segunda-feira, janeiro 08, 2007

Dia 8 de Janeiro de 2007 - Dia da Alfabetização


Em tempos idos o dito popular "Quem assina de cruz não sabe pelo alfabeto" qualificava todos aqueles que não sabiam ler, mas mesmo assim podiam atestar a sua "existência". Era por isso que " o saber ler e escrever constituía aos olhos da "opinião pública" da época uma qualificação social importante que quem possuía não deixava de exibir"

Tal como hoje se queremos "promover o cresimento económico, a erradicação da pobreza, a participação social e a protecção do ambiente é essencial aumentar as taxas de alfabetização" sendo essencial para desenvolver os recursos humanos de uma sociedade.

Li os jornais de hoje .... ouvi os noticiários radiofónicos... e vamos vêr os noticiários televisivos... e nem uma palavra!


Será que não é angustiante a nossa situação? Ou será que o importante é entreter o Povo apenas com o carpir dos desaires da bola?


RESILIÊNCIA - capacidade de uma sociedade ou organização ser capaz de resistir, adaptar-se e continuar a funcionar após desastres, choques e ataques, é essencial para o nosso futuro colectivo

1 comentário:

Humberto Neves disse...

Em Almeirim existem cerca de 13% de analfabetos e nem um cêntimo investido nesta área por parte da autarquia. Não é preciso dizer mais nada...