terça-feira, agosto 11, 2020

Só os olhos que vêem para além do que se vê.”(Mário Dionísio- poeta português)

“Só os olhos que vêem para além do que se vê.”(Mário Dionísio- poeta português)

Não tenho a pretensão de pensar que “isto só me acontece a mim!” Quando vamos de carro ou na rua de óculos escuros e máscara, já tivemos de acenar muitas vezes a conhecidos para que nos  reconhecessem. Tempos novos, a nossa imagem mudou. E, claro, também já tirámos fotografias  de máscara prontos para o mundo, que pusemos no Instagram.! Hoje conhecemos a nossa imagem e devolvemo-la ao outro, aos outros. À espera dos ecos. Há quem diga que nós somos donos do nosso próprio destino, cabe a nós decidirmos como queremos que ele seja escrito. Pois como disse Séneca:” Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”

Como diz o ditado popular os nossos olhos apenas vêem o que a mente está preparada para compreender, ou que teus olhos possam ver o que os meus te querem  mostrar? Sempre fui assim, não me lembro de pensar de outra maneira, de só conseguir lembrar-me dos bons momentos,......pois a vida é feita de momentos, aqueles momentos em que as palavras se tornam desnecessárias, porque acabam com a magia do silêncio. Como disse Nicolas de Chamfort.”De todos os que não tem nada a dizer,os mais agradáveis são os que fazem isso em silêncio.”

Por vezes, ou quase sempre precisamos de praticar e ter consciência dos pensamentos que vem à mente, para observar como nos estamos a sentir, e o que esses pensamentos nos estão a dizer, como eles vão influenciar o nosso dia, são momentos que temos que passar, uns bons e outros menos bons, mas todos contribuem para a nossa formação e aprender a viver a vida, sem nunca esquecer o mais importante: Nada nesta vida acontece por acaso, absolutamente nada. Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser. “É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momentos e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.”(Gabriel Garcia Marquez)