terça-feira, agosto 18, 2020

“A curiosidade é a última paixão das pessoas velhas.”(Paul Charles Bourget)

“A curiosidade é a última paixão das pessoas velhas.”(Paul Charles Bourget)

Há dias um amigo observou-me que uma das grandes mudanças no comportamento,  em geral, das pessoas, nestes tempos que não são os nossos, foi e é que  hoje temos muito mais curiosidade em conhecer os rostos por detrás das máscaras. Por isso, os observamos com muita atenção. Concentramo-nos nos olhos e descobrimos que a maioria de nós os tem muito bonitos! Cada olhar tem o seu segredo. Por isso se diz que os  olhos são as janelas da alma.  Não nos podemos espantar ao ver neles o nosso reflexo! Habituamo-nos a viver a vida que temos e levamos tempo a perceber se nos falta alguma coisa.

Todos nós temos a percepção de que a vida é um percurso cheio de altos e baixos, e que se torna mais fácil quando temos um verdadeiro amigo ao nosso lado. Saber valorizar cada momento da vida ao lado de um alguém especial é poder cativar cada vez mais o sentimento que um sente pelo outro………..na percepção de que não há momentos altos nem momentos baixos, mas somente “momentos”, e que  é a  forma como se vivem esses momentos, que é determinante do nosso sentir de “viver a vida” e que  depende do facto de se ver ou não a oportunidade que eles nos trazem. Como nos ensinam os textos Judaicos, “o bem estar na vida obtém-se com o aperfeiçoamento da convivência entre os homens.”

 A vida é feita de momentos, e há pessoas

que fazem desses momentos, momentos  de entusiasmo pelo facto de não só serem especiais neste mundo tão vasto, mas também pelo facto de sabermos aproveitar e viver ao máximo essa oportunidade, e no qual nos sentimos que somos tão pequenos, mas unidos pela amizade, somos gigantes… ….e, talvez  seja por isso, que todos nós queremos viver esses momentos. Como disse Simone Weil : “A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude). 

Nós renascemos para a vida no dia em que percebemos que nos foi dada uma nova oportunidade de viver. Acreditar que podemos fazer mais do que nos ensinaram que podíamos fazer porque só assim faz sentido realmente viver.   Como diz a voz popular “com saúde seremos donos da nossa própria vida!”, mas não  nos  pode servir de consolação ao pensar que alguém na nossa situação está pior do que nós nos sentimos! Assim sendo talvez seja o momento para relembrar que alguém disse que, “conhecer os outros é mera curiosidade, mas  conhecer-se  a si mesmo é uma virtude. O que mais me surpreende na humanidade, são os "homens". Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... ... E morrem como se nunca tivessem vivido.”(Dalai Lama)