segunda-feira, janeiro 28, 2019

“ Os Meus Sonhos São Mais Belos que a Conversa Alheia” (Fernando Pessoa)


“ Os Meus Sonhos São Mais Belos que a Conversa Alheia
(Fernando Pessoa) 

Há sempre aquela voz que nos diz para nos mantermos sonhadores, e não acreditar em quem dúvida de nós, e que ninguém nos diga que algo é impossível. Pois todos devemos saber que as coisas são no máximo improváveis, mas nunca são impossíveis. Ou no dizer de Augusto Cury “ Sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventura, uma existência sem sentido.”
Na verdade os sonhos são a expressão da nossa alma, são intensos e desejos geradores da motivação, da vida e da frase que sentimos, mas por vezes não a dizemos “deixem-nos viver a nossa vida”. São os sonhos que nos dá asas para voar, que nos deixa sem chão, e que fazem a nossa vida tornar-se tão interessante, não pares de sonhar, nunca desistas da magia dos sonhos! Como disse José Saramago “o espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.”
 Temos de correr atrás dos nossos sonhos porque sem eles não chegamos a lugar nenhum. Nunca desistas antes de tentar! Por vezes sentimo-nos tão assoberbados que não temos tempo para pensar que “a nossa oportunidade chegou, está mesmo a passar à nossa frente”, optamos, bem à moda do “chamado sentir português” pela afirmação “de que não temos sorte na vida”, omitindo ou esquecendo que fomos nós que “deixámos passar, por teimosia ou por não compreender que aquela era a nossa oportunidade de viver a vida”.
 Não percamos de vista que nada dura para sempre. Que os finais e as perdas fazem parte da nossa vida. Temos de ter a percepção de que mais cedo ou mais tarde vamos dar de cara, frente a frente, com a exigência de recomeçar. É nesses momentos que se torna possível corrigir erros, ajustar acções e elevar os objectivos. Acredite-se ou não, há um momento em que todos nós temos um propósito na vida. Encontrar o seu é um dos passos mais importantes para recomeçar. Recomeçar sempre inclui a magia, e por que não, a emoção, de uma nova oportunidade, não percas essa oportunidade, pois não tenhas dúvidas porque ela não volta mais!
Permitam-me  um conselho:  não se enganem com a efemeridade de muito do que se apresenta pelo caminho. É um facto que as “flores de plástico não morrem”, mas lembrem-se também, que elas também não têm vida. Só quem tem vida sabe a importância do tempo e de cada coisa que, de forma esperada ou não, ainda faz nossos olhos brilharem.

“Não consulte seus medos, mas suas esperanças e sonhos. Não pense sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não desenvolvido. Não se preocupe com os fracassos, acredite naquilo que você ainda realizará”. (Papa João XXIII)

Sem comentários: