quarta-feira, janeiro 30, 2019

“O sonho é a satisfação de que o desejo se realize.” (SIGMUND FREUD)


O sonho é a satisfação de que o desejo se realize.”
(SIGMUND FREUD)  

Como já todos certamente demos por isso a quadra natalícia este ano começou em Novembro- “O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações.” ( Charles Dickens ).
Na verdade uma frase bonita que, já não corresponde ao sentimento das pessoas, pois parece-me que se esqueceram do real sentido desta data, e do que realmente significa ou devia significar. Do meu ponto de vista, porventura há aqueles que pensam de maneira diferente ou até não pensam em coisa nenhuma,  nos tempos de hoje quando se fala em “Natal”, as primeiras coisas que vêm à  cabeça da maioria das pessoas é que compras, que presentes, o que vamos comer e beber, é mais ou menos isto….. trata-se de facto de uma cedência devoradora ao consumismo, que conduziu a uma certa desumanização da sociedade em geral, e das famílias em particular.
Hoje considera-se normal que haja pessoas, famílias que passam o ano todo sem sequer trocar uma simples mensagem, mas quando chega fim do ano é uma “coisa linda”, aí são de tal modo as inúmeras mensagens trocadas que até acarreta a “sobrecarga dos meios usados”. Há quem considere que existe, como normalidade da vida de hoje ,  esta uma troca de "valores", que vivem próximos e ao mesmo tempo "tão longe". Não me assusto, pois como disse Freud ““o que não quer dizer nada sempre quer dizer alguma coisa”,  e sei que é isto para pior, na verdade não só no Natal, mas em várias datas que acontecem no decorrer do ano, pois cada vez mais estamos a ficar menos humanos. 
Como uma séria e verdadeira reflexão, deixo aqui expresso, com a devida autorização da autora, estas palavras em modo de poema:

Desabafos de Mãe do Séc. XXI
(por permissão de Madga Fidalgo – in facebook)

“Sendo eu uma mãe dedicada/que não deixo faltar nada/
e depois sinto-me abandonada/ e deveras trocada pelo telemóvel😂
Em vez de palavras, só ouço teclar/eu quero gritar/mas ninguém me ouve,há os fones a tapar os ouvidos/e ninguém ouve os meus gemidos.
Eu tento chamar,/mostrar que estou ali/que preciso de carinho e compaixão/mas fica triste o meu coração,/pois não me dão atenção./Há os vídeos, o Chat, os Post`s, o Instagram,o Facebook, o Twitter ...
Há tanto para ver,/não há tempo a perder/com coisas banais/e sabem que mais/aqui estou eu a olhar/para o facebook a perguntar/o que estou eu a pensar!!”
 
Com a felicidade dos meus sonhos, quero desenhar os meus  desejos , apagar os momentos  errados. E poder e fazer sorrir……

Sem comentários: