domingo, setembro 29, 2019

“Faça forte os velhos sonhos para que nosso mundo não perca a esperança”(Ezra Pound)


“Faça forte os velhos sonhos para que nosso mundo não perca a esperança(Ezra Pound)

“A maior aventura que podes tomar é a de viver a vida dos teus sonhos.”( Oprah Winfrey)

É como diz a canção: "Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves". E eu concordo plenamente com ela, porque as coisas valorosas dessa vida devem ser preservadas e, além disso, cultivadas. Nem todo dinheiro do mundo e nem todo o poder que há é capaz de comprar uma amizade verdadeira. E os que conseguem pelo menos um amigo de valor, já ganharam o maior presente que a vida tem para dar. Então se tem um bom amigo, lembre-se de preservá-lo, amá-lo e cativá-lo sempre que puder. “Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos.” (Elmer G. Letterman)
A verdade é  que geralmente percebemos as falhas nos outros antes, e o que nos parece difícil para nós vê-las em nós mesmos. No entanto, o que vemos é o que somos. Porque é que há pessoas reagem de diferentes maneiras perante a um obstáculo que lhe aparece na sua vida? Porque é que alguns se sentem vítimas e outros não? Porque é isso o que escolhemos, porque é a nossa opção de  sermos nós a viver a nossa vida de acordo com a percepção que temos da sociedade que nos rodeia.
Não tenhamos dúvidas que somos únicos! Que em cada dia possamos valorizar o melhor que existe dentro de cada um de nós, qualidades que são de extrema importância e talvez únicas! Lembremo-nos que cada um de nós fomos criados com a capacidade para dar um significado ao nosso universo de vida! “Uma decisão certa é aquela que te aproxima do teu sonho, ou da tua visão, ou da realização do teu projecto de vida e uma decisão errada é aquela que te afasta.”(Rui Gabriel)
 Alguém já disse que em rigor não há decisões erradas, porque nós podemos sempre transformar um erro numa oportunidade e aprender coisas que não aprenderíamos se não tivéssemos ido nesse caminho, que consideramos menos certo, e por isso “errado”. Cada ser é individual, cada um tem a própria história, porém na verdade ninguém gosta de andar sempre na mesma, gostamos de evoluir e avançar e um erro, ou um decisão menos acertada, pode mandar-nos para trás meses ou anos. Todos nós já ouvimos dizer, na voz popular: “segue o teu coração”? Eu próprio digo-o, ou penso-o com alguma frequência para significar “seguir o nosso instinto”, ou “seguir a nossa intuição”, ou aquilo que nós sentimos que nos parece acertado ou bom para a nossa vida. Vamos seguir, vamos continuar, nada nos vai parar no nosso caminho, pois não vamos permitir. Agora somos nós quem faz as nossas escolhas, somos nós quem decide o que é melhor para a nossa vida. Nós vamos sair por  aí, sempre em frente e viver o que nós quisermos viver. Sabemos do nosso potencial e sabemos muito bem o lugar que  queremos chegar, ninguém será capaz de nos parar ou deter,  vamos viver a nossa vida! Como disse Dale Carnegie “ A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem a coragem de arriscar.” 
Após tudo isto podemos concluir que uma decisão certa será aquela que nos aproxima do nosso sonho, ou da nossa visão, ou da realização do nosso projecto de vida e uma decisão, menos acertada ou como até se diz “ errada“ será aquela que nos afasta da nossa estabilidade emocional e do viver a nossa vida como sonhamos. “Não se limite a si mesmo. Muitas pessoas se limitam ao que eles pensam que podem fazer. Podemos ir tão longe quanto a nossa mente nos permita. Podemos obter o que acreditamos, lembrem-nos sempre disto!” (Mary Kay Ash.)

quinta-feira, setembro 26, 2019

“Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir “.(Miguel Esteves Cardoso)


“Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir “.(Miguel Esteves Cardoso)
“Acho que nada acontece por acaso, sabe? Que no fundo as coisas têm seu plano secreto, embora nós não entendamos.”(Carlos Ruiz Zafón)

Cada vez mais, no nosso dia a dia, somos confrontados com mudanças para as quais não estamos preparados, e onde as estratégias utilizadas conseguem fazer com que os mais incautos se deixem apanhar pelas mesmas, não se apercebendo que muitas vezes as novas estratégias, sendo penalizadoras para uns, são sempre benéficas para outros. Não podemos ignorar que ao sermos lembrados em datas importantes tem o seu valor, porém são nos pequenos gestos do nosso dia a dia que as grandes mensagens são transmitidas. Podemos ganhar a confiança em poucos segundos com pequenos gestos. Apenas não nos podemos esquecer que privilégios são raros e uma amizade será eterna até que a primeira desconfiança surja.” Há sonhos que ao enterrar-se,/ Levam dentro do caixão,/ Bocados da nossa alma,/ Pedaços de coração! (Florbela Espanca)
Somente os olhos conseguem expressar os sentimentos mais profundos do coração, e uma das mais seguras demonstrações da nossa empatia e amor é compartilhar pensamentos e sentimentos. Como alguém já disse amar é querer compreender o que a pessoa amada pensa, o que pensa de si mesma e do mundo em que vivemos, e onde as palavras falham, é reconfortante saber que existem muitos outros meios vitais e eloquentes de nos comunicarmos, tentando algo novo, mas ser agradável para nós mesmos ao longo do caminho, e percebendo que não estamos sozinhos. Todos nós, já por isso passamos, que para expressar o que sentimos não é nada fácil e por isso sempre aprendemos a reprimir alguns dos nossos sentimentos, guardando-os para nós e daí o nosso silêncio em certos momento. Como disse Freud: “Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente.”
 Todos nós temos sonhos, todos nós temos a visão de uma vida ideal onde tudo é perfeito e temos sucesso em tudo de forma espontânea.... Pois! Mas um sonho sem um plano é apenas um desejo! O que todo o ser humano quer é concretizar os seus sonhos. É talvez por isso, que há momentos na nossa vida que queríamos expressar os nossos sentimentos, no fundo viver  em paz com outras pessoas, acontece com muita gente que  acaba a suprimir os seus próprios sentimentos, até desenvolverem doenças por carregar esse rancor e esse ressentimento e nunca falar sobre o assunto.  Assim, vamos armazenando sentimentos que precisam sair de alguma forma, e normalmente, todas as emoções se traduzem em raiva e/ou tristeza, uma sombra que se esconde por trás da nossa aparente figura. Quanto mais tempo sofrermos calados, mais doentes vamos ficar...mas, precisamos de nunca esquecer, como disse Descartes que, mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção.”  
Será que todos nós precisamos de  pensar um pouco diferente? Que perguntas podem permitir que possamos tirar um pouco do peso dos nossos ombros? Como podemos abordar certas experiências ou sentimentos de uma maneira nova? O que é que fica ou “soa” na sociedade que nos envolve? O que acha que não faz sentido? O que quer guardar para si?  Ao falar de paciência não se está a falar de resignação, mas sim de resiliência e determinação na certeza  de que o nosso sonho é real e se concretizará. Ser resiliente significa ser flexível, mas possuir autoconfiança. Saber aprender com a atitude dos outros, sem perder a própria essência, e permanecer sempre gratos por cada manhã que nasça e abrir os olhos e ouvir do céu: Hoje tudo vai dar certo! “ Encontre o melhor em todos. … podemos ter que esperar muito tempo, às vezes anos, mas as pessoas vão mostrar o lado bom deles. Apenas devemos continuar a esperar, não importa quanto tempo demore. Nem tudo na vida é sempre tão difícil. Toda a gente tem um lado bom, apenas devemos continuar a esperar, que ele vai chegar. ”(Randy Pausch

sábado, setembro 21, 2019

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” (William Shakespeare)


Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” (William Shakespeare)

“Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar... Apesar de todas as consequências.”(Osho)

Há quem diga, ou de outro modo, talvez seja um dito popular que “o primeiro passo para mudar de vida é “parar com as nossas queixas”. Parar ou melhor deixar de vez de contar e recontar o mesmo drama, que só está dentro da nossa cabeça. Parar com o contar e recontar do mesmo drama às pessoas que estão à nossa  volta. Quero relembrar que, talvez, as únicas pessoas que “apreciam” alguém que se queixa são outras pessoas que também gostam de se queixar… e até comparam problemas, a ver quem tem o problema maior……na verdade, há certos momentos que até mostramos o nosso “enfado” para aqueles que tem esse comportamento…foge dessa gente e não sejas tu uma dessas pessoas! “As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.”(Helen Keller)
Quem na vida tem e luta por ter atitudes e comportamentos positivos, mais tarde ou mais cedo realiza coisas muito boas, não tem tempo nem paciência para pessoas que demonstram a parte negativa da vida. Não esperes aquele momento de “arrependimento” mais comum a todas as pessoas quando percebem que a sua vida está a chegar ao fim.” Queria ter vivido a minha vida como queria e não da forma como os outros queriam”, pois nesses momentos, sempre fica mais fácil ver quantos sonhos ficaram para trás, e poucos percebem que o tempo que passou e se deixou passar, sem aproveitá-lo, é irrecuperável.As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo.”(Arthur Schopenhauer)
 É por isso que te relembro para viver o teu dia a dia em paz, com alegria, superando as dificuldades, e partilhando os teus sucessos. Os sucessos e a superação são o que eleva as outras pessoas, e não as queixas. Qualquer um de nós se pode sentir inspirado pela tua história de superação, mas ninguém se interessa com as tuas queixas. “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.(Sêneca)
Uma das coisas mais belas da vida é olhar para o céu, contemplar uma estrela e imaginar que muito distante existe alguém olhando para o mesmo céu, contemplando a mesma estrela e murmurando baixinho: "Que Saudade!" A vida é cheia de coisas simples! As coisas mais simples são, quase sempre, as mais belas, as que nos marcam, que nos preenchem a alma. A simplicidade de uma rosa vermelha, de uma noite de luar com o céu repleto de estrelas cintilantes, as ondas que enrolam na areia e deixam a espuma com "desenhos sugestivos", o nascer do Sol, especialmente quando surge detrás duma montanha, chegando até nós ou então um pôr do sol, à beira-mar ou ainda a luz da Lua reflectida no mar, deixando parecer que nas ondas estão a boiar cardumes de peixes cor de prata. Eu sei lá! Tantas e tantas coisas simples, bonitas e cheias de vida que nos fazem simplesmente gostar de viver. “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”(Augusto Cury)


quarta-feira, setembro 18, 2019

“A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar”. 
(Paul Valéry )


A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta que os sonhos não envelhecem...” (padre Fábio de Melo)

 Há algum tempo descobri que, talvez, a única coisa que nos impede de progredir é o “um peso” que ao longo dos tempos, fomos acumulando: Camadas e camadas de “pó” acumuladas por quem nos disse que: …não podíamos fazer isto ou … não podíamos fazer aquilo, … que não somos mais do que os outros, ou … que temos de ter em conta naquilo que os outros vão ficar a pensar de nós. Não temos dúvidas que estas situações abrangem como maior ou menor incidência a nossa vida na sociedade em geral, e também, os podemos considerar que as mesmas atitudes  são uma forma de violência psicológica que fazem, e fazemos, sobre nós próprios, fazendo aquilo que nos torna de certo modo um viver a vida “infelizes. “Nunca existiu uma pessoa como tu antes, não existe ninguém neste mundo como tu  agora e nem nunca existirá. Vê só o respeito que a vida tem por ti. Tu és uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente única.”(Osho)
Quando nascemos, somos folhas em branco, mas entretanto somos expostos a um conjunto de regras, influências e experiências que formam o nosso mundo, ou pelo menos a lente através da qual vemos “esse mundo. Aquilo que quase sempre somos levados a julgar como “humildade”, que por vezes, ou quase sempre, nada mais é do que nos dizem para “baixar a bola” e fazer o que nos mandam ou o que os outros querem que nós façamos, nada mais é que a “escuridão” que tapou a “luz que precisamos para brilhar. Precisamos ter orgulho das nossas particularidades e não passar a vida apenas tentando copiar o que é alheio. Ame e sinta orgulho pelo facto de ser genuíno, pois esta é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter. “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico.”(Osho)
Hoje chegou o momento de dar esse primeiro passo que sabes que tens de dar, e amanhã dá o passo que lhe pertence. Jamais, por hipótese alguma, não devemos, nem podemos ficar amedrontados, de modo a que sejamos levados a deixar de lado o nosso propósito e parar por não acreditar no nosso potencial e qualidades humanas, na nossa capacidade de se superar, de se reerguer, de se levantar e dizer que é mais que “um vencedor”, mesmo não tendo fundamentos para validar tal afirmação, mas só pelo facto de ter convicção de que há uma probabilidade maior de que os sonhos sejam concretizados, ainda assim manter essa confiança, essa valentia de permanecer firme e forte, de se sustentar de pé mesmo fraco, cansado e sem forças, mas não se deixando levar pelas ventanias ferozes que sopram em nós, nesse destino que nos é traçado na vida. Essa é a regra: não desistir, persistir, insistir, pois podemos não ser capazes de atender às nossas necessidades todas as vezes que as expressamos , mas se tal acontece será  apenas porque não podemos, em determinado momento,  atender às nossas necessidades, isso não significa que as nossas necessidades não merecem ser conhecidas. “É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.”(Clarice Lispector)
 O nosso valor tem que ser colocado bem alto para inspirar outras pessoas. Não será um sentimento “péssimo” o de pensarmos que não temos valor? Que não somos apreciados pelo que fazemos e pelo que somos? Não temos mais de tolerar as “comportamentos de imbecilidades” de ninguém, muito menos de quem nos tenta puxar para baixo e ficar na mediania, ou abaixo dela. “Que sei eu do que serei eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa! E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!”(Fernando Pessoa)

terça-feira, setembro 17, 2019

Sonhos são projectos que fazemos para construir a realidade.

Sonhos são projectos que fazemos para construir a realidade.

 “Sou sempre eu mesmo, mas com certeza não serei o mesmo para sempre...”(Clarice Lispector)

Quando conversamos com alguém, sempre acontece que há pessoas que dizem coisas e outras que transmitem ideias. Na verdade quando dizem coisas parece-nos que é sempre uma perda de tempo, para os dois ou para um grupo, mas de facto, há muitas situações assim, ou porque não há nada de interessante para dizer ou porque não há nada de interessante para perguntar. No tocante aquelas que nos transmitem ideias, é e será sempre um exercício saudável de conversação, que tem efeitos didácticos e respeita a inteligência, de quem fala e de quem escuta! A razão é muito simples pois acrescenta conhecimento, soma saber e é a prova de que a união do saber com a experiencia é uma valor absoluto que não se pode substituir por outro qualquer. Como disse Nicolau Maquiavel: “Poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos.”
 A este propósito creio que constitui sempre uma surpresa quando a vida nos mostra situações das quais jamais imaginamos viver. Talvez possamos viver situações semelhantes, mas a realidade é que não nos lembramos de tudo exactamente ao certo como aconteceu. Temos opiniões bem formadas a respeito de tudo. Temos uma mente aberta, pelo menos a minha julgo que é, querendo sempre, pelo menos é o que afirmamos, quebrar tabus impostos pela sociedade. Mas temos somente essa oportunidade para fazer desta vida, uma , duas, três ou “até mais vidas”! Ou pelo menos julgamos isso! O mais incrível disto tudo é que, de facto, temos que fazer tudo na nossa própria vida. … em certos momentos julgamos que não…mas temos apenas uma vida para viver. Aliás, não teria graça voltar e fazer tudo de novo.  Como disse Fernando Pessoa:Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
Mesmo com as minhas ideias e ideais por vezes condenadas por alguns poucos e admiradas por alguns  muitos, pelo menos é essa a minha convicção, vou seguindo a minha vida da maneira que me parece a mais acertada,  e que nesta estrada que sigo, o piso está certo! Todos sabemos que há pessoas que olham para o caminho todo e parece tão longo e difícil que nem dão sequer um primeiro passo! Na verdade um caminho longo e difícil é percorrido com passos curtos e fáceis. Muitas pessoas não sabem disto e desperdiçam as suas vidas sem chegarem a lugar nenhum. No entanto, temos de entender que o mais importante é que quanto mais difícil nos leva a superar as dificuldades, maior é a solidez do alcançado e a lição que nos fica dessas situações. “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico.”(Osho)
No nosso caminho encontramos amigos, alguns menos amigos, (há quem considere inimigos) e certamente, talvez, muitos lugares. Tudo se guarda na bagagem da vida. Para que quando aberta, nós possamos dizer: Valeu a pena lutar e ter carregado isto. A vida é algo que nunca será descoberta. Ainda sim, temos que fazer dela uma verdadeira incógnita, para que nunca seja descoberto o verdadeiro segredo de como viver. Pensando bem, o segredo está dentro da gente. Basta querer “enxergar” o que nos rodeia. Como disse Augusto Cury: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” É por isso que, basta concentrarmo-nos um pouco para percebermos que nada mais é preciso para fazer uma viagem, por muito longa que a mesma seja, de que pôr um pé à frente do outro, e de que não precisamos de ver a estrada toda para darmos o próximo passo! “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos“. (Charlie Chaplin 1889 – 1977)

Hoje dia 17 de Setembro


terça-feira, setembro 10, 2019

“Never give up on your dreams!” (Augusto Cury)

“Never give up on your dreams!” (Augusto Cury)

“When you don't have what you like, you have to like what you have. (Eira de Queirós)

We all have a tendency to hold “the world around us” responsible for what we consider to be our failures. Without realizing it, we are becoming victims of our destiny. This is more or less where guilt never finds anyone who wants it, that is, who assumes it, who is never found nor anyone accepts to be the culprit (ie guilt never "marries", nobody wants to "marry" she dies single). In general, we think that the fault lives out there, it is the fault of others, the weather, the taxes, the circumstances, the bad luck etc ... it is the fault of everyone but ourselves. If we think about the destiny of the human being, it is to continue to dream because it will be his great challenge. As Cora Coralina said: “True courage is going after your dreams even when everyone says they are impossible.”
It becomes clear that at certain times in our lives we all have to deal with circumstances outside ourselves. When we have a project, when we want to achieve something we dream about, we are always dependent on many factors we cannot control. Of course, blaming all these circumstances makes us feel better about ourselves, we think it even helps us justify ourselves. However, the "victim of circumstances" is surrendering, saying that she will do nothing. But instead of being the victim, you can choose to BE the cause, BE the circumstances, because you can do something to CHANGE the situation. When we say that guilt dies unmarried, we mean that neither the perpetrators are found nor anybody else wants to accept responsibility for the potentially damaging facts. However, it is always possible to create something new, it is always possible to produce something, even if it is not exactly what you originally had in mind. Adapt, think, redefine .. and make it happen! “To be an entrepreneur is to make dreams come true, even if there are risks. It is facing the problems, even without having strength. It is walking through unfamiliar places, even without a compass. It is taking actions that no one has taken. It is to be aware that whoever wins without obstacles triumphs without glory. It's not expecting an inheritance, but building a story ... How many projects have you left behind? How many times have your fears blocked your dreams? Being an entrepreneur is not waiting for happiness to happen, but winning it. ”(Augusto Cury)
In fact, we must know that in the face of all the obstacles in life we ​​cannot give up dreaming and fighting for our goals. As someone has said, "who dreams makes the world grow." Dreams are fuel to keep us standing. Those who dream live longer. The motto is to dream and never give up. We must all be eternal dreamers and dream and conquer everything we ever dreamed. Never give up on your dreams. Never give up on yourself, don't fight for easy things, fight for the hard ones, no matter how hard it is, don't give up on them, because if you succeed or not, in the end you can say "I fought", and that will make you a winner. . Do not give up because of the arduous walk, nor because it is complicated, remember that the things considered most impossible for humanity, were acquired by the simple fact of persevering, not giving up and fighting. "Imagination is more important than science, because science is limited, while imagination spans the whole world." (Albert Einstein)

“Nunca desista dos seus sonhos!” (Augusto Cury)


“Nunca desista dos seus sonhos!” (Augusto Cury)

“Quando não se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem. (Eça de Queirós)

Todos nós temos a tendência em responsabilizar “o mundo que nos rodeia” por aquilo que consideramos ser os nossos fracassos. Sem darmos por isso estamos a  tornarmo-nos vítimas do nosso destino.  Será mais ou menos isto em que a culpa nunca encontra quem a queira, ou seja, quem a assuma, que nunca se encontra nem ninguém aceita ser o culpado (ou seja, a culpa nunca se “casa”, ninguém quer “casar” com ela, morre solteira). No geral, pensamos que a  culpa mora lá fora, a culpa é dos outros, do tempo, dos impostos, das circunstâncias, da falta de sorte etc... a culpa é de todos, menos de nós próprios. Se pensarmos  o destino do ser humano, é continuar a sonhar pois será o seu grande desafio. Como disse Cora Coralina : “A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que eles são impossíveis.”
Torna-se claro que em certos momentos da nossa vida  todos nós temos de lidar com circunstâncias externas a nós próprios. Quando temos um projecto, quando queremos alcançar algo com que sonhamos, estamos sempre dependentes de muitos factores que não conseguimos controlar. É claro que culpar todas essas circunstâncias nos faz sentir melhor connosco próprios, julgamos que até nos ajuda a justificar-nos. No entanto, a “vítima das circunstâncias” está a render-se, está a dizer que não vai fazer nada. Mas em vez de ser a vítima pode escolher SER a causa, SER as circunstâncias, porque assim pode fazer algo para MUDAR a situação. Quando dizemos que a culpa morre solteira, queremos significar que nem se encontram os responsáveis nem ninguém quer aceitar a responsabilidade pelos factos eventualmente danosos. No entanto, é sempre possível criar algo novo, é sempre possível produzir algo, mesmo que não seja exactamente aquilo que tinha em mente inicialmente. Adapte-se, pense, redefina-se.. e faça acontecer! “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projectos  deixou para trás? Quantas vezes os seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” (Augusto Cury)
Na realidade, temos que saber que diante de todos os obstáculos da vida não podemos desistir de sonhar e  lutar pelos nossos objectivos. Como já alguém disse “quem sonha faz o mundo crescer”. Os sonhos são combustível para nos manter de pé. Quem sonha vive mais. O lema é sonhar e nunca desistir. Todos nós devemos ser  uns eternas(os)  sonhadoras(os) e irmos sonhando e conquistando tudo que um dia sonhamos. Nunca desista de seus sonhos. Nunca desista de si própria, não lute por coisas fáceis, lute pelas difíceis, por mais que seja difícil não desista delas, pois tendo sucesso ou não tendo sucesso, no final poderá dizer “eu lutei”, e isso já fará de ti um vencedor. Não desista por causa da caminhada árdua, e nem por que é complicado, lembre-se que as coisas consideradas mais impossíveis para a humanidade, foram adquiridas pelo simples facto de se perseverar, não desistir e lutar. “A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”. (Albert Einstein)

sexta-feira, setembro 06, 2019

“O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”(Fernando Pessoa)


“O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”(Fernando Pessoa)



                                                   
“Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.”(Fernando Pessoa)

Às vezes acordo com saudades de sítios onde nunca estive......e dou comigo a pensar, se será só a mim que isto acontece? Há aquele pensamento de que a vida vivida deve ser sentida e reconhecida, abraçada e entrelaçada, partilhada e saudada. Talvez por isso, sinto saudades de subir o rio Douro de barco e regressar de comboio, de fazer a ligação da estrada N2, em Portugal, de passear na grande muralha na China, por onde nunca andei, de ver as pirâmides de Gizé, que nunca vi,  de andar nas ruas de Praga onde nunca estive ou visitar a Capadócia, que é uma região histórica, na Turquia onde nunca fui ………, coisas que só fiz em sonhos.... já dizia Augusto Cury que, “sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventura, uma existência sem sentido.”   Sonhamos com locais, onde nunca estivemos, mas que nos fazem sentir saudades! Sentimos saudades de locais, onde nunca estivemos, mas parece que já lá morámos! Tenho saudades de cada passo que dou em ruas onde nunca pus os meus pés, de cada pôr-do-sol em locais onde nunca estive, de cada pinga de chuva, de cada café, de cada mergulho, de cada pessoa desconhecida que vi uma vez na minha vida e apenas de passagem, de cada copo de vinho, de cada cheiro novo …."Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces."(Dalai Lama)
Eu sou também os sítios que não conheço. Hoje, neste preciso momento, eu já sou todos os sítios onde nunca estive. Afinal é para lá que eu estou a caminhar e é nesse sentido que eu estou a levar a minha vida. Se tudo se vai concretizar? Isso logo se vê. Sou um ponto minúsculo deitado num banco de jardim, mas ainda assim grande o suficiente para ter o mundo em mim. Estou exactamente onde quero estar. Hoje, é aqui onde eu quero estar. Mas, como disse Fernando Pessoa: “Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo continue.” A vida é mesmo surpreendente, pois quando se imagina que nada mais poderia nos surpreender, somos surpreendidos. Seria tão bom se pudéssemos prever o futuro. Mas como saber do futuro se todos vivemos no passado? Para sonhar basta dormir, mas para se viver o sonho é preciso estar acordado, mesmo a minha própria imagem reflectida no espelho é uma visão do passado, pois temos que considerar o tempo que a luz leva para reflecti-la, bem como a fracção de segundo que meu cérebro leva para interpretá-la. “Já tive noites mal dormidas, perdi pessoas muito queridas, cumpri coisas não-prometidas. Muitas vezes eu desisti sem mesmo tentar, pensei em fugir, para não enfrentar, sorri para não chorar. Eu sinto pelas coisas que não mudei, amizades que não cultivei, aqueles que eu julguei, coisas que eu falei. Tenho saudade de pessoas que fui conhecendo, lembranças que fui esquecendo, amigos que acabei perdendo. Mas continuo vivendo e aprendendo. "(Martha Medeiros)