quarta-feira, novembro 27, 2019

“Vivemos uma vida, sonhamos com outra, mas a verdadeira é a que sonhamos”( Jean Guéhenno)


“Vivemos uma vida, sonhamos com outra, mas a verdadeira é a que sonhamos”( Jean Guéhenno)

“Não há nenhum psiquiatra no mundo como um cão lambendo seu rosto.” (Bern Williams)

 Há quem diga, ou até aconselhe que,  por  vezes, precisamos de partir de um sítio, de uma relação, de um trabalho ou dum espaço. Precisamos de abraçar a angústia do incerto, do como vai ser depois da partida,  precisamos de questionar porque estamos a sofrer, porque nos sentimos exaustos, porque permitimos que nos tratem mal, porque nos sentimos com menos valor porque permanecemos onde não há amor. Na solidão da escuridão, quase consegui sentir a finitude da vida e sua preciosidade. Não damos valor, mas ela é frágil, precária, incerta, capaz de terminar a qualquer momento, sem aviso. (John Grogan)
Na realidade somente os animais nos amam independente de como somos fisicamente, da nossa classe social, da nossa fama, profissão, do local onde moramos e de tantas outras coisas às quais os seres humanos se apegam. Nada disso importa para eles. Tudo o que querem é se sentir amados da mesma forma que eles amam: incondicionalmente. Mesmo sem falarem comunicam com o olhar, com os gestos e com o rabo que não para de abanar. “Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós.” (Manuel Alegre)
O meu cão não fala, mas com seu olhar comunica melhor do que qualquer outro ser na Terra. Ao seu lado eu respiro amor, paz e liberdade. O meu cão é a minha vida. Diz o ditado “O cão é o melhor amigo do homem”. Sim, é verdade! Um amigo que não fala, mas sabe expressar o seu amor. Um amigo que não te julga e nem te critica, um amigo que não olha se és rico ou pobre, se moras numa mansão ou nas ruas; para eles se tiverem comida e água é o bastante... um amigo leal... um amigo que dá amor e carinho, e precisa de amor e carinho também. Ame o seu amigo, entenda o seu amigo, seja amigo do seu melhor amigo.” De todos os animais da criação, o homem é o único que bebe sem ter sede, come sem ter fome e fala sem ter nada que dizer. (John Steinbeck)
É por isso, que por vezes precisamos mesmo de olhar bem fundo para dentro de nós para perceber porque continuamos em lugares escuros, frios e sem vida onde não conseguimos prosperar e respirar, precisamos mesmo de parar de acusar e assumir a responsabilidade de nos sentirmos em partes. Nenhum trabalho, relação, sítio ou espaço é mais importante que o nosso respeito, dignidade, verdade, congruência e amor. A maioria das pessoas passa pela vida a tentar escapar a acontecimentos inesperados. Na caminhada da vida...Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é feita assim.. A vida gosta de mistérios…Mas não podemos pensar que são as nossas circunstâncias que definem a pessoa que nós somos, pois aquilo que somos, somos nós mesmos independentemente das circunstâncias actuais que são sempre passageiras. Acredita que tu és capaz de realizar tudo. Porque o “ser capaz” define-nos como humanos. Não te deixes enganar pelas circunstâncias, que te podem querer provar o contrário. Acredita que podes aprender tudo aquilo que quiseres e te fizer falta. Porque a capacidade de aprender define-nos como humanos. Acredita que tens tudo o que precisas independentemente do que te possam estar a mostrar neste momento as tuas circunstância, se agires de acordo com a tua natureza poderosa e assumires o poder que tens… A vida segue seus próprios percursos, suas próprias regras e suas próprias razões. Cabe a nós a sabedoria da aceitação e da apreciação da viagem. “Muitas pessoas passam a vida a reclamar sobre seus problemas. Eu sempre acreditei que se  levassem um décimo da energia que colocam para reclamar e aplicassem para resolver os problemas, ficariam surpresos com o quão bem as coisas podem funcionar. "( Randy Pausch)

sexta-feira, novembro 22, 2019

“Mesmo eu, o que sonha tanto, tenho intervalos em que o sonho me foge.“ (Fernando Pessoa)


“Mesmo eu, o que sonha tanto, tenho intervalos em que o sonho me foge.“ (Fernando Pessoa) 

 "A melhor forma que vi até hoje de vencer o medo é agradecer-lhe."

Temos de encarar de frente a nossa realidade, os seus desafios, mas também os seus medos, e a melhor forma que vi até hoje de vencer o medo, incluindo o medo de perder algo que tenhamos, é tomar consciência desse medo, agradecer: “Obrigado, estás a cumprir o teu papel” - respira fundo - “Agora podes ir. Obrigado, chamaste-me a atenção, já fizeste o que tinhas a fazer. Agora vai-te embora que eu tenho de focar-me naquilo que tenho que fazer”. E é assim que eu tenho superado os meus medos, e o medo de perder tem sido realmente um deles. Não há circunstâncias que te impeçam de ter, fazer e ser tudo aquilo que desejes. “É melhor tentar e falhar, que preocupar-se a ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentir-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.” (Martin Luther King)
 A vida está cheia de surpresas e de momentos inesquecíveis, por isso quando conseguir alcançar seus sonhos, não esqueça de olhar a seu redor para dizer obrigada a todos aqueles que de alguma maneira te deram a mão para que pudesse chegar onde está. E a vida é feita de tentativas... de acertos e de erros, de esperanças com surpresas e decepções, de alegrias e tristezas, algumas vezes de sofrimentos que não valem a pena, mas que o coração insiste em esperar e sofrer... mas o que realmente importa é não desistir de viver, de buscar a felicidade em cada momento, em cada segundo que vivemos, é saber que a felicidade não está no outro e sim dentro de nós mesmos, e que por mais que se decepcione e sofra a vida continua com muitas magias acontecendo em diversos outros lugares e que basta se libertar e se entregar pra poder enxergar a beleza de tudo o que está a nossa volta e poder viver intensamente o melhor que a vida tem a oferecer! “Se tens uma boa oportunidade e não sabes como a irás realizar, diz sim. Irás aprender tudo o que for necessário pelo caminho.” (Richard Branson)
Uma boa parte das pessoas tenta recolher toda a informação sobre um determinado assunto antes de tomar decisões sobre esse assunto. Fica ali, pensando, avaliando, pensando de novo, tentando entender tudo o que poderá acontecer, planear para todas as circunstâncias antes de dar o primeiro passo. Se é o teu caso, fazes bem, mas coloca limites. Esta é a realidade: Nunca terás todas as informações. Nunca poderás prever todas as variáveis nem circunstâncias. Nunca poderás evitar todos os riscos nem conhecer todos os detalhes de todas as pessoas, serviços, produtos, acontecimentos. Por isso, chega um dia em que terás de decidir alguma coisa sabendo que estás a correr alguns riscos.“ Já atingi uma certa idade e, além disso, um estado em que, antes de me deitar, devia lavar muito bem os pés, no caso de uma ambulância ter de me levar durante a Noite.”( Olga Tokarczuk)
Por isso, independentemente da quantidade de coisas que possas ter, ou do que tu tenhas e que possas ter medo de perder: Não há que ter medo, há que arriscar, há que fazer-se à vida, há que fazer algo que nos mete medo todos os dias, há que evoluir, há que tomar conta do medo: olhar para ele nos olhos, enfrentá-lo. Dizer: “Obrigado, medo, e agora vai à tua vida que eu tenho de fazer aquilo que tenho de fazer”. “Apesar dos nossos defeitos, precisamos de ver que somos pérolas únicas no teatro da vida e compreender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que  existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. “(Augusto Cury)

terça-feira, novembro 12, 2019

Without priorities, dreams do not come true. ”(Augusto Cury)

Without priorities, dreams do not come true. ”(Augusto Cury)

"We only realize the value of water after the source dries" - Popular saying

I have already come to the conclusion that the whole of our "self" deserves to be recognized and this recognition must first come from within ourselves. “Life gives nothing without retribution and about every thing granted by fate, there is a secret price, which sooner or later must be paid.” (Stefan Zweig)
   There are people who expect the circumstances to be all perfect to start doing something, but we have to know that the circumstances will never be perfect. The path unfolds as you go along: the later we begin to make our way, the later we begin to discover things that we have to discover sooner or later. Later comes time, resources, money, people, later we will attract what we have to attract. Life is full of imperfections and people are not perfect. And I know I am not either. However, what I have learned over the years is that knowing how to accept others' failures, highlighting differences between them, is one of the most important keys to creating healthy and lasting relationships. As José Saramago said: “We go around and around, but in reality there are only two things: either you choose life or you move away from it.”
In fact what defines us and sets us apart from others is the way we rise after a fall, the time we need to breathe again, the resilience and resilience we prove to have and even hurt to choose to move on. This requires more than optimism and believing that it is possible, above all it takes courage and self-love. As Winston Churchill put it: "Courage is what we need to get up and talk, and it is also what we need to sit and listen."
So there is not much to think about. You have to think long enough to know which direction you want to go, and then make the decision and take immediate action. You can decide yes, or you can decide no, but it will always be your decision. “I made the decision to pretend that all the things that had entered my mind until then were no more true than the illusions of my dreams. (René Descartes)
 That is why we must always bear in mind that what defines and distinguishes others is how they support us, how they hold us, and how they help us fall, or, on the contrary, how they point our finger, how they repeat “I I warned you ”or how they try to push us lower when we try to get up. This requires more than friendship, empathy, generous kindness, and knowing that one day needs us, and another day we need others. Everyone misses, everyone falls, no one is immune to life's turns. “We are what we do. What is not done does not exist. Therefore, we only exist when we do. On days we don't do, we just last. ”(Father António Vieira)

“Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.“ ( Augusto Cury)


“Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.“ ( Augusto Cury)  

"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca"- Provérbio popular
 
Já cheguei a uma conclusão que todo o “nosso eu” merece ser reconhecido e esse reconhecimento, tem de partir em primeiro lugar de dentro de nós próprios. “A vida não dá coisa alguma sem retribuição e sobre cada coisa concedida pelo destino, há secretamente um preço, que cedo ou tarde deverá ser pago.”(Stefan Zweig)
   Há pessoas que esperam que as circunstâncias estejam todas perfeitas para começarem a fazer alguma coisa, mas nós temos de saber que as circunstâncias nunca irão estar perfeitas. O caminho vai-se revelando à medida que se vai fazendo: quanto mais tarde começamos a fazer o nosso caminho mais tarde começamos a descobrir as coisas que tarde ou cedo temos de descobrir. Mais tarde vem o tempo, os recursos, o dinheiro, as pessoas, mais tarde vamos atrair o que temos de atrair. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu sei que também não sou. No entanto, o que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, relevando as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Como disse José Saramago:Damos voltas e voltas, mas, na realidade, só há duas coisas: ou escolhes a vida ou afastas-te dela.
Na verdade aquilo que nos define e nos distingue dos outros, é a forma como nos erguemos após uma queda, o tempo que precisamos para voltar a respirar, a elasticidade e a resiliência que provamos ter e, mesmo a doer, escolher seguir em frente. Para isto é preciso mais do que optimismo e acreditar que é possível, será acima de tudo preciso ter muita coragem e muito amor próprio. Como afirmou Winston Churchill: ”Coragem é aquilo de que a gente precisa para se levantar e falar, e é também aquilo de que precisamos para sentar e ouvir.”
Portanto, não há que pensar muito. Há que pensar o suficiente para saberes em que direcção queres ir e em seguida tomar a decisão e entrar em acção imediata. Tu podes decidir que sim, ou podes decidir que não, mas será sempre a tua decisão.Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.(René Descartes )
 É por isso que devemos ter sempre presente que aquilo que define e distingue os outros, é a forma como nos apoiam, como nos dão a mão e como nos ajudam na queda ou, pelo contrário, como nos apontam o dedo, como repetem “eu bem te avisei” ou como nos tentam empurrar mais para baixo quando nos tentamos levantar. Para isto é preciso mais do que uma amizade, é preciso sentir empatia, é preciso ser generoso, bondoso e saber que um dia é o outro que precisa de nós, e outro dia seremos nós a precisar dos outros. Todos erram, todos caem, ninguém é imune às voltas da vida. Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos quando fazemos. Nos dias que não fazemos, apenas duramos.” (padre António Vieira)

quinta-feira, novembro 07, 2019

“O verdadeiro sonhador é aquele que sonha o impossível.“(Elsa Triolet)


“O verdadeiro sonhador é aquele que sonha o impossível.“(Elsa Triolet) 
  
“Ficar louco de vez em quando é necessidade básica para permanecer são.”(Osho)

Como dizia Osho viver constantemente preso numa rotina de trabalhos, no seu dia a dia e responsabilidades, é pedir para que mais tarde o mais cedo, nos venhamos a sentir que estamos a “ enlouquecer”. É por isso, que para não perder o ânimo e ter mais força para seguir em frente, precisamos, de vez em quando, de sentir que  "perdemos a cabeça". Mas o que é que Osho quis dizer com isto? Significa apenas e só seguir o coração em vez do cérebro, seguir o prazer no lugar da razão. Basicamente, “ficar louco” é mergulhar de cabeça naquilo que te faz feliz, sem pensar muito nas consequências. Ser íntegro, integral, “inteiro”, significa que abraças tudo o que tu és, forças e fraquezas, pois tanto umas como outras contribuem, a seu modo, para conquistares o teu lugar único no mundo. Assume umas e outras com alegria. Não caias na cantiga de que tens de provar ser melhor que alguém ou de teres de provar o teu valor. “Uma vez que abandonemos as expectativas, aprendemos a viver.”(Osho)
Precisamos ter orgulho das nossas particularidades e não passar a vida apenas tentando copiar o que é alheio. Ama o facto de seres genuíno, pois esta é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter. “Nunca existiu uma pessoa como tu antes, não existe ninguém neste mundo como tu  agora e nem nunca existirá. Vê só o respeito que a vida tem por ti. Tu és uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente única.”(Osho)
Acontece que por vezes, somos gratos e insatisfeito ao mesmo tempo, pode parecer um paradoxo mas penso que é um dos segredos para realizar grandes coisas, tanto mais que gratidão é a maior medida do carácter de uma pessoa. Há pessoas que pensam que serão felizes quando tiverem tudo aquilo que querem…não é verdade. Penso que somos felizes na superação, e no processo de superação: Ter um pouco menos do que aquilo que gostaríamos de ter, procurar sempre atingir mais e melhores resultados, chegar a cada vez mais pessoas, viver com alguma  insatisfação,tudo isto faz parte da felicidade. “Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas ensinaram-me  a tolerância, a simpatia, o auto-controle, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria ou perceberia todas essas sensações.”(Napoleon Hill)
Alguém disse que a gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã e há aquele momento em que sabemos que  existem sempre pessoas numa situação pior do que aquela em que nos encontramos . Por isso, vive com energia elevada, vive em superação pessoal constante, e tenta sempre atingir uma melhoria constante. Não deixa no entanto, ser interessante pensar que “viver feliz” é igual a “viver insatisfeito”. Eu até acho que isso é verdade: Viver na luta por uma causa ou um objectivo. Acredite na vida. Lute com garra e determinação pelos seus objectivos. Tenha consciência de seus obstáculos, pois esse é o processo, que é o jogo da vida, faz parte da felicidade. E eu penso que a vida é isso. A vida feliz é apreciar o processo de viver: dar o nosso melhor, apreciar as coisas pequenas e as coisas grandes do dia-a-dia, apreciar as pessoas que estão à nossa volta, viver em amor, viver o que tem de ser vivido. “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”(Epicuro)

sexta-feira, novembro 01, 2019

Um sonho é um escrito, e muitos escritos não são mais do que sonhos.“ ( Umberto Eco)

Um sonho é um escrito, e muitos escritos não são mais do que sonhos.“ ( Umberto Eco)

“Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar... Apesar de todas as consequências.”(Osho)

Todos nós devíamos saber que uma das primeiras virtudes de viver em sociedade é saber tolerar aos outros aquilo que devemos proibir a nós mesmos. Por mais cuidadosos e perfeccionistas que sejamos, por mais conhecedores dos caminhos, sabedores do nosso íntimo e das nossas prioridades, a vida acontece mesmo em cada passo que damos, é no presente, é no seu tempo e é no seu ritmo. Alguém disse que "a velhice é aquele período da vida no qual um número cada vez maior de coisas acontece pela última vez e um número cada vez menor" acontece pela primeira vez.” Encontramos por vezes pessoas que ainda não perceberam que quanto maior é a altura do seu sonho, maior é a queda no abismo da sua  realidade. Há pessoas que ainda não perceberam que  saber sonhar, saber ouvir, saber amar e saber esperar são grandes virtudes. Aceitar que a vida corre num tempo certo, que cada coisa tem um tempo para acontecer, não é esquecer o presente , mas sim acreditar e ter fé no futuro. A força da natureza não pára para olhar as páginas cheias das nossas agendas e as datas importantes dos nossos calendários.  Como disse Marcel Proust :“Mais vale sonharmos a nossa vida do que vivê-la, embora vivê-la seja também sonhar.”  Pois como todos sabemos não em nada mais frustrante do que criar expectativas sobre algo e depois não vermos acontecer o que esperávamos. Todas as pessoas já passaram por isso pelo menos uma vez na vida, e é justamente por isso que aprendemos a não contar muito com aquilo que (ainda) não é a realidade, mas acreditamos e esperamos que venha ser. Como disse  Augusto Cury: “Sonhos não são desejos, desejos são intenções superficiais, enquanto sonhos são projectos de vida.“ 
Já repararam que os castelos, como fortalezas têm sempre muitas entradas e saídas, e algumas delas até secretas? Isto acontece porque é sempre do exterior que vem a comida, as notícias, o conhecimento, o progresso. Se construíres um castelo ou uma fortaleza somente com muros, as oportunidades irão rodear as tuas muralhas e nem sequer têm oportunidade de bater porque simplesmente não existem as portas.
É preciso que a gente perceba que podemos ser o nosso próprio amparo, o nosso próprio lar, o nosso próprio amor, o nosso próprio bem-estar. Que a gente possa perceber que podemos “despoluir” tantas coisas tortas que, que ao longo da nossa vida  nos foram ensinadas.  Que a gente possa encontrar referências de como ser, de como seguir, referências de homens e mulheres de verdade, de pessoas de verdade... essas pessoas que questionaram, que saíram das zonas de conforto, dos ciclos viciosos em que, por vezes, a vida nos leva. Não vais ficar sitiado pelo teu próprio medo e vais morrer pela fome e pelas doenças. Rasga portas na tua muralha, brechas na tua armadura, dá um salto para acreditar que é possível e ter fé que isso pode acontecer, pois sempre que te isolares é como morrer um pouco! Por isso constrói algumas paredes, mas não te esqueças de deixar pelo menos uma porta em cada uma, não vá a oportunidade da tua vida querer bater e não ter onde. Precisas de paredes para te proteger, mas precisas de portas para sobreviver. A verdade é que mo meu entender tudo o que conseguimos imaginar podemos realizar. Creio que o que está na nossa mente pode estar na realidade se tivermos a determinação de reunir os recursos e os aliados que fizerem falta e fizermos a acção necessária durante o tempo que for preciso.“Esquece essa história de querer entender tudo. Em vez disso, vive, em diz disso, diverte-te! Não analises, celebra!(Osho)