sexta-feira, maio 03, 2019

"Eu não sonho de noite, sonho todos os dias, sonho em viver “(Steven Spielberg)


"Eu não sonho de noite, sonho todos os dias, sonho em viver “(Steven Spielberg)

Por vezes sentimos que somos tão fortes que até nos surpreendemos, outras vezes sentimos que somos tão fracos que nos decepcionamos, mas em todos esses momentos somos tão humanos que esquecemos de compreender que também erramos e  que errar é humano, já Bento Jesus Caraça dizia que “ se não receio o erro é porque sempre estou disposto a corrigi-lo”, no entanto,  o que acontece com mais frequência nas atitudes das pessoas, é que sendo de facto o erro ser  inerente a cada ser humano,   Anton Tchekhov acrescentava que “mais humano ainda é atribuir o erro aos outros.” “preferimos” sempre atribui-lo a terceiros!
Temos que ter plena consciência que errar todo ser humano erra, mas a postura que se assume quando isso acontece é que determina o tamanho do “estrago da escolha errada”. Tentar comparar os nossos erros, aos erros do outros, numa tentativa de desculpabilizar  e amenizar a nossa culpa, não  faz de nós uma pessoa diferente e de caracter, é que no íntimo, reconhecemos a nossa culpa, mas externamente tentamos disfarçar, a nossa opção terá de ser sempre sobretudo reconhecer o erro, e estar sempre na disposição de corrigi-lo, pois é isso que  dignifica o ser humano.
O nosso grande desafio é, em cada dia, voltar a olhar tudo pela primeira vez,  e deslumbrar-se com a surpresa dos dias, a até reconhecer que esse instante que passa é à “nossa porta” por onde entra a paz interior que nos conduz ao bem estar e ao sentimento de felicidade de viver a vida. Quando isto acontecer, nada melhor que respirar fundo, tentar distrair a nossa mente, ocupar-se com qualquer coisa, mas não preocupar-se tanto. Um novo dia vem aí e são os erros, as quedas, os falhanços, as imperfeições que nos ensinam, dia após dia, a sermos melhores. É a soma de todo um conjunto que fará com que a persistência valha a pena. Renovar as nossas forças, juntar os nossos "cacos", aprender com os erros e seguir em frente. O homem desiludido e pessimista é um ser inerte, sujeito a todas as renúncias, a todas as derrotas – e derrotas só existem aquelas que se aceitam.” (Bento Jesus Caraça)
Não temos duvidas que um dos maiores desafios nesta era de tanta complexidade, consiste em tentar alcançar a essência  das coisas, o que nos leva a ter que saber  destrinçar aquilo que nada tem para nos oferecer, para podermos optar com aquilo que tem. No entanto, encontrar esse conhecimento, processá-lo,  absorvê-lo e utilizá-lo para criar uma nova energia que, nos permita crescer é algo que exige muito esforço e tremendamente difícil de alcançar, mas por isso mesmo nunca desista dos seus ideais. "Para manter a saúde, o ser humano deve ter um objectivo, um propósito na vida que ele respeita e pelo qual ele se sente orgulhoso de lutar. Inspiração num ideal e em um propósito comum é a melhor maneira de ajudar cada pessoa a suportar as dificuldades.”(Mario Alonso Puig)
A este propósito relembro, talvez ainda não tenha reparado nisso, que entre a infância e a velhice há um instante chamado vida. Para viver devemos agir, para agir temos que tomar decisões sempre dentro do nosso código de valores. Por isso nada de lamentações por envelhecer, temos o dever de saber onde estamos e devemos conhecer a nossa própria natureza e a natureza do universo onde actuamos. A vida é um presente que nem todos temos o privilégio de desfrutar. É um frasco de suspiros, de tropeços, de aprendizagens, de prazeres e de sofrimentos. Por isso, em si mesma, é maravilhosa. E também por isso é imprescindível aproveitar cada momento, fazê-lo nosso, para nos sentirmos afortunados. Acumular juventude é uma arte que consiste em fazer com que seja mais importante a vida dos anos do que os anos de vida. Não é tão importante se somamos cabelos brancos, rugas ou se nosso corpo nos pede trégua a cada manhã. O que verdadeiramente é relevante é crescer, porque no final das contas, por cada ano que passa temos o nosso   aniversário que é inevitável, mas envelhecer é opcional.
“Nunca desista dos seus sonhos, pois a única saída dos fracos é a desistência das coisas e de seus sonhos, mas para os fortes a única alternativa é a persistência daquilo que tanto almejam! “(Lennon)


Sem comentários: