terça-feira, dezembro 03, 2019

“ Sonhe com a Lua, para poder pisar as montanhas.”(Augusto Cury)


“ Sonhe com a Lua, para poder pisar as montanhas.”(Augusto Cury)

“Um dia de cada vez, que é para não perder as boas surpresas da vida.”(Clarice Lispector)

Nunca permitas que alguém te diga que não consegues, porque sem sonhos a vida não pode brilhar. Nunca deixe que alguém te diga que não podes fazer algo, porque sem prioridades os sonhos não se tornam reais. Se tens um sonho luta por ele. Acredita em ti, porque se não acreditares ninguém acredita, mas se te disserem que algo é impossível, arrisca sempre e continua a acreditar em ti porque estás no caminho certo. “Os sonhos precisam de persistência e coragem para serem realizados. Nós os regamos com os nossos erros, fragilidades e dificuldades. Quando lutamos por eles, nem sempre as pessoas que nos rodeiam nos apoiam e nos compreendem. Às vezes somos obrigados a tomar atitudes solitárias, tendo como companheiros apenas nossos próprios sonhos”.(Augusto Cury)
Somos levados a acreditar que nada acontece por acaso, falem o que quiserem, apresentem os argumentos mais bonitos, poetizem o destino. Mas, a verdade é que não somos frutos de acaso algum. Tudo o que acontece nas nossas vidas tem um motivo, um tempo e uma aprendizagem. É por isso, que todos, embora nem todos o percebam, algumas vezes na vida  encontramos um ou uma amiga(o) especial. Alguém que muda a nossa vida simplesmente por estar nela. Alguém que nos faz rir até  não poder mais parar. Alguém que nos faz crer que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que há sempre uma porta destrancada só espera que vamos abri-la. Isto é uma amizade para sempre. “Quando estamos por  baixo e o mundo parece escuro e vazio, os seus amigos(as) para sempre põe-te para cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro.  É nos momentos difíceis que percebemos que os amigos são o que de mais importante temos na vida. “( Marilyn Monroe)
Que a gente conviva com outras pessoas, encontre muitas amigas(os), desenvolva espaços de abertura em que possamos falar sem regras, sem medos, sem culpas, sobre nossas dores, sobre nossos descaminhos. Que a gente encontre amparo nos outros corações humanos, colo daqueles que nos deixam ser quem a gente realmente é, sem ter que fingir, sem ter que esconder, sem ter que sentir vergonha das nossas ‘fraquezas’ e dúvidas. Costuma-se dizer que “Quem não tem nada a perder também não tem medo.  Quando uma pessoa pensa que não tem nada a perder, na realidade tem muito a perder também. Nós temos sempre muito mais do que aquilo que pensamos e o medo de perder está sempre presente.” “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” (Isaac Newton)
 Que a gente aprenda a não acreditar em tudo que nos dizem a respeito de nós mesmos. Que a gente saiba valorizar-se ao ponto de nenhuma palavra de outrem nos denegrir ou repercutir negativamente no nosso interior. Que saibamos do nosso valor, que diariamente renovemos esses votos como humanos que somos.  Que a gente saiba diferenciar elogios de chantagens emocionais (às vezes eles estão no mesmo saco), carinho de contactos, trocas de obrigações. AGIR sem ter todas as respostas. DECIDIR sem saber como as coisas vão acontecer exactamente. Podes não saber como as coisas vão terminar mas sabes como começar. Podes não saber exactamente aquilo que queres, para onde queres ir, mas sabes exactamente aquilo que não queres, se onde queres sair. Conserva os olhos fixos num ideal sublime, e luta sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida.“ Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas económicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida.”(Ayrton Senna) 
Sabe que existem sete emoções que são consideradas universais? Ou seja, independentemente do sítio onde nascemos, da forma como crescemos, da educação que recebemos, há sete emoções que irá sentir, pelo simples facto de ser humano: alegria, tristeza, medo, surpresa, aversão, raiva e desprezo. E depois existe tudo aquilo que cada um de nós tem como experiência de viver a vida, aquilo que cada um de nós faz com as experiências vividas. Por isso temos todos mentes diferentes. Porque as nossas experiências são diferentes, aquilo que fizemos com elas é diferente, as nossas crenças são diferentes. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos e emoções, por isso cabe a todos tomar a decisão de sermos sempre alegres e positivos. “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."(Buda