segunda-feira, janeiro 25, 2021

”Roma traditoribus non premiae”(Roma não paga a traidores).

”Roma traditoribus non premiae”(Roma não paga a traidores).

Reza a História, que em 139 AC. depois de uma longa guerra contra os romanos, Viriato enviou Audax, Ditalcus e Minurus (que não eram Lusitanos) para negociar os termos do tratado de paz. Mas, tendo sido subornados pelos romanos, apunhalaram à traição Viriato enquanto este dormia. Após o crime, dirigiram-se os três a Roma onde pretendiam receber a recompensa prometida. Porém, segundo a mesma história, o general romano Servilius Caepio, em vez de pagar o suborno, ordenou a sua execução na praça pública ficando os corpos expostos com a seguinte inscrição: ”Roma traditoribus non premiae” – (Roma não paga a traidores).

Isto tudo vêm a propósito das eleições presidências realizadas ontem, antes de mais faço a minha “declaração de interesses”, como cidadão de pleno direito exerci o meu direito a voto, e também julgo que posso “fazer a minha análise dos resultados eleitorais”, e não ficar dependente dos “muitos pseudo-analistas, pseudo jornalista que proliferam por aí, quer nas redes sociais quer na dominada imprensa escrita falada e televisa, sem qualquer credibilidade, com muita arrogância como fazedores de opinião e qualificados como uns “sabem tudo”!

Ontem e hoje continuo a “fartar-me de rir”com  os "analistas políticos" que chegam a conclusões hilariantes, querendo fazer, reconheço que, em muitos casos  até fazem…dos cidadãos “seres vegetativos” sem memória nem vontade própria.

 Senão vejamos: 1. A votação no Ventura só pode ser surpresa para quem anda distraído: a) Então não há e sempre houve cidadãos e filhos desses cidadãos que suportaram o regime de Salazar? b) Então não há cidadãos que são “anticigamos” e antirendimento mínimo c) então não há fanáticos que proliferam nas ditas “claques” de futebol dos chamados “clubes grandes”? A questão é o de saber quanto tempo vai durar esta tendência, porque muitos destes cidadãos, ou não votavam ou votavam em vários partidos, reconheço que maioritariamente talvez na chamada direita. 2. Vamos agora aos grandes derrotados. A) O senhor Louça e o seu BE (bloco de esquerda) foi talvez o maior derrotado, perdeu quase um milhão de votos, na minha opinião porque a sua estratégia era o de “fazer cair o governo do PS”. B) O Dr. Rui Rio porque passou a ter um grande problema para resolver, a votação em Ventura. C) O CDS que desapareceu do “horizonte politico português.  D) A oposição dentro do PS a António Costa que ao apoiar a senhora embaixadora, que teve maioritariamente o apoio do BE, pelos mesmos motivos, tentava criar problemas políticos a António Costa  C) A comunicação social, no seu todo, mas em especial a das TVS que pretendia “criar dificuldades ao governo do PS, aliás ontem até deixou d falar em “eleições antecipadas” para se centrar em eleições daqui a dois anos.

E agora na minha opinião os grandes vencedores. 1. Os cidadãos portugueses que resistiram ao incitamento da dita imprensa para não irem votar, e  demonstraram que o “voto ainda é  a arma do povo”. 2. Marcelo Rebelo de Sousa que teve mais votos do que da primeira vez, e teve muito mais votos que Cavaco Silva e sem sombra de dúvida a estratégia politiza (ou a visão politica) de António Costa definida um ano antes aquando da visita à Autoeuropa, ao mesmo tempo viu claramente derrotada a chamada “oposição interna e externa” em especial do BE, e o resto são cantigas para "boi preto ver”.

E, agora que cada um de nós durma sossegado no seu travesseiro e que o tempo, esse grande juiz como escrevia Marguerit Yourcenar, traga lucidez e ajude a tomar as decisões acertadas. Na verdade nas redes sociais à respostas para todos os gostos.

Por cá eu e o Júnior continuamos tranquilos! E, vocês façam o mesmo….”carpem diem”, o mesmo que dizer aproveite ao máximo o dia, não apenas no sentido literal da palavra, mas sim o de  desfrutar a vida. Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo; a única falta que terá, será desse tempo que não voltará jamais.”(Mário Quintana)