quinta-feira, setembro 17, 2015

HAJA ALGUMA HONESTIDADE E RESPEITO!

HAJA ALGUMA HONESTIDADE E RESPEITO!

“Como podem eles serem honestos em relação ao passado, presente ou futuro ?”

Passos e Portas tem muito má memória e isso ajuda-os a falar do passado com menos honestidade quando o presente é incómodo, é o que fazem agora. É fácil atribuir a Sócrates todos os males do mundo e usar obras que não se realizaram para sugerir que a crise financeira foi um exclusivo nacional ou que as medidas impostas a um País eram a única solução. Mas, a verdade é que não há memória de um debate orçamental onde a passos e portas não tenham criticado cortes na despesa.
  Não me recordo, por exemplo, de passos e portas se terem oposto ao investimento nas escolas num tempo em que Angela Merkel defendia a manutenção do investimento público como resposta à crise financeira americana de 2008. Mesmo em relação a grandes investimentos como o do novo aeroporto ou do TGV a posição da direita foi de oposição, o que estava em causa era a localização do aeroporto ou os locais por onde passaria o TGV. Será que não nos lembramos disto?
Todos os males do país são culpa do governo anterior escondendo-se um longo passado de desequilíbrios externos e dois pedidos de ajuda externa, um deles consequência da crise petrolífera e dos desvarios financeiros do pós 25 de Abril, o outro resultou da incompetência do ministro das Finanças da governo de Sá Carneiro, que com objectivos meramente eleitorais promoveu o aumento da despesa pública ao mesmo tempo que adoptava a decisão populista de revalorizar o escudo, levando o país à bancarrota. Esse ministro foi Cavaco Silva, que uns tempos depois se aproveitou das medidas impopulares que foram impostas pelo FMI para corrigir a sua asneira.
É fácil condenar alguém que não está nas melhores condições de se defender ou lançar críticas dúbias em que se pretende confundir acusações que ainda não se sabe se o serão e tornadas públicas através de esquemas duvidosos. Esta estratégia não é nova, a direita sempre usou dois truques em simultâneo nas suas campanhas políticas, há sempre um papão associado à esquerda, no passado foi Vasco Gonçalves e agora é Sócrates, e sempre preferiu desvalorizar os líderes da oposição através da manipulação da sua imagem, quem não se lembra da alcunha de Picareta Falante de António Guterres?

Tenho muitas dúvidas de que uma “programa político com uma agenda escondida” que tenta iludir o passado recente e se fundamenta sobre mentiras relativamente ao um governo anterior, mereça um mínimo de credibilidade, sucedendo o mesmo com os políticos de pequena dimensão que o sustentam.

Sem comentários: