terça-feira, janeiro 02, 2007

Falta de qualificação e formação


Sabia que as empresas portuguesas são das que menos "investem" na formação profissional na OCDE ( em Portugal apenas 8,9% dos jovens entre os 15-29 anos recebe formação profissional, enquanto na Dinamarca essa percentagem é de 54,5%, Holanda 45,5% na Finlândia ( 35,5%) e em Espanha 22,6%) , sendo a falta de qualificação e formação dos portugueses e a notória degração, ausência de exigência e de qualidade do ensino uma realidade, não compreendemos porque se mantem o "sistema de pretensa igualdade de acesso " e a enorme resistência á mudança desta inadmissível situação prejudicial para o futuro dos jovens portugueses?


Ainda se torna mais grave a situação se constatarmos que Portugal é o terceiro País da OCDE com a maior percentagem de jovens ( 15-24 anos) que abandonam a Escola ( 32,0%) sem o ensino secundário. ( atrás de nós apenas o México e a Turquia).
NÓS SOMOS CAPAZES de desenvolver a cultura do espirito de exigência, da qualidade, do rigor e da pontualidade , na escola, na vida profissional e na vida pessoal . Se assim é, se acreditamos que somos capazes então o que é que se passa?

Sem comentários: