sábado, janeiro 09, 2021

“Tudo piora muito antes de melhorar."

 “Tudo piora muito antes de melhorar."

 Alfred Pennyworth (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

 Esta é uma frase popularizada e que de facto é uma verdade, como exemplo costumamos dar aquela situação de quando se começa a fazer exercício físico, nos primeiros tempos doem todos os músculos, mas depois sentimo-nos revigorados e muito melhor. Isto tudo a propósito das repercussões nos números da pandemia da covid-19 nas próximas semanas, segundo os cientistas motivado em geral, pelos festejos do natal e do fim do ano, o que nos leva que a nossa imaginação sinta algum conforto na referida frase, “ a situação vai piorar antes de melhorar”. O ser humano, por natureza, prefere o passado ao futuro ou vice-versa, sempre à custa do presente. Tanto a ideia que as coisas vão melhorar (não podem piorar mais) como a ideia que não vão piorar (é triste ficar na mesma).” (Miguel Esteves Cardoso

A questão é que mais uma vez as pessoas não quiseram seguir e cumprir as regras determinadas pelos cientistas e instituições de saúde pública. Porquê? Diante da crise gerada pela Covid-19 ficou claro para vários sectores da sociedade, e para muitas pessoas, a nível individual, que apenas a ciência era capaz de encontrar uma solução. “O aparecimento das vacinas foi e é uma esperança, mas  enquanto isso, estamos na luta contra o vírus – a pandemia não acabou, qualquer coisa que fizermos ao não cumprir as regras de saúde, estamos a adiar o final desta pandemia- Estamos numa luta pelas nossas vidas!”(OMS-organização Mundial de Saúde)

 Para nós é bastante claro que entrámos neste novo ano de 2021, com o referido lema de que “isto antes de melhorar, ainda vai piorar” e, talvez seja por isso, que temos de saber adaptarmo-nos, nesta fase muito melindrosa que voltamos a passar com as preocupações diárias centradas na nossa sobrevivência. Esta é a realidade não só no nosso País, mas em todo o Mundo, e no qual  "grupos políticos e ideológicos" têm procurado e usado as redes sociais desde o começo da pandemia para difundir teorias da conspiração sobre a doença e sobre tratamentos, omitindo que este é um vírus que mata, e que não precisamos de teorias da conspiração e que reforçam a ideia de que isto que estamos  a viver não é uma situação real! As estatísticas pouco nos devem importar quando lutamos por cada doente como o ser único que ele é. E uma sociedade que não se une para salvar uma vida não é uma sociedade solidária, é uma sociedade egoísta e individualista.” A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”(Franz Kafka)

Chegou o momento de tomarmos a opção que mundo queremos? De respeito ou de ódio? Nestes tempos que comportam um imenso desafio, que até nos parece que não vamos aguentar, mas a verdade é que a humanidade já venceu desafios muito piores. A nossa historia humana está cheia de tragedias e hoje vivemos mais uma  que acaba por ser potenciada pela ignorância de alguns. Hoje a questão parece-nos mais simplista onde a regra de “evitar as aglomerações” não foi suficiente. Temos também que evitar os contactos embora saibamos que seja de facto muito difícil manter o isolamento. “Plante o seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E aprenda que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que temos valor diante da vida!“ ( William Shakespear)