sábado, março 28, 2020

Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.”( Cícero)


 
Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.”( Cícero)

“O mundo vai voltar e eu vou voltar com ele!”

Vivemos em tempos de incerteza, pois ninguém sabe se e quando vai voltar a poder viver a sua vida. Os actuais tempos de vida estão a dar-nos uma lição. Como disse Juan Fangio. “ Acredito que quando as pessoas pensam que vão morrer, tornam-se muito mais generosas”, queria com esta frase dizer que temos de ser menos egoístas e mais solidários, menos materialistas  e mais humanistas. Assim vamos andando com uma “carrada” de sentimentos estranhos, os momentos de incerteza a dominar as nossas vidas e daqueles que amamos, no sentir que talvez (como o desejamos) estamos no caminho do verão das nossas vidas, e quando chegar esse momento acredito que haverá Sol e calor para nos podermos associar a uma vontade infinita de sair para celebrar o regresso a uma normalidade da vida.
Nestes momentos sentimos que somos todos iguais, os ricos e os pobres, os iletrados e os letrados, os jovens e os menos jovens…mas todos temos que ouvir em silêncio….acordem! No geral todos sentimos que estamos a viver um momento histórico em que nada vai voltar a ser igual, como escreveu Tom Phillips no seu livro Humanos :“Já tantas vezes nos colocámos à beira do abismo, prestes a dar um passo em frente, que é um milagre ainda não estarmos extintos.”
Nos momentos que passam, quer queiramos quer não todos nós temos medo do infinito. Mas é no recanto próprio das nossas fortes convicções que devemos agir, nestes momentos imperativos e de consciência. Quando é que vamos deixar de ter medo de olhar para o lado? Como alguém disse,” podemos viver sem água e sem comida por dias, mas nem um segundo sem esperança. Ela é o que nos faz olhar para futuro com o optimismo de que dias melhores virão”. 
Por mim quero-vos dizer que “tenho a minha agenda” com todas as páginas em branco, como se não houvesse futuro. E de facto nestes momentos temos a sensação que não há. Mas há o presente – e o meu presente é pensar que daqui a pouco vou passear o meu Júnior! Este é talvez, o momento mais difícil da vida de todos nós e por isso temos de nos concentrar no que é essencial: preservar a saúde, não só a nossa, como a de todos. Como disse Hipócrates: “Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.”

Sem comentários: