terça-feira, julho 14, 2020

“A persistência realiza o impossível.” (Provérbio Chinês)


A persistência realiza o impossível.” (Provérbio Chinês)
 
Todos nós passamos por momentos da nossa vida em que temos de ter sempre muita firmeza nas nossas  atitudes e persistência nos nossos ideais, mas temos, o que nem sempre acontece,  de ser pacientes. Não podemos querer que tudo nos chegue de imediato. Há tempo para todo propósito!  O que nós sabemos é que quanto mais fortes estivermos mais pedras vão colocar no nosso caminho, como disse Augusto Cury:”Sem sonhos, as pedras do caminho tornam-se montanhas, os pequenos problemas são insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções transformam-se em golpes fatais e os desafios em fonte de medo.”
Nestes tempos que não são os nossos em que vivemos neste lago de vidas paradas, com uma imensas reticências  que nos obrigam a viver , sem sabermos quando e como acaba, embora tendo a consciência plena de que somos  todos parte de um mesmo mundo e, quando um de nós fica melhor, todos melhoramos. Há um provérbio oriental que diz:”Quando se busca o cume da montanha, não se dá importância às pedras do caminho". Por tudo isto precisamos de perseguir os nossos mais belos sonhos. Desistir é uma palavra que tem de ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas. Voltaire disse que os sonhos e a esperança foram-nos dado como compensação às dificuldades da vida. Os sonhos são bússolas do coração, são projectos de vida. Os desejos não suportam o calor das dificuldades. Os sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós. “Teria passado a vida  atormentado e sozinho  se os sonhos me não viessem  mostrar qual é o caminho.”(Agostinho da Silva)
A realidade é que mesmos que quiséssemos no dia de hoje, já nenhum de nós seria capaz de reproduzir com exactidão o que sentimos e como vivemos os primeiros tempos da situação que nos foi imposta de “confinamento”. Há claramente um antes e um depois, embora seja ainda cedo para definir quais as tendências,  sentimos que o tempo veio demonstrar que este vírus veio pôr as nossas vidas de pernas para o ar e mexer com os nossos valores e  comportamentos e ao “tentarmos”,  aceitar o querer transformar esta actual situação na “nossa nova normalidade” é um completo disparate que não corresponde a uma realidade que queremos viver, onde a única coisa que ficou até hoje foi o medo, o que não nos parece muito saudável, pois para prevenir a dor daquilo que é imprevisível , não podemos também entrar na dor da resignação. Porque a vida é efémera e esta pandemia veio lembrar-nos disso mesmo. Como disse Augusto Cury : “Apesar dos nossos defeitos, precisamos de ver que somos pérolas únicas no teatro da vida e compreender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.”