terça-feira, novembro 03, 2020

“Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e, aqueles que sabem muito falam pouco.”(Jean-Jacques Rousseau)

 Quer queiramos quer não teremos de mudar a forma como vivemos neste nosso planeta, pois se não o fizermos, vamos pagar um preço muito alto. Eis-nos chegados a Novembro , o mês de “novos” recomeços que, desta vez, ainda mais incertezas nos trará. Aprender a viver dia após dia, sem planear nada, adaptando-nos à imprevisibilidade de um vírus que ninguém ainda conhece, ou se alguém conhece não o diz – é o que temos que fazer, nunca será demais repeti-lo, o futuro a todos pertence. O que  torna os tempos actuais verdadeiramente terríveis é, ao ouvir ou ler as opiniões sobre o assunto (e os comentários online a essas opiniões), parece que os portugueses, em geral, estão carregados de certezas absolutas, mesmo que de sinal oposto!!!!! O que nos leva a concluir que ao que parece, com a declaração do “estado de emergência” virá também a chuva, como alguém já disse “os portugueses tem dias….! “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”(Dale Carnegie)


As oportunidades abrem-nos muitas portas e, muitas delas, de coisas que ainda não tínhamos chegado a sonhar. Todos os dias são novas oportunidades, embora já alguém disse que as “mesmas são como o nascer do sol, se esperarmos demais vamos perdê-las”. De qualquer modo o ontem passou e está acabado. O hoje é o primeiro dia do nosso futuro. Um novo dia, mais brilho no olhar, novas oportunidades. Temos que ter a percepção que  não possamos mudar o que ficou para trás e, que o mesmo nos mostrou uma visão real da natureza humana, pois a vida  dá-nos uma nova oportunidade de escrever novas histórias .“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”(Epicuro)

Todos sabemos ou devemos saber que a vida, hoje mais do que e ontem, não oferece promessas nem qualquer tipo de garantias, temos apenas e só possibilidades de fazer de cada manhã o ressurgimento de novas oportunidades para sermos felizes e lutarmos pelo que acreditamos. Como escreveu John Ronald Reuel Tolkien :” Aquilo que nós mesmos escolhemos é muito pouco: a vida e as circunstâncias fazem quase tudo. Mas, ter em atenção que  atrás de uma esquina pode estar à espera um novo caminho ou uma porta secreta.“  Não podemos ter dúvidas é que há sempre novas oportunidades de triunfar para aqueles que nunca desistem de batalhar e que, a vida é curta demais para perder tempo sentindo medo de agarrar essas oportunidades.  O que nunca podemos é deixar é que  a ansiedade tome conta de nós e nos  tire todo o sentir de viver a vida com a serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar,  e coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras. Todas as coisas boas que tiverem de acontecer na nossa vida, vão acontecer na hora certa, basta ter paciência e aguardar. Saber esperar é uma virtude! Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer… é ter Fé!”.( frase do filme, “À espera de um milagre.”)