terça-feira, novembro 12, 2019

“Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.“ ( Augusto Cury)


“Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.“ ( Augusto Cury)  

"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca"- Provérbio popular
 
Já cheguei a uma conclusão que todo o “nosso eu” merece ser reconhecido e esse reconhecimento, tem de partir em primeiro lugar de dentro de nós próprios. “A vida não dá coisa alguma sem retribuição e sobre cada coisa concedida pelo destino, há secretamente um preço, que cedo ou tarde deverá ser pago.”(Stefan Zweig)
   Há pessoas que esperam que as circunstâncias estejam todas perfeitas para começarem a fazer alguma coisa, mas nós temos de saber que as circunstâncias nunca irão estar perfeitas. O caminho vai-se revelando à medida que se vai fazendo: quanto mais tarde começamos a fazer o nosso caminho mais tarde começamos a descobrir as coisas que tarde ou cedo temos de descobrir. Mais tarde vem o tempo, os recursos, o dinheiro, as pessoas, mais tarde vamos atrair o que temos de atrair. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu sei que também não sou. No entanto, o que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, relevando as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Como disse José Saramago:Damos voltas e voltas, mas, na realidade, só há duas coisas: ou escolhes a vida ou afastas-te dela.
Na verdade aquilo que nos define e nos distingue dos outros, é a forma como nos erguemos após uma queda, o tempo que precisamos para voltar a respirar, a elasticidade e a resiliência que provamos ter e, mesmo a doer, escolher seguir em frente. Para isto é preciso mais do que optimismo e acreditar que é possível, será acima de tudo preciso ter muita coragem e muito amor próprio. Como afirmou Winston Churchill: ”Coragem é aquilo de que a gente precisa para se levantar e falar, e é também aquilo de que precisamos para sentar e ouvir.”
Portanto, não há que pensar muito. Há que pensar o suficiente para saberes em que direcção queres ir e em seguida tomar a decisão e entrar em acção imediata. Tu podes decidir que sim, ou podes decidir que não, mas será sempre a tua decisão.Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.(René Descartes )
 É por isso que devemos ter sempre presente que aquilo que define e distingue os outros, é a forma como nos apoiam, como nos dão a mão e como nos ajudam na queda ou, pelo contrário, como nos apontam o dedo, como repetem “eu bem te avisei” ou como nos tentam empurrar mais para baixo quando nos tentamos levantar. Para isto é preciso mais do que uma amizade, é preciso sentir empatia, é preciso ser generoso, bondoso e saber que um dia é o outro que precisa de nós, e outro dia seremos nós a precisar dos outros. Todos erram, todos caem, ninguém é imune às voltas da vida. Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos quando fazemos. Nos dias que não fazemos, apenas duramos.” (padre António Vieira)

Sem comentários: