domingo, fevereiro 07, 2021

“A mentira hoje no mundo é mais poderosa que a verdade.“ (Padre António Vieira)

“A mentira hoje no mundo é mais poderosa que a verdade.“ (Padre António Vieira)

 “ Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos.“ Assim terá escrito Mark Twain, mas a autoria é incerta. Vivemos num Mundo, e em Portugal não se foge a essa “cultura politica”, em que a vida politica é feita de muitas mentiras, grandes boatos e somente muitas pequenas verdades, assim como de rumores pseudo-cientificos, disfarçados de uma rara sabedoria, que são, no geral, inventados por “gente que se considera esperta,” e que  são depois retomados nas redacções dos jornais e nos canais de televisão, e também porque nas redes sociais, e em geral na internet, circula muita mentira e muito poucas verdades. “As mentiras são muitas e estão umas contra as outras, enquanto não lutarem não se saberá onde está a verdade.“ ( José Saramago)

A este propósito e ainda que a mentira, a deturpação dos factos, a falta de isenção, ou a propaganda, se encontrem, repetidamente, ao longo da História, somos hoje envolvidos por uma certeza de que a pandemia tem potencialidades para “os políticos da nossa praça” inesperadas, basta ter alguma atenção ao ler, ver e ouvir o que se passa na nossa imprensa e como os tais “xicos espertos da politiquice” já começaram  a pensar que é preciso agir depressa para aproveitar o momento, e  de imediato começam a fazer cálculos para as mais insensatas aventuras, para o que políticos portugueses rapidamente se prepararam, fiados naquele ditado popular, muito português, de que ,“em terra de cegos, quem tem um olho é rei”.

Alguém já escreveu que em tempos como este, se estabelece a ideia “nos politiqueiros” de que “quanto pior melhor”, ou dito de outro modo,, “perde o governo e ganha quem está na oposição!”. E o cidadãos? Esses ficam sujeitos às ambições dos políticos e das politiquices…..! Há também quem  considere, por isso, um perigo para a democracia, para a cidadania, e para o mundo em que vivemos. É esta a consequência de uma verdade dos tempos modernos: a mentira está presente e é partilhada, distribuída e assimilada como um facto que constrói opiniões e define decisões. ”O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros. A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada.”(Alvin Tofller)

No meu entender houve algum exagero nas facilidades e no optimismo, quando devia haver muita firmeza nas regras e nos costumes, o que de certo modo terá gerado muita confusão naqueles que apenas e só pretendem cumprir as regras emanadas dos órgãos próprios de saúde. Faça-se o que tem de ser feito neste maldito ano, e sobretudo vacine-se os cidadãos! Claro que estamos todos muito preocupados, até porque hoje há para aí muita gente, que criticam a abordagem que foi feita, em especial da “falta de rapidez na tomada de decisões”. Mas teria sido possível ser mais rápido? A  essa “dita alternativa” não nos dão qualquer resposta, por isso digo :“acabe-se com este desfasamento entre os políticos e os cidadãos”.

 Estes tempos de pandemia é um momento muito difícil, para Portugal e os portugueses, mas também para todo o Mundo, e por isso devemos estar juntos nesta luta e permanecer unidos, contra um inimigo comum -  o vírus – tendo consciência que o mais importante agora é manter a esperança e conter uma certa avidez e alguma ansiedade. A corrida que importa é a credibilização do “plano de vacinação” e a aceleração das vacinas. Precisamos de confiar em ambos, sobretudo, vacine-se os cidadãos deste País!” Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um actor entrasse em cena sem nunca ter ensaiado.”(Milan Kundera)

Sem comentários: