segunda-feira, janeiro 28, 2019

“O Universo é o Sonho de um Sonhador Infinito” (Fernando Pessoa)



   “O Universo é o Sonho de um Sonhador Infinito
     (Fernando Pessoa) 
“Enquanto acreditarmos nos nossos sonhos, nada será por acaso.”
(Henfil)
Diz-se que sonhar é uma das coisas mais bonitas do mundo, mas realizar os sonhos é melhor ainda! Não devemos nem podemos viver apenas no mundo das nuvens, desperdiçando parte da nossa vida... se sonhos são a base de tudo, mas cabe também, a cada um de nós correr atrás e realizá-los, caso contrário podemos não ter uma nova oportunidade.   Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, quer esteja a dormir ou acordado.”(William Shakespeare)
A gente chega até mesmo onde nossos maiores sonhos não chegaram, diz-se que é só uma questão de acreditar ou não. A vida é um constante recomeço. Não se dê por derrotado e siga adiante. Como alguém já disse “as pedras que hoje atrapalham a sua caminhada amanhã enfeitarão a sua estrada.” Ou no dizer de José Saramago: “Damos voltas e voltas, mas, na realidade, só há duas coisas: ou escolhes a vida ou afastas-te dela”. 
Sendo certo que para entrar na dinâmica da vida é preciso, primeiramente, acreditar que vale a pena viver e esta convicção ajudar-nos-á a criar esse facto – de que vale a pena viver a vida. A vida pode ser dura, exigente e, por vezes, “parece-nos” um fardo pesado demais… Porém, se temos essa convicção dentro de nós, podemos transformar cada dor, cada fracasso e cada passagem do dia a dia, numa “abertura” para outros momentos mais alegres, felizes e que nos dá a vontade de viver.
Já Sigmund Freud disse que “somos feitos de carne, mas temos de viver como se fossemos de ferro”. Isto não significa renunciar à nossa origem (humana), mas que precisamos de uma força transcendente, de um desejo intenso e profundo que nos faz ir além de nossos limites.
Como na generalidade acontece a todas as famílias, o nosso “sonho de plano de vida em família” foi abruptamente interrompido. Nunca vamos aceitar compreender o que nos aconteceu – no entanto sabemos e temos plena consciência que é o ciclo da vida! Na realidade a forma traumática de modo permanente afecta-nos e muda-nos completamente na forma de viver e de “olhar” para a vida. Esta situação tem algo de assustador, pois assim de repente não vimos que “exista” algo como superar esta situação que nos confronta a cada momento e nos “incita” a  aprender a aceitar a nossa perda, mas a realidade é de facto muito maior: uma ruptura importante na nossa vida, deixa uma nova e diferente pessoa. Não há "volta para o antes". Agora somos diferentes, ponto final. "Vai tudo ficar bem.", "Eu não consigo lutar contra isto, é melhor preparar-me." A vida é única, os momentos são únicos. Perde-los significa uma oportunidade que jamais será recuperada pois o tempo não anda para trás. Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo ou santos ou sábios. Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como factos da vida”.(Buda)

Sem comentários: