terça-feira, janeiro 21, 2020

“Se o sonho é já por si uma memória, sem memória poderá o indivíduo sonhar?” (José Cardoso Pires)


“Se o sonho é já por si uma memória, sem memória poderá o indivíduo sonhar?” (José Cardoso Pires)

“Sonhe seus sonhos e acorde para realizá-los.” (anónimo)

Quero esclarecer que não tenho, nem nunca tive a intenção de “chocar” os sentimentos de qualquer um, ou uma, amiga ou amigo que ler os meus escritos , o que não consigo é abdicar de dizer o que penso, mesmo que por vezes não sejam as coisas mais agradáveis, ou de deixar de lado as minhas dissertações escritas porque na realidade escrevo para mim próprio.  Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar, ou ser amigo no sentido de uma profunda amizade pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesmo, mas com certeza não serei a mesmo para sempre. “Não me dêem fórmulas certas, pois não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, pois vou seguir meu coração.” (Clarice Lispector).
A realidade que aparece á nossa frente, leva-nos mais tarde ou mais cedo a passar “alguns obstáculos”, que nem sempre são visíveis ou fáceis de ultrapassar, no entanto, todos temos ou devemos ter a percepção de que para  as coisas importantes, nunca é tarde demais, ou no nosso caso, muito cedo, para sermos quem queremos. Não há um limite de tempo, podemos começar quando quisermos. Nós podemos mudar ou não. Não há regras. Podemos fazer o melhor ou o pior. Todos esperamos que façamos sempre  o melhor. Esperamos ver sempre as coisas que  nos podem assustar. Esperamos sentir as  coisas que nunca sentimos antes. Esperamos  conhecer pessoas com diferentes opiniões. Esperamos viver uma vida da qual nos possamos orgulhar.  Uma das lições com as quais eu cresci foi a de sempre permanecer verdadeira comigo mesma e nunca deixar que as palavras de alguém me distraia dos meus  objetivos”. (Michele Obama)
Acho alguma piada quando ouvimos dizer que não compreendem, ou até mesmo que tivessem sido excluídos de um determinado circulo, precisamente por dizer o que pensavam, ou por ter “rabiscado”, nas redes sociais, algumas historias e experiências de vida. Talvez seja por isso que hoje tenho a necessidade de fazer estas ”pequenas correcções”. Devemos ter a noção que não são as nossas palavras ou os nossos riscos e rabiscos que fazem com que possamos pensar que fomos ou seremos  excluídos de determinados círculos, somos nós  que nos  auto-excluímos”!!!  Porque na verdade preferimos rodear-nos de pessoas que tenham a capacidade de domar a sua autonomia, e conquista-la sem que para isso seja necessário aparentar ser uma pessoa que não se é. Como disse Augusto Cury : “Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”
Uma coisa não é verdadeira somente porque estamos a pensar que é. Aqui reside praticamente todo o sucesso e praticamente todo o fracasso. Pensa nisto, pois esta é a realidade tal como a vejo: Temos a nossa mente contra nós quando desejamos uma coisa e começamos a inventar desculpas para não a realizar. Se temos um desejo, temos que descobrir uma forma de o realizar. Cada desejo vem com a sua solução agarrada, porém, essa solução está por detrás de todas as desculpas. Precisamos de  passar pela floresta densa das desculpas para encontrarmos as soluções. “Depois de tudo e qualquer tempestade a vida devolve-nos sempre uns dias de Sol. Das poucas  (raras) certezas absolutas que guardamos no peito e nos nossos dias, há duas que são como um mapa para tudo o que ainda queremos ser e fazer : ter coragem não é igual a não ter medo. E, ser feliz não é igual a ter dias menos bons” (Sofia Castro Fernandes  - in livro  descomplicar pág. 131)