sábado, novembro 21, 2020

"Nada vai embora até que tenha nos ensinado, o que precisamos saber!" (Pema Chödrön)

A experiência porque estamos a passar, irá constar em livros de História, certamente como uma das grandes adversidades que a Humanidade teve de superar, estes tempos estão a mudar-nos e obriga-nos a ter de colocar muitas das coisas que tínhamos por certas em perspectiva e, força-nos a reflectir sobre uma invulnerabilidade  que desconhecíamos e, que nos leva a viver a vida nestes dias “escuros” à espera que um amanhã nos devolva a leveza do ser com que, afinal, vivíamos. Será que sairemos mais fortes deste traumática experiência que todos estamos a passar? Mas devemos ter consciência que a “a nossa vida não é como um rascunho, a gente não pode simplesmente amassar o papel e começar tudo novamente.”(Milan Kundera)

Todos temos de admitir que há certos momentos da nossa vida que a ansiedade faz-nos sentir um nó na garganta a cada momento em que, temos a percepção que nos está a ser dado uma nova fase, eu diria até oportunidade, de viver a nossa  vida.  Por vezes, ao não conseguir explicar o que não conseguimos controlar, coisas que nos parecem tão simples – o porquê de jovens não quererem usar uma máscara? -  o que me faz sempre pensar nos piores cenários, pois sendo uma das prioridades não se percebe que não somos ninguém e pensar que isso não está certo e que tal comportamento caminha para um momento desastroso que irá acontecer,  e nada melhor que  relembrar-me de uma frase de Albert Einstein: ”Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.”

Sentimos que há um vazio que nem sabíamos que cá estava e que nos leva a pensar, que nestes tempos que não são os nossos que a vida se está a “desfazer-se”, que a cada dia ela se afasta mais e mais, que nos veio trazer a incerteza e mostrar que não temos garantia de nada, o que apesar de sentirmos  o medo do agora, do amanhã, temos de  reconhecer os nossos limites. Mas nunca duvidemos das nossas capacidades. Não desistimos de viver a vida!  “ A vida não é fácil para nenhum de nós. Temos que ter persistência e, acima de tudo, confiança em nós mesmos.” (Marie Curie)