sábado, julho 04, 2020

“Quem tem algo por que viver, é capaz de suportar qualquer coisa.” (Friedrich Nietzsche)


“Quem tem algo por que viver, é capaz de suportar qualquer coisa.” (Friedrich Nietzsche) 

Há quem diga que o tempo é uma peneira. Dispersa o ruído, faz cair todas as coisas secundárias e deixa-nos o que realmente importa. Como já tenho escrito, nestes tempos que não são os nossos tempos, por vezes sentimo-nos, no geral, numa fase de certo existencialismo, em que nunca podemos perder o sentido e ter alguma consciência da idade que temos, e é nesses momentos que pensamos fortemente sobre o que andamos a fazer aqui? A realidade é que independentemente das questões científicas, é de elementar bom senso concluir que “muitas situações de gravidade” estão ligadas a situações de desespero, de frustração de expectativas, de falta de horizontes, de incapacidade de superar dificuldades ou como tentativa de fuga a circunstâncias de vida que o próprio se recusa a enfrentar. É por isso razoável pensar nesta afirmação atribuída a Sun Tzu: No meio do caos há sempre uma oportunidade", o que em muitos  casos, talvez fosse possível evitar a concretização dos desfechos trágicos e irreversíveis, caso alguém tivesse conseguido atenuar as causas de tanto sofrimento. Estamos num tempo de crise em resultado de uma pandemia que virou o mundo do avesso. Em consequência, estamos à porta de uma crise económica que irá virar do avesso a vida de muitas famílias. Quando e onde conseguimos destapar a realidade que está por detrás de cada porta ou de cada pano que usamos para esconder as nossas fragilidades?
O que aprendemos com esta pandemia? Este é um exercício que provavelmente todos nós fizemos e ainda estamos a fazer, porque não haverá quem não tenha aprendido algo que não irá esquecer, para o resto da vida. Uma pandemia entrou de rompante nas nossas vidas e abateu-se sobre nós um sentimento de medo e ansiedade. O que quer dizer que isto não está para brincadeiras, agarramo-nos ainda a um optimismo crónico que nos permite ver o lado menos negro destes dias carregados de incertezas, mas  vivemos “um dia de cada vez”, gerindo as rotinas e as emoções da melhor forma que sabemos, mas nem sempre certos de ser o melhor caminho. Talvez por isso, será de muita utilidade recordar aqui alguns dos ensinamentos do budismo: “Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.”(Buda)
Temos a percepção de que os rendimentos, ou a falta deles, é certamente uma das maiores causas de sofrimento e de desespero no seio das famílias e conduz a situações limite. Nesta sociedade virada para o crescimento económico em que o sucesso individual está muito ligado à capacidade de acumular riqueza, e em que a solidão é uma jornada que não podemos fazer uns aos outros, as situações de desespero relacionadas com o desemprego, a precariedade laboral ou as baixas remunerações são normalmente vistas como danos colaterais que o Estado, sempre ele, poderá eventualmente ajudar a corrigir, tendo a capacidade de ter sempre bem presente que a solidão também é parte da experiência da vida, e para que viver a vida nos faça sentir bem, essa felicidade de cada um de nós, não pode ser plena enquanto a infelicidade estiver, e nós sem o saber, ali mesmo ao nosso lado. Por isso, é muito bom termos presente aquilo que disse Eloi Laurent ,um economista, norte americano "O crescimento económico é um paradoxo mortal e também é uma ilusão. Um gigantesco crescimento pode esconder a pobreza humana, como vemos nos EUA"

Sem comentários: