domingo, outubro 11, 2020

“Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.” Fernando Pessoa


“Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.”
Fernando Pessoa

Vivemos o dia-a-dia numa que, pensamos ser sempre boa e atarefada corrida! Possivelmente agora menos acelerada devido à pandemia que nos imobilizou em muitas das nossas apressadas responsabilidades! Mas, nesta corrida do dia-a-dia, mais ou menos acelerada, certamente todos devíamos reservar alguns minutos para pensar, sendo certo que, no geral, temos a noção que toda a importância é dada à vida…..que nada mais é que um conjunto de gestos e gritos, uma certa ordenação de impulsos e desejos, um equilíbrio do sim e do não, um movimento de paixão que não precisa de comentários. “Há encontros na vida em que a verdade e a simplicidade são o melhor artifício do mundo.”(Jean de la Bruyere)

 Por outro lado, há estudos que confirmam que a felicidade aumenta a esperança média de vida. Neste contexto, já o sábio Aristóteles na sua obra Ética a Nicómaco nos diz que “a felicidade é como o bem supremo que pode ser obtido através da acção humana.” Devemos ter a percepção de que os erros e arrependimentos partem de nós, e das escolhas que fazemos. Se algo ou alguém nos desilude, somos nós que escolhemos colocar expectativas nisso. Nos momentos em que nos sentimos que algo injusto nos acontece, é justo que assim que seja, mas a vida continua a não nos dever absolutamente nada. “Verificamos que, na prática, se somos incapazes de nos comunicar com os outros, se não conseguimos ao menos imaginar o impacto potencial de nossas acções sobre os outros, não temos meios de distinguir entre certo e errado, entre o que é correto e o que não é, entre o que é prejudicial e o que não é.” (Dalai-Lama).

Todos nós nos consideramos seres sábios e somos seres de relações. Somos humanos e a nossa felicidade depende muito das relações que estabelecemos ao longo da vida. Criar e estabelecer boas relações com as pessoas que nos rodeiam são excelentes preditores de uma vida longa e feliz.  Portanto, a receita é simples. Na boa e atarefada corrida da vida, procure estabelecer boas relações com a sua família, com os seus amigos e demais pessoas com que se cruza… e preserve essas relações! Elas ajudarão a preservar a sua saúde e serão certamente prelúdios de uma vida longa, mais saudável (pelo menos mentalmente) e feliz! “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.”(Buda)