sexta-feira, setembro 06, 2019

“O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”(Fernando Pessoa)


“O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”(Fernando Pessoa)



                                                   
“Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.”(Fernando Pessoa)

Às vezes acordo com saudades de sítios onde nunca estive......e dou comigo a pensar, se será só a mim que isto acontece? Há aquele pensamento de que a vida vivida deve ser sentida e reconhecida, abraçada e entrelaçada, partilhada e saudada. Talvez por isso, sinto saudades de subir o rio Douro de barco e regressar de comboio, de fazer a ligação da estrada N2, em Portugal, de passear na grande muralha na China, por onde nunca andei, de ver as pirâmides de Gizé, que nunca vi,  de andar nas ruas de Praga onde nunca estive ou visitar a Capadócia, que é uma região histórica, na Turquia onde nunca fui ………, coisas que só fiz em sonhos.... já dizia Augusto Cury que, “sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventura, uma existência sem sentido.”   Sonhamos com locais, onde nunca estivemos, mas que nos fazem sentir saudades! Sentimos saudades de locais, onde nunca estivemos, mas parece que já lá morámos! Tenho saudades de cada passo que dou em ruas onde nunca pus os meus pés, de cada pôr-do-sol em locais onde nunca estive, de cada pinga de chuva, de cada café, de cada mergulho, de cada pessoa desconhecida que vi uma vez na minha vida e apenas de passagem, de cada copo de vinho, de cada cheiro novo …."Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces."(Dalai Lama)
Eu sou também os sítios que não conheço. Hoje, neste preciso momento, eu já sou todos os sítios onde nunca estive. Afinal é para lá que eu estou a caminhar e é nesse sentido que eu estou a levar a minha vida. Se tudo se vai concretizar? Isso logo se vê. Sou um ponto minúsculo deitado num banco de jardim, mas ainda assim grande o suficiente para ter o mundo em mim. Estou exactamente onde quero estar. Hoje, é aqui onde eu quero estar. Mas, como disse Fernando Pessoa: “Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo continue.” A vida é mesmo surpreendente, pois quando se imagina que nada mais poderia nos surpreender, somos surpreendidos. Seria tão bom se pudéssemos prever o futuro. Mas como saber do futuro se todos vivemos no passado? Para sonhar basta dormir, mas para se viver o sonho é preciso estar acordado, mesmo a minha própria imagem reflectida no espelho é uma visão do passado, pois temos que considerar o tempo que a luz leva para reflecti-la, bem como a fracção de segundo que meu cérebro leva para interpretá-la. “Já tive noites mal dormidas, perdi pessoas muito queridas, cumpri coisas não-prometidas. Muitas vezes eu desisti sem mesmo tentar, pensei em fugir, para não enfrentar, sorri para não chorar. Eu sinto pelas coisas que não mudei, amizades que não cultivei, aqueles que eu julguei, coisas que eu falei. Tenho saudade de pessoas que fui conhecendo, lembranças que fui esquecendo, amigos que acabei perdendo. Mas continuo vivendo e aprendendo. "(Martha Medeiros)

Sem comentários: