terça-feira, novembro 10, 2020

“A arte de vencer aprende-se nos fracassos.”(Simón Bolívar)

 “A arte de vencer aprende-se nos fracassos.”(Simón Bolívar)

Há quem diga que “há coisas que dão para tudo” e sobre isto, em particular, podemos referir  que quando se trata “de uma defesa filosófica de que cada coisa é o que é, não dependendo de terceiros para afirmar a sua identidade.” A realidade é que na  ausência de uma explicação melhor, arrisco a  dizer que se trata de uma defesa gastronómica de que todas as coisas acabam por dar lugar a outras coisas, dependendo de terceiros para afirmar a mudança.  Talvez seja isso que me leva a afirmar que, “dá para tudo…..até para ir fazer o meu almoço de hoje! Ou como li já num qualquer lugar,“sonhar é tomar o mesmo café com aroma e sabor diferente vendo a brisa do sol, esperar a mesma lua e apreciar como se fosse à primeira vez. ”No dizer popular ou “temos a capacidade para apanhar as boas ideias que, por vezes aparecem na nossa cabeça ou  num segundo, desaparecem para nunca mais voltar.” Também devo acrescentar que  já uma ideia menos boa, para não dizer má, pode demorar meses, anos, às vezes uma vida inteira para desaparecer na nossa mente! E acontece quase sempre quando pensamos  demasiado no que perdemos corremos o risco de não ver o que podemos ganhar, porque estamos demasiado “agarrados” para entender que mudar de ideias faz parte da vida, e errar também. O que temos é ter a capacidade de aprendizagem com tudo isso. Como disse Joe Biden - discurso na Convenção Nacional Democrata de 2008:”O fracasso em qualquer momento da nossa vida é inevitável, mas desistir é imperdoável”.

Alguém disse que temos que “continuar a viver”, pois como dizia o poeta (Vinicius de Morais): “ A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. No entanto, temos que ter a sabedoria de  encontrar as coisas certas da vida, para que ela tenha o sentido que se deseja que tenha,  nos tempos que correm, numa situação tão instável é arte que nem o mais ousado dos equilibristas consegue encontrar as medidas que se possam fazer cumprir com satisfação para todos, mas há algo que temos de ser unânimes que é o de reavaliar como queremos existir, sendo que às vezes, basta uma pequena mudança de perspectiva para vermos algo familiar a uma luz completamente diferente “A causa do fracasso, não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa.”(Buda)

Como momentos de reflexão podemos até concluir que gastamos tanto do nosso tempo relativizando, ou tentando entender o período de duração das coisas, o motivo porque acontece isto ou aquilo, se é ou não o momento certo de encarar as mudanças na nossa vida mas ,  ao mesmo tempo não deixamos que o sentimento tenha o tamanho que talvez devesse ter e ser encarado de outra forma, porventura não nos devemos importar tanto com a “eternidade”,   ou seja, aproveitando essa dádiva da melhor maneira possível e  viver um dia de cada vez. Deixamos que tudo  cresça e aprendemos a respeitar o tempo que as coisas precisam para acontecer. Caminhamos para frente e não olhamos para trás.  “Se o fracasso é frequentemente somente uma condição temporária. Desistir é o que torna um fracasso  permanente.”(Marilyn Monroe)