a sermos pessoas melhores. Na realidade quando as pessoas tem um cão, nunca estão sozinhos. O simples facto do cão estar presente em casa já faz toda a diferença. Como disse alguém, segundo li foi (Octave Mirbeau – escritor francês), que “os cães que não sabem nada, entendem o que dizemos, e nós que sabemos de tudo, somos incapazes de entender o que eles dizem.” e, como já disse o escritor Victor Hugo – como todas as pessoas que tem um cão – perguntam: “basta olhar nos olhos do teu cão, como podes ainda duvidar que ele tem uma alma?”
E já agora observe como um cão vive. O cão não remói o passado nem se preocupa com o futuro. Ele vive intensamente cada momento. Ele aproveita a comida, delicia-se com uma longa brincadeira, tira uma boa “soneca” e para ele dar uma volta com o dono é a melhor coisa do mundo. “Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas da última moda. Símbolos não significam mesmo nada para ele. Um pedaço de madeira serve para uma brincadeira. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se tu és rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se tu lhe deres o teu coração, ele te dará o dele. (John Grogan) “ livro Marley e Eu”
 E, para terminar mais uma vez recorro a este exemplo “O cão é um cavalheiro”, escreveu Mark Twain. “É verdade, não mente, sem truques, sem batota (trapaça), é generoso, altruísta, tem confiança.” Mas há mais. “Se pensas que os cães não sabem contar, tenta colocar três biscoitos no teu bolso e em seguida, dar apenas dois para ele comer.(Phil Pastoret) “Sempre reconheça as qualidades do sonho da vida e reduza o apego e aversão. Pratique boa-vontade para com todos os seres. Seja amoroso e compassivo, não importa o que os outros digam ou façam para ti. O que eles vão fazer não vai importar tanto quando tu vais vê-lo como um sonho. O truque é ter intenção positiva durante o sonho. Este é o ponto essencial. Esta é a verdadeira espiritualidade. “ (Livro Tibetano da vida e da morte)

Sem comentários: