domingo, março 08, 2009

ALMEIRIM - A Internet ao serviço das populações

A Internet (BANDA LARGA) como factor de desenvolvimento e de qualidade educativa e formativa

Entendemos que a função de um autarca é o de prestar um serviço de proximidade, de qualidade, com rigor e capaz de dar uma resposta às necessidades básicas das populações.

Consideramos que o acesso às novas tecnologias constitui um factor essencial na educação, formação e desenvolvimento das populações, em especial os mais jovens

Considerando que“ A internet é hoje uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de qualquer comunidade”, mas também o seu acesso constitui um estímulo para os cidadãos, a partir de uma preparação básica, a aprofundar os seus conhecimentos e a melhorar as suas práticas durante toda a sua vida.

Considerando que a disponibilidade de banda larga facilita o desenvolvimento de novos métodos de trabalho o acesso à informação e contribui para aumentar as oportunidades económicas, sociais e educativas das novas gerações,

Considerando que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um projecto que visa assegurar a cobertura num conjunto de praças e espaços verdes de um serviço de acesso wireless à Internet.(HOTSPOTs) e que com esta iniciativa, os espaços públicos assumem novos conceitos na oferta de apoios funcionais fortalecendo o direito dos cidadãos em utilizá-los para o seu lazer como componente fundamental para uma melhor qualidade de vida.

  1. Que seja alargado o acesso gratuito à Banda Larga, aumentando os espaços públicos, não só na cidade, mas em todas as Freguesias no sentido de garantir igualdade de oportunidades para aceder a um bem que e se transformou de primeira necessidade e que contribui para a inclusão social, dando-se de imediato prioridade a locais onde ainda tal acesso não é possível, nomeadamente:

a) Cortiçóis

b) Foros de Benfica

c) Tapada

d) Marianos

e) Escola Profissional da Herdade dos Gagos

f) Na zona da restuaração de modo a possibilitar aos jovens que nos visitam o acesso

   rápido à internet.

2. Que seja elaborado e desenvolvido de um programa que permita aos idosos, aprender a trabalhar com computadores e o acesso à internet como meio de informação e comunicação, proporcionando deste modo um novo meio de cultura e muito entretenimento.


Almeirim, 20 Fevereiro de 2009