quinta-feira, outubro 25, 2018

“O sonho é o olho da vida.” (Mia Couto)


“O sonho é o olho da vida.”
 (Mia Couto)

Todos sabemos, por experiência própria que ser paciente e saber esperar não é uma tarefa fácil, no entanto cada vez mais e com os recursos de hoje, na nossa disponibilidade, cada vez se torna  mais preciso aprender a lidar com esse tempo.
“Diz-se que a vida é curta. Por isso, devemos concentrar-nos no que importa e deixarmos para trás o que não importa.”  Li isto em qualquer lado de um  “autor desconhecido”.
Precisamos de estar cientes de que  é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram e não voltam mais.
É preciso ter a consciência de que não temos a capacidade de alterar o passado, pois ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem connosco. O que passou não voltará!
A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que ainda há muita coisa que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de ter opções e fazer uma escolha.  Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos, sendo que temos a nítida sensação que nada acontece por acaso e que o destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolher, na hora certa e no momento certo, pois não existem impossíveis quando o sonho faz parte da nossa vida.
Tu tens sonhos, estás tão perto de poder tornar reais muitos deles. Acredita, luta e não desistas!
“O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos”. (Paulo Coelho)

“Sou o que penso, mas penso ser tantas coisas.” (Fernando Pessoa)


“Sou o que penso, mas penso ser tantas coisas.”
(Fernando Pessoa)

Acredito que todos nós, num momento ou noutro, em determinadas fases da sua vida ter-se-à certamente interrogado – qual é o significado da vida?
Esta questão surge talvez, num profundo desejo de decifrar o significado e  o propósito da nossa existência. Não sei a que conclusões terão chegado, ou se porventura chegaram a algumas. No entanto, eu gosto de pensar que mesmo quando procuramos respostas para tais questões, todo o processo terá um significado mais profundo. Para mim tem acontecido isso….

Quando perguntamos pelo sentido ou significado de uma palavra, por exemplo, queremos saber o que a palavra quer dizer, o que representa, como a interpretamos, ao colocar a questão do que a vida significa sem um contexto analogamente especificado, deixa-nos completamente perdidos. Contudo, quando as pessoas se perguntam pelo sentido da vida, estão evidentemente a exprimir uma qualquer preocupação, e seria desavisado insistir que não fazemos a mínima ideia do que seja.
“Qual é o sentido da vida?”
A mais central delas é aparentemente uma tentativa de encontrar um propósito ou objectivo para a existência humana. É um pedido para descobrir por que estamos aqui (ou seja, por que existimos de todo em todo), com a esperança de que uma resposta a esta pergunta nos dirá também algo sobre o que devemos fazer com as nossas vidas.
Se essa pergunta ou outras similares como: “qual é o meu propósito de vida?” ou “qual é o sentido da minha vida?” ou ainda “como descubro meu propósito de vida?” não nos saem da nossa cabeça então é porque alguma coisa não vai bem. Como disse Aristóteles que foi mais directo nessa reflexão do “porquê” devemos buscar ter um propósito de vida: “Toda pessoa deve ter algum objectivo para o qual dirigir a sua boa vida e todos os seus actos serão conduzidos a ele, uma vez que não ter uma vida organizada em função de um determinado fim é um sinal de grande tolice.”
Apenas temos que seguir em frente. Primeiro, porque em nenhuma altura em nenhum momento, nada deve ser mendigado. Segundo, porque tudo deve ser recíproco, e que preciso de o ir fazendo não só no meu tempo, mas com alguém que entenda aceite o meu tempo, e também que possa ser o seu tempo.