quinta-feira, setembro 14, 2006

OZONO ELEVADO NA CHAMUSCA

A estação de medição da poluição causada pelo ozono, situa-se na CHAMUSCA e cobre um raio de 50 quilómentos, conforme informa jornal O MIRANTE
A exposição ao ozono em excesso afecta essencialmente os olhos, provocando irritações, e o aparelho respiratório. Os sintomas manifestam-se através da tosse, dores na cabeça e no peito, falta de ar e sensação de ardor nos olhos.
Para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, tais como crianças, idosos, asmáticos e alérgicos e pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas.
A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.
Nessas alturas é recomendável que os grupos mais sensíveis da população reduzam ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior durante o período da tarde.
Será que perante tais riscos não era já altura de os Serviços Locais de Saúde ( Centros de Saúde) terem realizado uma campanha de informação? Quais foram os efeitos sobre a saúde das populações que tem estado sujeita a este problema? Será que vai ser realizado algum estudo ou levantamento com vista a introduzir métodos preventivos?
Nas últimas décadas muito se tem falado da camada de ozono e do perigo que o planeta corre com a sua destruição. Mas qual é realmente o papel do ozono?

Sem comentários: