WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
sexta-feira, outubro 04, 2024
“Aproveita todas as oportunidades da tua vida, pois, quando elas passam, demoram muito tempo para voltar.”(Paulo Coelho)
“Aproveita todas as oportunidades da tua vida, pois, quando elas passam, demoram muito tempo para voltar.”(Paulo Coelho)
Há coisas que nós temos como um sonho. Umas realizam-se e outras não. Mas quando acontece sermos desafiados ainda melhor, dá-nos outro entusiasmo, e um empurrão de alguém nunca fez mal a ninguém, como quem diz: "um dia não são dias!" ou "a vida é curta", ou mesmo, "aproveita!" A frase completa, tal como foi usada por Horácio, é a seguinte: “Carpe diem, quam minimum credula postero “ … (“Aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”
A ideia que nos transmitem ao longo da nossa vida, é que a vida é uma sucessão de inibições, feita de sofrimentos e de resignações, e que é preciso aproveitar as poucas oportunidades de distracção, de prazer e alegria, que vêm ter connosco. Mas como diz o povo no seu conselho mais avisado será: -Eh pá! Não guardes para amanhã o que consegues fazer hoje. A vida são dois dias - ontem e hoje - e, o amanhã é só uma promessa. Como escreveu o Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”
Nestes tempos, talvez como noutros tempos, dizem-nos que não estamos a viver, que não se pode chamar vida à nossa mera existência, talvez por isso surja a cada momento, na nossa mente e como outrora, ou talvez hoje ainda, o “vive um bocadinho”, esmiuçando a incitação, até dá a ideia de que só merecemos viver bem um bocadinho de nada, para não ficarmos com ideias, para não nos desabituarmos de dar no duro. Na verdade, deve ser dito quase constantemente, sempre que alguém hesita em dar uma dentada “no bolo da boa vida”. A versão moderna acrescenta um "porque tu mereces", mas a ideia subjacente é sempre a mesma: “fartaste-te de trabalhar, já era altura de tirares um minutinho para espairecer.” Como disse Martin Luther King Jr: “Se não pode voar, então corra; se não pode correr, então ande; se não pode andar, então rasteje; mas faça o que fizer, tem que continuar seguindo em frente.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário