quinta-feira, março 26, 2009

O Javali é um suíno, do grupo dos porcinus e da ordem dos artiodáctilos.

O javali é um animal de corpo maciço e robusto, de cabeça volumosa e focinho alongado. Os dentes caninos inferiores, designados por navalhas, são uma autêntica lâmina, permanentemente afiada pelo contacto com os dentes superiores, com a qual o javali a utiliza como arma defensiva e para cortar os alimentos que come. A pelagem é constituída por cerdas grossas de grandes dimensões, duras e ásperas. Debaixo desta cobertura encontram-se as crinas, que são pêlos lanosos sem cor, que protegem o animal contra o frio.A cor mais frequente para a pelagem é o cinzento-escuro, variando ocasionalmente até ao negro-prateado ou ao arruivado. A pelagem de Verão ( de Maio a Outubro ) é mais curta e mais clara. A coloração varia ainda com a idade, sendo os mais jovens ( até aos 6 meses ) pardos com listas amarelo-acastanhado e adquirindo depois um tom uniforme castanho-claro. O javali pode atingir um comprimento entre 1,10 m e 1,55

O regime alimentar do javali é omnívoro. Pode seguir alguns tipos de dieta dependendo da estação do ano, da região onde habita ou da idade. É apreciador de frutos tenros e secos, de bolotas, de raízes, de batatas e legumes.



Para quem não sabe a floresta significa 3.2% do PIB(Produto Interno Bruto Nacional) e vale 11% das nossas exportações, mais do que a soma das exportações da Quimonda e Autoeuropa juntas.

Sem comentários: