quinta-feira, outubro 11, 2012

ALMEIRIM E OS CAMIÕES DE RESIDUOS PERIGOSOS ?



SERÁ QUE AO SER ATRAVESSADA DIARIAMENTE OU QUASE DIARIAMENTE, POR VIATURAS QUE TRANSPORTAM RESÍDUOS PERIGOSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS NÃO PÕE EM RISCO A SEGURANÇA E SAÚDE DA POPULAÇÃO DE ALMEIRIM?

Foi noticia de12 de Agosto de 2012 em toda a imprensa nacional, infelizmente “passoudespercebido na nossa imprensa regional” que  um camião cisterna provocou um derrame de lixo perigoso no perímetro urbano da cidade de Santiago de Cacém em que parte da carga de lamas e nafta desse camião de transporte de resíduos industriais caiu ao longo de três quilómetros, obrigando ao encerramento de várias ruas.”
Ora, este derrame com um camião cisterna, de acordo com a noticia na imprensa nacional escrita, falada e televisa acontece seis meses depois destes resíduos terem começado o tratamento final, “tratamento físico-químico, que torna as lamas inertes, é feito na Chamusca. Deste modo, os camiões têm que percorrer os cerca 200 quilómetros  atravessando diversas localidades, entre as quais as do Concelho de Almeirim.
Tanto quanto sabemos o concelho de Almeirim, nomeadamente a cidade de Almeirim é atravessada, quase diariamente, senão diariamente por camiões deste tipo com graves riscos para a sua população tanto mais que, a estrada principal atravessa o “centro da cidade” e passa junto a pelo menos dois centros infantis.
Perante tal situação de perigosidade para a nossa população será que existe  algum “Plano de Contingência para esta situação de riscos perigosos”, nos Serviços de Protecção Civil e nos nossos Bombeiros Voluntários?
Será que  alguma vez foi contactada as  Estradas de Portugal,  de modo  a que trânsito de circulação de viaturas pesadas com transporte de residuos perigosos, fosse proibido no centro da cidade?

Cabe aqui relembrar que foi aprovado pela ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALMEIRIM em 2008, uma Proposta de postura municipal prevê coimas entre 500 e 5.000 euros, de modo a  proibir camiões com resíduos perigosos no seu território  Conforme foi publicitado pelo jornal “O MIRANTE” em 7 de Maio de 2008




QUAL A RAZÃO PORQUE ATÉ HOJE ISSO NÃO TIVESSE SIDO CUMPRIDO?
QUEM VAI ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES EM CASO DE ACIDENTE COM ESTAS VIATURAS?

Sem comentários: