quarta-feira, maio 13, 2020

“Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar”.(Cícero)


“Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar”.(Cícero)

Há um provérbio que diz “que tropeçar também ajuda a caminhar”, e por isso hoje, creio que ninguém tem dúvidas, que vivemos numa situação atípica especial, uma pandemia terrível atingiu todos  nós em todas as áreas da nossa sociedade.  Na verdade nesta caminhada da vida, todos uma vez ou outra podemos tropeçar em diversas pedras e até chegar a cair, passar por muitos desafios e até nos perdermo-nos na sua direcção. O que não podemos fazer é desistir de procurar uma saída e jamais deixarmos de nos levantar após a queda e erguermos a cabeça. Mas, ainda nem percebemos bem o que é que perdemos! Como disse Epicuro:” Só há um caminho para a viver a vida. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade
 O mundo mudou e nós com ele. Enganaram-nos ou enganamo-nos a nós próprios. Não foi um pause, foi uma mudança de filme. E neste novo filme das nossas vidas, tantos foram os paradigmas que nos fugiram das mãos que podemos perder o rumo se nos agarrarmos ao passado, enquanto a Terra continua a girar, o Sol a nascer e a vida passar. Como disse  Søren Kierkegaard): “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”
Há muitas pessoas que mudam a vida após uma “estadia” nos Cuidados Intensivos. Por vezes, estar perto da morte faz-nos ver a vida. Porque tudo o que nós somos e tudo o que sabemos vem de uma perspectiva. Mas a realidade é um mar infinito de perspectivas em que contar a história de cada segundo não cabe em todos os livros do mundo .”Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”. (Oscar Wilde)
Nestes tempos em que passamos por um estranho vazio,  aquele que sentimos quando vemos que não podemos fechar o círculo em que vivemos há tanto tempo, e para todos que sentimos os vazios de hoje temos de ter a percepção que é preciso rever o  caminho. Temos de encontrar o valor de percorrer esse novo e diferente caminho. “A nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente.” (Papa Francisco)
Começamos a entender que a vida é um percurso de perdas, pois  nunca como agora perdemos tanto  em tão pouco tempo. Perdemos liberdade, rotinas banais amigos e familiares, perdemos até o direito de nos despedirmos  daqueles que partem.  Antes lamentávamos o tempo que não tínhamos, hoje desesperamos com  o tempo que dispomos. Fomos obrigados a parar, a rever prioridades e a valorizar o básico, e em poucos dias percebemos que muito do que antes valorizávamos,  era afinal acessório!
Acima de tudo, vivemos tempos em que temos que ser criativos, tempos em que temos que pensar mais no colectivo do que no individual, e tempos para sermos solidários, pois temos que ter a percepção de que estamos vivos até pode ser um acaso, mas viver é uma decisão, ninguém escolheu vir a este mundo, nem escolheu cruzar-se com estas pessoas, nem viver estas circunstâncias, estamos cá para desfrutar do caminho e fazer a diferença, apesar de vivermos estes dias de pernas para o ar. “Não existe uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico pode ser salvo.” (Sigmund Freud)

Sem comentários: