segunda-feira, junho 04, 2007

A corrupção é o pior problema deste País!

Neste momento, é visível que há duas coisas em Portugal: um grau acentuado de corrupção e um grau muito acentuado de covardia. Nem uma nem outra são aceitáveis. Há que denunciar os agentes da corrupção, os cúmplices e as razões por que isso é mau para o País e para o seu crescimento económico. ( José Luís Saldanha Sanches - revista Visão)
Tem denunciado a corrupção nas autarquias locais, nas suas tribunas mediáticas. Como é que autarquias e autarcas e a opinião pública têm reagido às suas palavras?
A opinião pública bem, os autarcas muito mal, como era de esperar. Aliás, o dr. Fernando Ruas não quer encarar o facto de as autarquias estarem minadas pela corrupção. Ele lá saberá porquê. Mas a corrupção é um problema político. Tem que ser encarado, tem que ser tratado e tem que ser enfrentado. E é essencial enfrentá-lo e tratá-lo para reduzir o gasto público.
Justifica-se uma suspeição generalizada de corrupção em relação aos autarcas e às autarquias locais?
Suspeição generalizada não quer dizer nada. O que nós sabemos é que há inúmeros casos de corrupção nas autarquias e todos os dias vemos coisas aterradoras.
Porquê?
Porque os tribunais não cumprem o seu dever. E não cumprem o seu dever porque grande parte dos casos que são patentes e presentes só se devem à inércia da máquina judicial
As suas denúncias genéricas da corrupção nas autarquias já conduziram a resultados concretos?
A minha batalha é na opinião pública. Quem faz prova são os magistrados. Os juízes é que as julgam. Na opinião pública, denuncia-se aquilo que está mal e procuram-se remédios para o que está mal. Apenas isso. Não há que procurar provas, há que travar um debate político e público. Porque é que a máquina judicial não responde?Por exemplo, nas autarquias da província há casos frequentíssimos de captura do Ministério Público pela estrutura autárquica. Há ali uma relação de amizade e de cumplicidade, no aspecto bom e mau do termo, que põe em causa a independência judicial

De facto somos levados a concordar que a este tractor "falta uma roda" !!!!!!

Sem comentários: