segunda-feira, abril 01, 2019

É importante ter sonhos específicos. Sonhe grande. Sonhe sem medo. "- (Randy Pausch) – in “A última Aula”


É importante ter sonhos específicos. Sonhe grande. Sonhe sem medo. "- (Randy Pausch) – in  “A última Aula”  

Não temos dúvidas que foram os “sonhos” que nos levaram ao progresso humano nas diversas áreas: a arte (como a pintura, a arquitectura, a música, o teatro, a dança); a técnica e a tecnologia (a cisão do átomo, o radar, o foguetão, os computadores…); a geografia, a história, a indústria… e, no caso dos portugueses, temos de destacar o momento dos Descobrimentos, (que levou à criação e invenção de vários instrumentos de navegação, cujos princípios ainda hoje são válidos) que permitiu que um pequeno povo, sem grande poder ou equipamento minimamente adequado, apenas com a sua coragem e o seu sonho, revelasse novas terras, novos povos, novas civilizações ao Mundo. O Homem sonhou que existiam outros mundos além dos conhecidos e sonhou que os poderia descobrir e, através da força imparável do sonho, esses universos foram mesmo desvendados! “Nós nascemos sozinhos. Nós vivemos sozinhos. Nós morremos sozinhos. E qualquer coisa neste intervalo que possa nos dar a ilusão de que não estamos sós, nós nos agarramos a ela”(Voltaire)
Eu gostava de relembrar que não há qualquer problema, se nós pensarmos que nem sempre é bom para nós, confiarmos em todas as situações no nosso instinto para solucionar ou aceitar as coisas que nos vão acontecendo e, pode acreditar que nem sempre significa estar menos bem quando, em determinados momentos  sentimos que não “temos amor próprio”, que não pensamos positivamente sempre, que não sentimos sempre “aquelas boas sensações”, que até somos invadidos por sensações de medo e temor, tal não significa que não nos estamos a “esforçar” o bastante para ultrapassar esses momentos, significa apenas e só que somos humanos.
 Mesmo quando na nossa vida quotidiana não estamos a  passar por momentos muito agradáveis, não devemos lutar contra essa nossa realidade, sejamos antes, de alguma forma “sua amiga”. De modo a que desta forma, possamos ter uma maior paz interior e conseguir “deslumbrar” saídas por caminhos que o desespero nunca nos permitiria ver. Também deste modo se torna mais fácil conseguir atingir um nível de resiliência, isto é de capacidade de voltar ao nosso estado natural, principalmente após uma situação crítica e fora do comum, no fundo sermos capazes de mudar a nossa vida para melhor. Acredite que nós somos capazes! Aproveite o “seu agora” para começar um novo capítulo na sua vida e prepare-se para escrever uma bela e longa história daqui para frente! “Olhe para uma árvore, uma flor, uma planta. Deixe a sua atenção repousar nelas. Note como estão calmas, profundamente enraizadas no Ser. Deixe que a natureza lhe ensine o que é a calma. (Eckhart Tolle)
Não deixe tudo para o amanhã, porque esse “amanhã” pode nunca chegar… cada minuto, hora e dia de sua vida é único, portanto aproveite o máximo possível para viver com alegria os momentos da sua vida, espere o tempo necessário e suficiente quando porventura se “chateia com alguém”, pois talvez ainda não tenha dado o tempo suficiente e ao dar um pouco mais de tempo, vai constatar que quase sempre as pessoas o(a) vão surpreender e até impressionar. Como disse Randy Pausch “Espere o suficiente e as pessoas irão surpreendê-lo e impressioná-lo."
“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.” (Augusto Cury)

Sem comentários: