sexta-feira, novembro 01, 2019

Um sonho é um escrito, e muitos escritos não são mais do que sonhos.“ ( Umberto Eco)

Um sonho é um escrito, e muitos escritos não são mais do que sonhos.“ ( Umberto Eco)

“Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar... Apesar de todas as consequências.”(Osho)

Todos nós devíamos saber que uma das primeiras virtudes de viver em sociedade é saber tolerar aos outros aquilo que devemos proibir a nós mesmos. Por mais cuidadosos e perfeccionistas que sejamos, por mais conhecedores dos caminhos, sabedores do nosso íntimo e das nossas prioridades, a vida acontece mesmo em cada passo que damos, é no presente, é no seu tempo e é no seu ritmo. Alguém disse que "a velhice é aquele período da vida no qual um número cada vez maior de coisas acontece pela última vez e um número cada vez menor" acontece pela primeira vez.” Encontramos por vezes pessoas que ainda não perceberam que quanto maior é a altura do seu sonho, maior é a queda no abismo da sua  realidade. Há pessoas que ainda não perceberam que  saber sonhar, saber ouvir, saber amar e saber esperar são grandes virtudes. Aceitar que a vida corre num tempo certo, que cada coisa tem um tempo para acontecer, não é esquecer o presente , mas sim acreditar e ter fé no futuro. A força da natureza não pára para olhar as páginas cheias das nossas agendas e as datas importantes dos nossos calendários.  Como disse Marcel Proust :“Mais vale sonharmos a nossa vida do que vivê-la, embora vivê-la seja também sonhar.”  Pois como todos sabemos não em nada mais frustrante do que criar expectativas sobre algo e depois não vermos acontecer o que esperávamos. Todas as pessoas já passaram por isso pelo menos uma vez na vida, e é justamente por isso que aprendemos a não contar muito com aquilo que (ainda) não é a realidade, mas acreditamos e esperamos que venha ser. Como disse  Augusto Cury: “Sonhos não são desejos, desejos são intenções superficiais, enquanto sonhos são projectos de vida.“ 
Já repararam que os castelos, como fortalezas têm sempre muitas entradas e saídas, e algumas delas até secretas? Isto acontece porque é sempre do exterior que vem a comida, as notícias, o conhecimento, o progresso. Se construíres um castelo ou uma fortaleza somente com muros, as oportunidades irão rodear as tuas muralhas e nem sequer têm oportunidade de bater porque simplesmente não existem as portas.
É preciso que a gente perceba que podemos ser o nosso próprio amparo, o nosso próprio lar, o nosso próprio amor, o nosso próprio bem-estar. Que a gente possa perceber que podemos “despoluir” tantas coisas tortas que, que ao longo da nossa vida  nos foram ensinadas.  Que a gente possa encontrar referências de como ser, de como seguir, referências de homens e mulheres de verdade, de pessoas de verdade... essas pessoas que questionaram, que saíram das zonas de conforto, dos ciclos viciosos em que, por vezes, a vida nos leva. Não vais ficar sitiado pelo teu próprio medo e vais morrer pela fome e pelas doenças. Rasga portas na tua muralha, brechas na tua armadura, dá um salto para acreditar que é possível e ter fé que isso pode acontecer, pois sempre que te isolares é como morrer um pouco! Por isso constrói algumas paredes, mas não te esqueças de deixar pelo menos uma porta em cada uma, não vá a oportunidade da tua vida querer bater e não ter onde. Precisas de paredes para te proteger, mas precisas de portas para sobreviver. A verdade é que mo meu entender tudo o que conseguimos imaginar podemos realizar. Creio que o que está na nossa mente pode estar na realidade se tivermos a determinação de reunir os recursos e os aliados que fizerem falta e fizermos a acção necessária durante o tempo que for preciso.“Esquece essa história de querer entender tudo. Em vez disso, vive, em diz disso, diverte-te! Não analises, celebra!(Osho)