segunda-feira, agosto 26, 2019

“Mas o que há para lá do sonhar?” (Vergílio Ferreira)


“Mas o que há para lá do sonhar?” (Vergílio Ferreira)

“Um sobrevivente é capaz de lutar para além das forças humanas(anónimo)

Cada um de nós trava diariamente uma batalha particular entre as grandiosas fantasias que tem para si e o que realmente acontece. Todos sabemos ou devíamos saber que isso é um  caminho da ilusão e, por isso, vamos tentando descobrir qual é a nossa realidade  ou quando conseguimos sair dessa batalha mental! Como disse  Friedrich Nietzsche“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.” Esta ideia do filósofo foi mostrar como somos capazes de aprender e ficar mais fortes emocionalmente a partir das nossas experiências de vida, incluindo (e principalmente) as mais difíceis e dolorosas. Lutar, persistir, insistir, correr atrás, por vezes do vento…., passar algumas noites sem dormir “direito”, mas nunca desistir de seus sonhos , acredite que é capaz, “olhe-se” a um espelho e diga e repita para si mesmo…”sou capaz”  , pois mais ninguém  pode “tornar” os seus sonhos reais! 
Não desistir é continuar uma caminhada sem abrir mão de lutar pelo que são os  objectivos da sua vida, é  impor-se e fazer o que for preciso para alcançar o mérito desejado, é não deixar de ser quem somos para agregar um valor ao nosso eu que não nos representa, é não permitir que o que dizem tenha influência para nos confundir no que diz respeito ao que tomamos como princípios, e como valores, daquilo que nos proporciona uma qualidade de vida confortável, é não deixar que a frieza humana  “apodere-se” do nosso calor alegre, dos nossos sentimentos, do nosso modo de viver a vida….. “É muito melhor lançar-se em busca de conquistas grandiosas, mesmo expondo-se ao fracasso, do que alinhar-se com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta, onde não conhecem nem vitória, nem derrota.” (Theodore Roosevelt)
Ao longo da nossa existência temos de aprender a lidar com os altos e baixos da vida (pelo menos é o esperado que seja isso que  façamos). A experiência de vida  é formada a partir da reflexão que fazemos das situações passadas. A partir daí, estaremos preparados para enfrentar episódios semelhantes no futuro. É continuar mesmo na dor, mesmo no medo, mesmo na incerteza, mesmo na frustração, mas ainda assim ter na nossa essência a certeza que de que as adversidades são transitórias e que lá mais para “ frente tudo pode ser diferente...”com alguma paciência e saber esperar. No entanto, por mais experientes  que sejamos ou nos tornemos, nunca estaremos cem por cento preparados para coisas inesperadas ou inéditas que nos vão aparecendo pela frente. Por esta razão, tenhamos a consciência de que nunca sabemos demais, nunca estamos totalmente prontos, sempre temos algo a ser aprendido.” A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”(Confúcio)
Não desistir é permitir-se ser feliz, conhecer novos horizontes, dar a oportunidade de viajar, conhecer novos lugares, mesmo que esses “lugares” sejam fictícios ou “povoem” os nossos sonhos, que sejam os frutos da nossa imaginação, mesmo que não venhamos sair do lugar fisicamente, deixemo-nos aflorar pelo que nos completa, pelo que nos preenche, pelo que nos envolve de maneira que haja um despertar para o conceito de que acreditar no futuro vale a pena, lutar vale a pena, seguir vale a pena….  mais que nos pareça obscuro, negro, sem saída, inviável, tarde demais, ou  incerto, inseguro...  “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. (Madre Teresa de Calcutá)

“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas.” (Carlos Drummond de Andrade)


“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas.” (Carlos Drummond de Andrade)

  “Nós vemos a palha nos olhos dos outros e não a viga no próprio.” (Fernando Pessoa)

 A gente tem todos os motivos, na nossa vida, para optar por algo que se nos apresenta e parece maravilhoso. Nós trocamos ideias e percebemos daí diversas vantagens. E, muitas vezes, são argumentos consistentes e que fazem total sentido, porém, não o sentido das nossas expectativas e como diz o povo “do nosso coração.”
Há uma frase atribuída a Francis Bacon que exprime claramente este pensamento. “Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar.” Julgamos que agimos de modo racional, de acordo com os padrões da sociedade, mas na realidade estamos a ”enganar-nos” e escolhemos aquilo que nos padrões da sociedade, pensamos poder ser melhor, mas que para nossa alma não o será. Então, a gente opta pelo emprego que paga mais, mas nos faz menos feliz. Pelos amigos que nos proporcionam mais, mas nos fazem menos bem. Vivemos na cidade que nos basta e não na dos nossos sonhos. Seguimos os valores impostos pela sociedade e não os nossos próprios e genuínos, entrando numa  vida de ilusão onde a gente finge que é feliz para os outros, mas, definitivamente, não nos sentimos como tal. “As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que se seja verdade, esquecendo-se que  a verdade surge mais facilmente do erro do que da confusão.”( Francis Bacon)
Devemos sempre ter a noção de que quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que se nos abre. Em geral, porém, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada, que não nos apercebemos de que outra se abriu. Não devemos ter qualquer receio de cometer erros durante a concretização dos nossos objectivos, pois os erros e aprendizagem fazem parte do processo de construção da nossa vida. Como disse Francis Bacon “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” 
Em grande parte da nossa vida mantemo-nos reféns ,de parte do que entendemos ser os  nossos erros e sem o  querermos não olhamos para os muitos  desafios que pairam sobre nossas cabeças. A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades. Já Fernando Pessoa dizia  que os seres humanos vivem girando em torno do nada. Não temos ideia de qual é o nosso propósito, muito menos de como vamos alcançá-lo. Iludimos os outros, que por sua vez estão nas mesmas condições que nós. Para o poeta, este é o jogo da vida. Por tudo isso, não devemos depreciar o que fazemos, por menores que os actos possam parecer. "Para realizar grandes coisas, não devemos apenas agir, mas também sonhar; não apenas planear, mas também acreditar”. (Anatole France.)
  O que mais parece insignificante no início pode-nos dar grandes conhecimentos e ensinamentos, assim como abrir portas. Os pequenos passos são os mais importantes: tanto os curtos quanto o longos, altos ou baixos; com eles estão aqueles que caminham nas trilhas que escolhemos. Fernando Pessoa abre uma óptima porta para que possamos ter uma nova perspectiva do mundo que nos rodeia. Porque cada vez que vemos algo por fora, cada vez que julgamos ou cada vez que criticamos aquilo que vemos, há uma parte de nós. Não podemos julgar alguém que critica, pois assim pareceremos o acusado. É como este provérbio: “Quando cria um objectivo, vá até ao fim!” E no dizer de Fernando Pessoa: “Descobri que a leitura é uma espécie de sonho escravizador, se devo sonhar porque não sonhar os meus próprios sonhos.”

“Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade.” (Clarice Lispector )


“Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade.” (Clarice Lispector )

“A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha, a velhice uma saudade” (DISRAELI).

Que cada um de nós, pessoas únicas, possamos encontrar algo que nos inspire, que nos faça sentir apaixonados pela vida. E aí sim, mergulhemos nisso de cabeça empenhando o melhor de cada um. Trabalhando duro e se apaixonando por aquilo que estamos fazendo. Há, somente é bom ter na memória que também não é bom ficar obcecado. Sentir-se motivado sem dúvidas é algo muito benéfico, mas não pode se tornar doentio. “Nós não podemos mudar as cartas que nos foram dadas, mas apenas o modo como iremos jogá-las. Se eu não estou tão deprimido ou triste como deveria estar, desculpe desapontá-los.“ (Randy Pausch)
Todos nós, mais tarde ou mais cedo sentimos que “somos idosos”, mas todos “desejam” viver ainda uma longa vida, mas que nunca se sinta velho!! A este propósito há que distinguir que    enquanto o idoso leva uma vida activa, plena de projectos e preenche esperanças, O velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido. Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta, O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado. Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso, as rugas do velho são “menos bonitas” porque foram vincadas pela amargura. Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança. O rosto do velho se apaga de desânimo. Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!Numa vida normal ninguém consegue escolher como vai morrer, ou quando. Mas, conseguimos apenas decidir como vamos viver. Agora.” (Joan Baez)
Há quem diga que  os sonhos não envelhecem... por isso vai em frente. Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque elas envelhecem, elas envelhecem porque param de perseguir sonhos. O tempo não envelhece, o que não amadurece são os seus sonhos, quando se perde em algum lugar nessa ininterrupta transição entre fases. Não basta crescer é preciso viver! Os sonhos não envelhecem, ideias são imortais. O tempo de fazer as mudanças, de semear frutos para o futuro é agora. Ao invés de se focar no que fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda há de ser feito. Seguir sempre em frente é a melhor decisão que podemos ter, seguir em frente sempre com o mesmo sorriso no rosto e firmeza nas decisões. “Mesmo que estejamos caminhando para a velhice, para a morte, a única coisa que não envelhece são os sonhos.”(Swami Paatra Shankara)
Muitos relacionam a velhice com solidão, como se esta fosse um comportamento esperado quando as pessoas ficam mais velhas. Sabemos que a solidão não ocorre somente na velhice. Ela está presente noutros outros períodos da vida. Ao longo da vida estamos expostos a eventos positivos e negativos que colaboram para que possamos adoptar um comportamento de solidão em algum momento. Entretanto, aquela teoria de “se deixar levar” não significa, de forma alguma, entrar num estado de “piloto automático” e permitir que as coisas aconteçam dependendo somente da sorte ou da inércia. Todos nós controlamos o leme de nossas vidas e sabemos que rumo tomar, e guiaremos nossos dias enfrentando ventos e tormentas.
MAS LEMBRE-SE.. Deixe-se levar por ventos suaves, saia de sua zona de conforto e avance por essas ilhas desconhecidas, mantenha a mente aberta, os olhos acordados e o coração receptivo. A vida não é planeada, simplesmente acontece, mas é preciso saber ver as coincidências porque, às vezes, A VIDA NÃO É ESPECIALISTA EM DAR SEGUNDAS OPORTUNIDADES… “ O tempo que passa não passa depressa. O que passa depressa é o tempo que passou. Não queiras saber tudo. Deixa um espaço livre para te saberes a ti. Vive a vida o mais intensamente que puderes. Escreve essa intensidade o mais calmamente que puderes. E ela será ainda mais intensa no absoluto do imaginário de quem te lê. De todos os sonhos do homem, a única coisa que não falhou foi o sonho. E é por isso que ele continua. Não penses que a sabedoria é feita do que se acumulou. Porque ela é feita apenas do que resta depois do que se deitou fora. (Vergílio Ferreira)