WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
domingo, dezembro 17, 2023
“The higher we rise, the smaller we appear in the eyes of those who cannot fly.” (Friedrich Nietzsche)
“The higher we rise, the smaller we appear in the eyes of those who cannot fly.” (Friedrich Nietzsche)
"The only thing that stands between you and your goals is the story you keep telling yourself about why you can't achieve them." This phrase can be easily summarized in one word: "justifications", or commonly known as "pretexts". Have you ever wondered how many things you could accomplish if you focused on "how it can be done" instead of "why it can't be done"?
But, before continuing, there is always someone who, when looking at this writing, might think "does anyone feel offended?" Yes, because this thought must exist in everything we do, whether on a personal or professional level. Aren't we free? Of course we are, but freedom comes with responsibility, with respect for others, with respect for ourselves. "Do everything as if someone were watching you", Epicurus said. The most interesting thing is that we rarely remember this reality of life.
The popular voice says that “we get used to everything.” Do we really have to get used to growing slowly, developing slowly and improving little, so little? Do we have to be satisfied and grateful with better than nothing? Same? Is it really true that we get used to everything? For good and evil, especially the latter? Is this sad fate real? Is this curse true that tells us, in short, that we get used to it, that we let it go, that we end up considering it a necessary evil, that we believe there is nothing we can do, that we are certain that it could have been worse...? “There is within us the absolute demand to be eternal and the certainty that we are not. Absurdity is the spark of contact between these two opposites.” (Vergílio Ferreira)
What we do not accept is continuing to look favorably on our escape from everything that does not transform us into a slightly improved copy of the “Joyful Goofy” figure. We live at a frenetic pace. We want everything yesterday. We want strobe lights. We want fast-paced television series. We want to experience everything at once, but to feel moderately everything that is not contentment. We want the fever of immediate satisfaction. We want the escape from non-thought. We want other people's problems not to affect us. We want to live permanently anesthetized and slightly drunk. Away from us everything that hurts us. As writer Martha Medeiros said: “Do whatever it takes to be happy. But don’t forget that happiness is a simple feeling, you can find it and let it go by not realizing its simplicity.”
“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
"A única coisa que se interpõe entre si e seus objetivos é a história que continua a contar a si mesmo sobre por que não consegue alcançá-los." Esta frase pode ser facilmente resumida numa palavra: "justificativas", ou comumente conhecidas como "pretextos". Por acaso já perguntou quantas coisas poderia realizar se se concentrasse em "como pode ser feito" em vez de "por que não pode ser feito"?
Mas, antes de continuar, há sempre alguém que ao “ olhar este escrito” pode pensar "será que alguém se sente ofendido?". Sim, porque este pensamento tem de existir em tudo o que se faz, seja a nível pessoal, seja profissional. Não somos livres? Claro que somos, mas a liberdade chega com responsabilidade, com respeito pelo outro, com respeito por nós próprios. "Faz tudo como se alguém te contemplasse", já terá dito Epicuro. O mais interessante é que raramente nos lembramos desta realidade da vida.
Diz a voz popular que “habituamo-nos a tudo.” Temos mesmo de nos habituar a crescer devagar, a desenvolver lentamente e a melhorar pouco, tão pouco? Temos de ficar satisfeitos e gratos com o melhor do que nada? Mesmo? Será realmente verdade que nos habituamos a tudo? Ao bem e ao mal, sobretudo a este último? Será real esta triste sina? Será verdadeira esta maldição que nos diz, em resumo, que nos habituamos, que deixamos correr, que acabamos por considerar um mal necessário, que estimamos que não há nada a fazer, que temos a certeza de que poderia ter sido pior…? “Há dentro de nós a exigência absoluta de sermos eternos e a certeza de o não sermos. O absurdo é a centelha do contacto destes dois opostos.” (Vergílio Ferreira)
O que não aceitamos é o continuar a olhar com bons olhos para esta nossa fuga a tudo o que não nos transforma numa cópia ligeiramente melhorada da figura dum “Pateta Alegre”. Vivemos num ritmo frenético. Queremos tudo para ontem. Queremos luzes estroboscópicas. Queremos séries de televisão com ritmo frenético. Queremos viver tudo de uma vez, mas a sentir moderadamente tudo o que não for contentamento. Queremos a febre da satisfação imediata. Queremos a fuga do não-pensamento. Queremos que os problemas dos outros não nos salpiquem. Queremos viver permanentemente anestesiados e ligeiramente embriagados. Longe de nós tudo o que nos doer. Como disse a escritora Martha Medeiros: ”Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”
segunda-feira, dezembro 04, 2023
What does “lawfare” mean? Or the manipulation of Laws for political purposes. (part II)
What does “lawfare” mean? Or the manipulation of Laws for political purposes. (part II)
It is about promoting popular justice. We all know or should know that we are the “presidents” of our own lives. And also, we should know that our powers end in our free will, that is, the power that each of us has to choose our actions, which path we want to follow. “Injustice anywhere is a threat to justice everywhere” (Martin Luther King Jr.)
In this regard, another characteristic of these processes is the involvement of some sectors of the judiciary in these processes, in what is defined as the judicialization of politics. In Spain, following the participation of Unidas Podemos in the government solution with the PSOE, this coalition was the subject of 15 investigations that did not produce any evidence of illegality, but caused political and electoral weakening with the false identification of this political force with the corruption in the social imagination. (Exemplarily the so-called “cases and cases” that suddenly invaded the government of our country.)
Meanwhile, several leaders of the Spanish PP were accused in corruption cases, with imprisonment, and the largest media outlet in that country approached these situations in a completely different way, as if they were mere social facts, that is, without any judgment being issued. and without a prolonged campaign against these people.
For example, in the United Kingdom, Jeremy Corbyn, who was leader of the British Labor party and who defended progressive measures that diverged from neoliberal policies, was the target during the five years of his leadership of systematic accusations of anti-Semitism by some extremist Jewish organizations and the Conservative Party. He ended up losing the elections in the United Kingdom and was forced to resign as a party leader.
In Portugal, a former prime minister (Engº José Sócrates) was imprisoned for almost a year and has been waiting for more than 10 years for his case to reach a conclusion regarding the accusations made against him.
More recently, we have seen an intense campaign by some media outlets in relation to several former members of the current Socialist Party government due to unacceptable behavior that naturally arouses public outrage, regardless of whether they contain any illegal content. Previously, at the level of local elections, we witnessed in Lisbon a prolonged campaign against Fernando Medina regarding the alleged supply of names of protesters to another country. We have no doubt that this campaign of wear and tear and discredit of the aforementioned candidate, along with the paralyzing dazzlement of the widely favorable poll numbers, were among the main factors in his electoral defeat. What is surprising in relation to former members of the government is that it seems to mean that the current leadership of the PS does not have rigorous and strict criteria for choosing the members of its pools of appointees for institutional positions, nor does it have detailed knowledge of its militants. As a governing party, it has not been able to defend itself against upstarts of all stripes who seek to find ways within its midst to access pure political-party and institutional careerism. It is important, however, to verify the enormous disproportion of this campaign with other previous situations, namely the Relvas/Passos Coelho/Tecnoforma case, in which, faced with serious facts, some of those allegedly involved were not arrested and continue to walk around, without much of the communication make any complaint about the prevailing impunity.
Thus, we can conclude that systematically resorting to so-called lawfare has become one of the greatest dangers to democracy throughout the world. What constitutes its deepest objectives is to promote a political reconfiguration with methods of pure media terrorism, to discredit the State, political leaders, politics and above all Democracy. It is important to remember that the previous American government sent a neo-fascist agitator (S. Bannon) to visit several European capitals with the aim of organizing and applying financing methods to far-right organizations.
On the other hand, the open interference of some sectors of the judiciary in political matters is leading to the practical disappearance of the division of powers that characterizes a rule of law.
Democracies must have rigorous, impartial judicial systems that prove the facts highlighted and do not allow processes to drag on indefinitely.
Democracies urgently need to develop active social policies that do not allow the extreme right to electorally “feed” on sectors of citizens desperate with the degradation of their social and economic situation.Here, there must be active citizen participation in reporting and firm opposition to these lawfare methods that, in practice, aim to create conditions to increase the weight of the extreme right and promote neoliberal policies that eliminate social rights. Darkness is flying around and the democrats must immediately put an end to it with practices of transparency and coherence that dignify the democratic regime.
“We should all realize that injustice is committed in two ways: through violence and fraud. One concerns the fox, the other the lion. Both are unworthy of human beings, but fraud is the most despicable. Of all injustices, the most abominable is that of those humans who, when they deceive, try to appear as “good men”!” (Tullius Cicero – Orator – Roman lawyer and philosopher)
Final note: these two writings were based on an article by doctor Dr Mário Jorge Neves
O que “lawfare” significa? Ou a manipulação das Leis para fins políticos. (parte II)
O que “lawfare” significa? Ou a manipulação das Leis para fins políticos. (parte II)
Trata-se de promover a justiça popular. Todos nós sabemos ou devíamos saber que somos os “presidentes” das nossas próprias vidas. E também, devíamos saber que os nossos poderes acabam no nosso livre-arbitrio, isto é o poder que cada um de nós tem de escolher suas ações, que caminho queremos seguir. “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte” (Martin Luther King Jr.)
A este propósito outra das características destes processos é o envolvimento de alguns sectores do poder judicial nestes processos, naquilo que é definido como a judicialização da política. Em Espanha, na sequência da participação da Unidas Podemos na solução de governo com o PSOE, essa coligação foi objecto de 15 investigações que não chegaram a quaisquer provas de ilegalidades, mas provocaram um debilitamento político e eleitoral com a falsa identificação desta força politica com a corrupção no imaginário social. (exemplarmente os chamados “casos e casinhos” que de repente invadiram o governo do nosso País.)
Enquanto isso, vários dirigentes do PP espanhol foram constituídos arguidos em processos de corrupção, com prisão, e a maior dos órgãos de comunicação desse país abordaram essas situações de uma forma completamente diferente como se fossem meros factos sociais, ou seja sem qualquer emissão de juízos e sem uma campanha prolongada contra essas pessoas.
Por exemplo no Reino Unido Jeremy Corbyn, que foi líder do partido Trabalhista britânico e que defendia medidas progressistas divergentes das políticas neoliberais foi alvo durante os cinco anos da sua liderança de sistemáticas acusações de antisemitismo por parte de algumas organizações judaicas extremistas e do Partido Conservador. Acabou por perder as eleições no Reino Unido e viu-se obrigado a pedir a demissão de dirigente partidário.
Em Portugal, um ex-primeiro-ministro (Engº José Sócrates) esteve preso quase um ano e espera há mais de 10 anos que o seu processo chegue a uma conclusão quanto às acusações que lhe foram apontadas.
Mais recentemente, temos assistido a uma campanha intensa de alguns órgãos de comunicação social em relação a vários ex-membros do actual governo do Partido Socialista devido a comportamentos inaceitáveis que naturalmente suscitam indignação na opinião pública, independentemente de possuírem qualquer conteúdo ilegal. Já antes, a nível das eleições autárquicas, assistimos em Lisboa a uma campanha prolongada contra Fernando Medina quanto a supostos fornecimentos de nomes de manifestantes a outro país. Não temos dúvidas que esta campanha de desgaste e de descrédito do referido candidato a par do deslumbramento paralisante dos números amplamente favoráveis das sondagens, estiveram entre os principais fatores da sua derrota eleitoral. Aquilo que se torna surpreendente relativamente aos ex-membros do governo é que parece significar que a atual direção do PS não tem critérios rigorosos e apertados para escolher os integrantes das suas bolsas de nomeáveis para lugares institucionais, nem possui um conhecimento detalhado dos seus militantes. Como partido da governação, não tem sabido defender-se dos arrivistas de todos os matizes que procuram encontrar no seu seio vias para aceder ao puro carreirismo político-partidário e institucional. Importa, no entanto, verificar a enorme desproporção desta campanha com outras situações anteriores, nomeadamente o caso Relvas/Passos Coelho/Tecnoforma, em que perante factos graves alguns supostos implicados não foram presos e continuam a passear por aí, sem que grande parte da comunicação social faça qualquer denúncia sobre a impunidade reinante.
Assim, podemos concluir que sistematicamente o recurso à chamada lawfare tornou-se num dos maiores perigos para a democracia em todo o mundo. Aquilo que constitui os seus objetivos mais profundos é promover uma reconfiguração política com métodos de puro terrorismo mediático, desprestigiar o Estado, os dirigentes políticos, a política e sobretudo a Democracia. Importa lembrar que o anterior governo americano enviou um agitador neofascista (S. Bannon) para percorrer várias capitais europeias com o objectivo de organizar e de aplicar métodos de financiamento às organizações de extrema-direita.
Por outro lado, a aberta ingerência de alguns sectores do poder judicial nos assuntos políticos está a conduzir ao desaparecimento prático da divisão de poderes que caracteriza um Estado de Direito.
As democracias têm de dispor de sistemas judiciais rigorosos, isentos, que provem os factos apontados e não permitam que os processos se arrastem indefinidamente.
As democracias têm urgentemente de desenvolver políticas sociais activas que não permitam que a extrema-direita se “alimente” eleitoralmente de sectores de cidadãos desesperados com a degradação da sua situação social e económica.
Por cá, tem de haver de uma activa participação cidadã na denúncia e firme oposição a esses métodos do lawfare que, na prática, pretendem criar condições para aumentar o peso da extrema-direita e promover políticas neoliberais de liquidação dos direitos sociais. As trevas andam a esvoaçar por aí e os democratas têm de as fazer tombar de imediato com práticas de transparência e de coerência que dignifiquem o regime democrático.
“ Todos devíamos ter a percepção que injustiça é cometida de duas formas: pela violência e pela fraude. Uma diz respeito á raposa, outra ao leão. Todas duas são indignas do ser humano, mas a fraude é a mais desprezível. de todas as injustiças a mais abominável é a desses humanos que, quando enganam, procuram parecer” homens de bem” !” ( Túlio Cícero – Orador – advogado e filósofo romano)
Nota final : estes dois escritos tiveram como base um artigo do médico Dr Mário Jorge Neves
segunda-feira, novembro 20, 2023
“Do not abandon your illusions. Without them you can continue to exist, but you cease to live.” (Mark Twain)
“Do not abandon your illusions. Without them you can continue to exist, but you cease to live.” (Mark Twain)
(Today's writing is dedicated to my very special friend, who is facing a very difficult health moment in her life)
When reading an ironic quote about the profession of economics, it made us think that “nothing happens by chance!”: “Definition of an economist: he is an expert who will be able to explain tomorrow why the things he predicted yesterday did not happen today!” We must be fully aware that today, we know more than yesterday, and everything leads us to believe that tomorrow we know more than today, which will be a good reason to live for tomorrow.
I really believe that nothing happens by chance. Everything in life has a reason, nothing happens by chance, not even a glass falls on the floor by chance, destiny has it in store for us, sometimes. several surprises. As a poem by Richard Bach said
“Nothing happens by chance./There is no such thing as luck./There is a meaning behind every small act./It may not be seen clearly immediately,/but it will be before too much time passes.”
We all know that no tragedy ever goes away, but a light of illusion always comes on that it will soon end. “I don’t think anything happens by chance, you know? That deep down things have their secret plan, even though we don’t understand it.”(Carlos Ruiz Zafón)
Ultimately, we must always be honest in our words and coherent in our actions, continually expressing concern for others, without ever forgetting the wise words of Harvey Thomas, communication specialist, “if you said something and they didn't listen to you, it was because you you didn’t say!”, or on the other hand, quoting a Chinese proverb, (I’ve read that the phrase is attributed to Pythagoras) “if the word you are going to say is not the most beautiful one than silence, shut up!”
We all have to be fully aware that the advantage of deciding, even if the options are not excellent, is knowing that we chose our path and did not let things happen to us. We chose what seemed to be the best path, and that can help us move forward
"Nothing happens by chance. There is a Great Plan and, within it, a countless number of small great plans. A little plan for each of us. All the things that happen to us need no explanation.”Aldous Huxley)
Maybe that's why there are those who say that overcoming ourselves is necessary. Moving forward is essential. Looking back is a waste of time. Past if were good was present. “Here however we don’t look back for long. We continue to move forward, opening new doors and doing new things. Because we are curious... and curiosity continues to lead us down new paths. Let’s move on.” (Walt Disney)
Let's be strong. Let's hold on tight. We fall. We get up. We raise our heads. And let's always keep moving forward. We are stronger than we think. Moving forward is essential. Looking back is a waste of time. Just move on. As Martin Luther King said: “If you can't fly, run. If you can't run, walk. If you can't walk, crawl, but keep going anyway.” (Today's writing is dedicated to my very special friend, who is facing a very difficult health moment in her life)
“Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver.”(Mark Twain)
“Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver.”(Mark Twain)
(este escrito de hoje é dedicado à minha amiga muito especial, que enfrenta um momento de saúde, muito difícil na sua vida)
Ao ler uma citação irónica sobre a profissão de economista, levou-nos a pensar que “nada acontece por acaso!”: “Definição de economista: é um especialista que saberá explicar amanhã por que as coisas que previu ontem não aconteceram hoje!” Temos de ter plena consciência que hoje, sabemos mais que ontem, e tudo leva a crer que amanhã sabemos mais que hoje, o que será um bom motivo para vivermos o amanhã.
Acredito mesmo que nada acontece ao acaso. Tudo na vida tem um motivo, nada acontece por acaso, nem mesmo um copo cai no chão por acaso, o destino reserva-nos, por vezes. varias surpresas. Como dizia um poema de Richard Bach
“Nada acontece por acaso./Não existe a sorte./Há um significado por detrás de cada pequeno acto./Talvez não possa ser visto com clareza imediatamente,/mas sê-lo-á antes que se passe muito tempo.”
Todos sabemos que nenhuma tragédia se apaga, mas acende-se sempre uma luz de ilusão de que em breve possa acabar. “Acho que nada acontece por acaso, sabe? Que no fundo as coisas têm seu plano secreto, embora nós não entendamos.”(Carlos Ruiz Zafón)
No fundo devemos sempre ser honestos nas nossas palavras e coerentes nas nossas acções, manifestando continuamente uma preocupação com os outros, sem nunca esquecer as palavras sábias de Harvey Thomas, especialista de comunicação, “se tu disseste e eles não te ouviram, foi porque tu não disseste!”, ou por outro lado, citando um provérbio chinês, (já li que a frase é atribuída a Pitágoras)“ se a palavra que vais dizer não é a mais bela que o silêncio, cala-te!”
Todos temos de ter a plena consciência de que a vantagem de decidir, mesmo que as opções não sejam excelentes, é o de sabermos que escolhemos o nosso caminho e não deixamos que as coisas nos acontecessem . Escolhemos o que nos pareceu ser o melhor caminho, e isso pode ajudar-nos a seguir em frente
“Nada acontece por acaso. Existe um Grande Plano e, dentro dele, um número incontável de pequenos grandes planos. Um pequeno plano para cada um de nós. Todas as coisas que nos acontecem dispensam explicações.”Aldous Huxley)
Talvez por isso há quem diga que superar-nos é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar para trás é uma perda de tempo. Passado se fosse bom era presente. “Aqui no entanto nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos a seguir em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos...e a curiosidade continua a nos conduzir por novos caminhos. Sigamos em frente.”(Walt Disney)
Sejamos fortes. Aguentemos firmes. Caímos. Levantamo-nos. Erguemos a cabeça. E continuemos sempre seguindo em frente. Nós somos mais fortes do que pensamos. Seguir em frente é essencial. Olhar para trás é perda de tempo. Apenas seguir em frente. Como disse Martin Luther King :”Se não puderes voar, corre. Se não puderes correr, anda. Se não puderes andar, rasteja, mas continua em frente de qualquer jeito.” (este escrito de hoje é dedicado à minha amiga muito especial, que enfrenta um momento de saúde, muito difícil na sua vida)
quarta-feira, novembro 15, 2023
Let's laugh then. Laughter is a philosophy” - Eça de Queiros, 1871, “A joyful campaign” in “As barbs.
Let's laugh then. Laughter is a philosophy” - Eça de Queiros, 1871, “A joyful campaign” in “As barbs.
Without a doubt, since then our country has progressed, economically, socially and culturally. But Eça's caricature continues to be relevant. Returning to the objective of As Barbas: in the introductory booklet, whose success forced a second edition, we immediately learned what they were coming from: “We did not want to be complicit in the general indifference. And here we begin, without bitterness or anger, to point out day by day what we could call – the progress of decadence”. What would be done by putting “the joke at the service of justice”: “Let’s laugh then. Laughter is a philosophy. Laughter is often a salvation. And in constitutional politics, at least, laughter is an opinion.”
“And so, in front of a disgusted and indifferent public, this great farce called constitutional intrigue takes place. The chandeliers are lit. But for the spectator, the country has nothing in common with what is represented on stage; he is not interested in the characters and finds them all impure and null; he is not interested in the scenes and finds them all useless and immoral. …… The owners try to live at the expense of the State, becoming deputies for 2$500 reis a day. The industry itself is protected by the State and works mainly in view of the State. The press, to a certain extent, also lives off the State. Science depends on the State. The State is the hope of poor families and ruined homes. …..the entire nation lives off the State. Right from the first exams in high school, young people see in it their rest and the guarantee of their future…..through all this the feeling of city and homeland was lost. In Portugal the citizen disappeared. And the entire country is nothing more than a …… Nation suited for dictatorship — or for conquest. ? This is unacceptable in any case. One of two things: either it doesn't take itself seriously, and it's ridiculous; or it takes itself seriously, and it is tragic. But nothing less.” (A joyful campaign – Eça de Queroz – Cap I 1871). It is curious that those who claim to be liberal are the ones who fight most for the State's favors, for the State's guarantees, for the profits from businesses guaranteed by the State. Liberals are the main corrupters of the State, because they are the ones who depend most on it. Televisions are their means of pulling the wool over the eyes of believers so that they do not see what is happening to the would-be "accusers".
Vamos rir pois. O riso é uma filosofia” - Eça de Queiros, 1871, “Uma campanha alegre” em “As farpas.
Vamos rir pois. O riso é uma filosofia” - Eça de Queiros, 1871, “Uma campanha alegre” em “As farpas.
Sem dúvida, desde então o nosso País progrediu, económica, social e culturalmente. Mas a caricatura de Eça continua a ter actualidade. Voltando ao objetivo d’As Farpas: no opúsculo de apresentação, cujo sucesso obrigou a uma segunda edição, ficamos logo a saber ao que vinham: “Nós não quisemos ser cúmplices na indiferença geral. E aqui começamos, sem azedume e sem cólera, a apontar dia por dia o que poderíamos chamar – o progresso da decadência”. O que seria feito pondo “a galhofa ao serviço da justiça”: “Vamos rir pois. O riso é uma filosofia. Muitas vezes o riso é uma salvação. E em política constitucional, pelo menos, o riso é uma opinião.”
“E assim se passa, defronte de um público enojado e indiferente, esta grande farsa que se chama a intriga constitucional. Os lustres estão acesos. Mas o espectador, o País nada tem de comum com o que se representa no palco; não se interessa pelos personagens e a todos acha impuros e nulos; não se interessa pelas cenas e a todas acha inúteis e imorais. …… Os proprietários procuram viver à custa do Estado, vindo ser deputados a 2$500 reis por dia. A própria indústria faz-se proteccionar pelo Estado e trabalha sobretudo em vista do Estado. A imprensa até certo ponto vive também do Estado. A ciência depende do Estado. O Estado é a esperança das famílias pobres e das casas arruinadas. …..toda a nação vive do Estado. Logo desde os primeiros exames no liceu , a mocidade vê nele o seu repouso e a garantia do seu futuro…..perdeu-se através de tudo isto o sentimento de cidade e de pátria. Em Portugal o cidadão desapareceu. E todo o país não é mais do que uma …… Nação talhada para a ditadura — ou para a conquista. ? Isto é inadmissível, em qualquer caso. De duas uma: ou não se leva a sério, e é ridículo; ou se leva a sério, e é trágico. Mas nada menos.” (Uma campanha alegre – Eça de Queroz – Cap I 1871). Não deixa de ser curioso serem os que se afirmam liberais os que mais se batem pelos favores do Estado, pelos avales do estado, pelos lucros de negócios garantidos pelo Estado. Os liberais são, os principais corruptores do Estado, porque são os que mais dependem dele. As televisões são o seu meio de atirar areia aos olhos dos crentes para que não vejam o que se passa com os pretensos "acusadores".
sábado, novembro 11, 2023
What does “lawfare” mean? Or the manipulation of Laws for political purposes.
What does “lawfare” mean? Or the manipulation of Laws for political purposes.
We write as a way of resisting, of existing, of shouting or, if you want, of fighting. “Courage is not the absence of fear, but the triumph over it. The brave man is not the one who does not feel fear, but the one who conquers that fear.” (Nelson Mandela)
The term refers to the combination of the word law and the word warfare, and, in literal translation, means “legal war”. We can understand lawfare as follows: use or manipulation of laws as an instrument to combat an opponent, disrespecting legal procedures and the rights of the individual who is intended to be eliminated. In even more general terms, it can be understood as the use of laws as a weapon to achieve a social political purpose, which normally would not be achieved if not through the use of lawfare, THAT IS THE MANIPULATION OF LAWS!
We will say that it is a practice that is planned to have an appearance of legality and, often, this appearance is created with the help of journalists. Therefore, the term is used on most occasions with a negative connotation, as it gives the idea of an abusive and illegitimate (illegal) use of the law to harm a certain political opponent. This is clearly what is happening in Portugal.
Making a little history was an American general Charles Dunlap considered the creator of this concept. In 2001 he published an article in which he defined this word as the use of law to achieve political and military objectives. Since the end of the 20th century, but with greater intensity in the last two decades, the lawfare concept began to replace coups d'état and military pronouncements. In this way, they do not face popular protest and the rejection of international public opinion regarding violent ways of resolving political problems, instead creating a moralistic and anti-corruption image.
This concept was widely used in Latin America and then spread to several European countries, rigorously repeating the same forms of action. In Latin America, the cases of Lula da Silva and Dilma Roussef (Brazil), Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguay), Evo Morales (Bolivia), and Lopez Obrador (Mexico) are widely known.
If we notice, in many of the known cases, accusations, insinuations and supposed legal offenses were widely publicized with the aim of creating an image of wear and tear and discredit in society that determines their political liquidation, with or without imprisonment in the process.
In the vast majority, in general, of these cases, the facts of the alleged illegalities were not proven, but the respective political eliminations were irreversible.
The most blatant case was the arrest of Lula da Silva on charges of having received a lot of bribes, which later turned out not to belong to him. The central aspect of this lawfare is that all political leaders who do not submit to neoliberal policies and develop social policies are preferential targets of these antisocial political and economic forces. A large part of the media plays a fundamental, even essential, role in these processes, as they are concentrated in a few hands, triggering an action that legitimizes the entire operation. The general mechanism is based on detecting alleged crimes or behaviors that may arouse condemnation or that arouse widespread indignation in public opinion. We have no doubt whatsoever that it is a “judicial coup d’état” that we are experiencing in Portugal and a government of magistrates that is approaching!
O que “lawfare” significa? Ou a manipulação das Leis para fins políticos.
O que “lawfare” significa? Ou a manipulação das Leis para fins políticos.
Escrevemos como forma de resistir, de existir, de gritar ou, se se quiserem, de lutar. “A coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.”(Nelson Mandela)
O termo refere-se à junção da palavra law (lei) e o vocábulo warfare (guerra), e, em tradução literal, significa “guerra jurídica”. Podemos entender lawfare da seguinte maneira: uso ou manipulação das leis como um instrumento de combate a um oponente desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende eliminar. Em termos ainda mais gerais pode ser entendido como o uso das leis como uma arma para alcançar uma finalidade político social, essa que normalmente não seria alcançada se não pelo uso do lawfare, ISTO É DA MANIPULAÇÃO DAS LEIS!
Diremos que é uma prática é planeada de forma a ter uma aparência de legalidade e, muitas vezes, essa aparência é criada com a ajuda dos jornalistas. Por isso, o termo é utilizado na maioria das ocasiões com uma conotação negativa, já que dá a ideia de um uso abusivo e ilegítimo (ilegal) da lei para prejudicar um determinado adversário politico. É o que está a acontecer claramente em Portugal.
Fazendo um pouco de história foi um general americano Charles Dunlap considerado o criador deste conceito. Em 2001 publicou um artigo em que definiu esta palavra como o uso da lei para atingir objetivos políticos e militares. Desde o final do século XX, mas com mais intensidade nas últimas duas décadas, o conceito lawfare passou a substituir golpes de estado e pronunciamentos militares. Deste modo, não enfrentam a contestação popular e a rejeição da opinião pública internacional quanto a formas violentas de resolução de problemas políticos, criando pelo contrário uma imagem moralista e de combate à corrupção.
Este conceito foi sendo utilizado de forma generalizada na América Latina e depois passou a diversos países europeus, repetindo com rigor as mesmas formas de actuação. Na América Latina são amplamente conhecidos os casos de Lula da Silva e Dilma Roussef (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolivia), e Lopez Obrador (México).
Se reparamos, em muitos dos casos conhecidos foram amplamente divulgadas acusações, insinuações e supostos ilícitos legais com o objetivo de lhes criar uma imagem de desgaste e de desprestigio na sociedade que determine a sua liquidação política, com ou sem prisão nesse processo.
Na grande maioria, no geral, destes casos, não foram provados os factos das supostas ilegalidades, mas as respectivas eliminações políticas foram irreversíveis.
O caso mais flagrante foi a prisão de Lula da Silva com a acusação de ter recebido um andar de suborno, que depois se veio a verificar não lhe pertencer. O aspecto central deste lawfare é que todos os dirigentes políticos que não se submetem às políticas neoliberais e desenvolvem políticas sociais, são alvos preferenciais dessas forças políticas e económicas antissociais. Grande parte dos meios de comunicação social tem um papel fundamental, mesmo imprescindível, nestes processos, pois estão concentrados em poucas mãos, desencadeiam uma acção legitimadora de toda a operação. O mecanismo geral baseia-se em detetar pretensos delitos ou comportamentos que possam suscitar repúdios ou que façam despertar a indignação generalizada na opinião pública. Não temos quaisquer tipo de dúvidas que é um “golpe de Estado judicial” que estamos a viver em Portugal e um governo de magistrados que se avizinha!
quinta-feira, novembro 09, 2023
“A sovereign should never put into action an army motivated by anger; A leader should never start a war motivated by anger.” (Sun Tzu)
“A sovereign should never put into action an army motivated by anger; A leader should never start a war motivated by anger.” (Sun Tzu)
In general, we are almost all very focused on the froth of recent events. In this game of words, where every word counts – due to the power inherent in it and the interpretation that each one gives them – it is certain that we ignore some phrases to concentrate on others, decontextualized or not, in order to favor our interpretation of the word. reality.
But in the background there must be families with their daily difficulties. Failure to properly and fully take advantage of this unique opportunity of the Recovery and Resilience Plan (PRR) will be another disastrous page in this national plan of hundreds of years of being a people on the threshold of poverty. We remember what the Swiss César de Sausurre wrote in 1730: “It can be said, in short, that Portugal is one of the most beautiful, best and most pleasant countries in the world, but that it is inhabited by people who are not worthy of such a delicious country.” In these almost 300 years, what has changed?
In this regard, he also said, which continues to fit us like a glove, the observation attributed to the Roman emperor Julius Caesar (100-44 BC with the following phrase: “There in the confines of Iberia lives a people who do not even govern themselves He doesn't even allow himself to be governed." This is a reality of a historical and anthropological nature. We are much of what we once were, at worst and at best. Almost everything that is best in us originates from what is worst in us.
We have to be aware that rushing to the elections at this moment would be a Pontius Pilate decision – the crowd would applaud President Marcelo, but the President of the Republic's hands would remain, from our point of view, dirty. In our opinion, what happened on Tuesday is not only unacceptable from a political point of view. It is equally unacceptable from the point of view of justice. A prime minister cannot fall because of a sly paragraph written on the last page of a note from the Public Ministry to the media. It is not possible to vote conscientiously without a good idea of what is at stake. Maybe it's time for President Marcelo to use his popularity to force the country to stop and reflect. Running elections is a mistake. The country should stop and think, President Marcelo Rebelo de Sousa has in his hands a unique opportunity to make history and leave his mark on Portuguese democracy. Or will we continue at this pace, as if it were nothing, with minister after minister suspected of using their power for their own benefit, pretending that the vote, just like that, will miraculously change the entire Portuguese political culture and the current state of things ?“We learn through bitter experience the supreme lesson: to control our anger and make it like heat that is converted into energy. Our controlled anger can be converted into a force capable of moving the world.” (Mahatma Gandhi)
“Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.”(Sun Tzu)
“Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.”(Sun Tzu)
Andamos, no geral quase todos muito focados na espuma dos acontecimentos recentes. Neste jogo de palavras, onde todas as palavras contam – pelo poder que lhe são inerentes e pela interpretação que cada um lhes dá – sendo certo que se ignora algumas frases para nos concentrarmos noutras, descontextualizadas ou não, de modo a favorecer a nossa interpretação da realidade.
Mas, no plano de fundo deviam estar as famílias com as suas dificuldades do dia a dia. Não aproveitar devidamente, e integralmente, esta oportunidade única do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) será mais uma página funesta neste desígnio nacional de centenas de anos de sermos um povo no limiar da miséria. Veio-nos à memória o que escreveu o suíço César de Sausurre em 1730:”Pode dizer-se em suma, que Portugal é um dos mais belos, dos melhores e mais agradáveis países do Mundo, mas que está habitado por gente que não é merecedora de um tão delicioso País.” Nestes quase 300 anos o que é que mudou?
A este propósito também terá dito, o que continua a assentar-nos como uma luva, a observação, atribuída o imperador romano Júlio César (100-44 a.C com a frase seguinte:” Lá nos confins da Ibéria vive um povo que nem se governa nem se deixa governar.” Esta é uma realidade de caráter histórico e antropológico. Somos muito daquilo que já fomos, no pior e no melhor. Sendo que quase tudo o que temos de melhor se origina no que temos de pior.
Temos que ter consciência ir a correr para as eleições neste momento seria uma decisão à Pôncio Pilatos – a multidão aplaudiria o presidente Marcelo, mas as mãos do Presidente da República continuariam, do nosso ponto de vista, sujas. Na nossa opinião o que aconteceu na terça-feira não é apenas inaceitável do ponto de vista político. É igualmente inaceitável do ponto de vista da justiça. Um primeiro-ministro não pode cair por causa de um parágrafo manhoso escrito na última página de uma nota do Ministério Público à comunicação social. Não é possível votar em consciência sem uma boa noção do que está em causa. Talvez seja a hora do presidente Marcelo usar a sua popularidade para obrigar o país a parar e a reflectir. Eleições a correr é um erro. O país devia parar e pensar, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa tem nas suas mãos uma oportunidade única para fazer História e deixar a sua marca na democracia portuguesa. Ou será que vamos continuar neste ritmo, como se nada fosse, com ministros e mais ministros suspeitos de utilizar o seu poder em proveito próprio, fingindo que o voto, sem mais, vai milagrosamente mudar toda a cultura política portuguesa e o actual estado de coisas?“Aprendemos através da experiência amarga a suprema lição: controlar a nossa ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. A nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.”(Mahatma Gandhi)
quarta-feira, novembro 08, 2023
“Love is space and time made sensitive to the heart.” (Marcel Proust)
“Love is space and time made sensitive to the heart.” (Marcel Proust)
A popular saying says that in a full heart there is room for everything, but in an empty heart there is room for nothing. José Saramago wrote that, “physically, we inhabit a space, but, sentimentally, we are inhabited by a memory.” There comes a time when we discover that there is a new way of living, which is to live today, giving the most of ourselves and expecting the most from life. Just for today we will be allowed to dream and imagine our life the way we want it to be. Just for today we decided to be happy because we know that when tomorrow comes, we will have the opportunity to decide all of this again. Just for today, we decided to change and that makes all the difference! “We have to discover security within ourselves. During the short time of our lives we need to find our own criteria for relating to the existence in which we participate so transiently.” (Boris Pasternak)
The day we realize that there is no more room for dreams and that hope is something far away, life will no longer have meaning! If so, then let's not waste time, let's make the most of our time! As Albert Einstein wrote, “Time and space are ways in which we think, not conditions in which we live.”
In our personal lives we tend to simplify what we can and, we try to be part of the world we live in, we are aware of our human condition and the many scourges happening around the world. But we like to live and we need to like living. As Tolentino de Mendonça wrote, during vacations "we sit by the sea looking for the open, a sea breeze, the freshness of the water, a different breath. We are not made for air conditioning or for life among walls. Our soul needs wide spaces, vastness and to dream.”
“O amor é o espaço e o tempo tornados sensíveis ao coração.”(Marcel Proust)
“O amor é o espaço e o tempo tornados sensíveis ao coração.”(Marcel Proust)
Um ditado popular diz que num coração cheio há espaço para tudo, mas num coração vazio não há espaço para nada. Já escreveu José Saramago que ,“fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.” Chega um momento em que descobrimos que há uma nova forma de viver, que é viver o hoje dando o máximo de nós próprios e esperando o máximo da vida. Só por hoje nos será permitido sonhar e imaginar a nossa vida da forma como nós queremos que ela seja. Só por hoje decidimos ser felizes porque sabemos que quando o amanhã chegar, teremos a oportunidade de decidir tudo isso novamente. Só por hoje, decidimos mudar e isso faz toda a diferença! “Temos de descobrir segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente.”(Boris Pasternak)
No dia em que percebermos que não há mais espaço para sonhos e que a esperança foi algo longínquo, a vida não mais terá sentido! Se assim é, então não percamos tempo, aproveitemos o nosso tempo! Como escreveu Albert Einstein , “O tempo e o espaço são modos pelos quais pensamos e não condições nas quais vivemos.”
Na nossa vida pessoal tendemos a simplificar o que podemos e, tentamos fazer parte do mundo em que vivemos, somos consciente da nossa condição humana e de muitos flagelos a acontecer pelo mundo. Mas gostamos de viver e precisamos de gostar de viver. Como escreveu Tolentino de Mendonça, em tempo de férias "sentamo-nos à beira-mar à procura do aberto, de uma brisa marítima, da frescura da água, de uma respiração diferente. Não somos feitos para o ar condicionado ou para a vida entre paredes. A nossa alma precisa de espaços amplos, de vastidão e de sonhar.”
sábado, novembro 04, 2023
“When we suffer before it is necessary, we suffer more than necessary.” (Séneca)
“When we suffer before it is necessary, we suffer more than necessary.” (Séneca)
Someone said that sometimes courage is the quiet voice that at the end of a day, gently tells us, “I'll try again tomorrow”. In truth and reality, whether things go well or go wrong, the time of forgetting is always the same. As Augusto Cury said in his book “Training Emotions to Be Happy”: “How many young people and adults lose the shine in life by making their mind a source of anxiety? They were not trained to talk about themselves. They let their emotions and thoughts become trapped. It is not healthy to live closed within yourself. Those who isolate themselves in their own world and do not learn to share their emotions deteriorate their self-esteem. They make their small problems insurmountable obstacles. “
If there's a place that inspires us, it's the top of a mountain. They teach us that inspiration is not just others, but that through an internal look, we find within ourselves an immense source of inspiration. The popular voice says that “keeping the feeling of anger is like holding a hot coal with the intention of throwing it at someone”; We are the ones who get burned! Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger, anger leads to hate, hate leads to suffering. A Chinese proverb says: “If we are patient in a moment of anger, we will avoid a hundred days of suffering.” Let's be clear, anxiety and anger prevent us from seeing the truth clearly. “The best attitude for an intelligent person who is under the heat of anxiety is not to force themselves to react, it is to preserve themselves. It is important to manage emotion and wait for the tension to pass and then take action. Don't take life with iron and fire. Respect your limits.”(Augusto Cury)
When fear consumes us, we feed it with an even greater fear, the fear of feeling fear. This fear that we feel of feeling afraid is greater than the courage we have to face our fears, this makes us think that fear is cured with fear and not with courage as we thought before. “Avoid corrosive feelings such as resentment, anger and hurt, which take away our nights of sleep and in no way affect the people responsible for causing them.” (Friedrich Nietzsche)
In reality we have to realize that most of our problems do not exist. And when we have a problem that we consider to be serious, we have to find a solution. In fact, we have to understand that what consumes us is fear! “Always the same feeling, desire, anxiety. However, calmer than usual, as if a great evolution was being processed, the distant tremor of which I am feeling. I've already said too much. “(Franz Kafka)
“Quando sofremos antes de ser necessário, sofremos mais do que o necessário.”(Séneca)
“Quando sofremos antes de ser necessário, sofremos mais do que o necessário.”(Séneca)
Alguém disse que às vezes a coragem é a voz tranquila que no final de um dia, nos diz suavemente, “ eu vou tentar novamente amanhã ”. Na verdade e na realidade, as coisas corram bem ou corram mal o tempo do esquecimento é sempre igual. Como disse Augusto Cury no seu livro “Treinar As Emoções Para Ser Feliz “: “Quantos jovens e adultos perdem o brilho da vida por fazerem da sua mente uma fonte de ansiedade? Não foram treinados para falarem sobre si mesmos. Deixam as suas emoções e pensamentos ficarem aprisionados. Não é saudável viver fechado dentro de si mesmo. Os que se isolam no seu próprio mundo e não aprendem a partilhar as suas emoções e deterioram a sua autoestima. Fazem dos seus pequenos problemas obstáculos intransponíveis. “
Se há lugar que nos inspira é o cimo de uma montanha. Ensinam-nos que a inspiração não são somente os outros, mas que através de um olhar interno, encontramos em nós uma fonte de inspiração imensa. Diz a voz popular que “guardar o sentimento de raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo a alguém”; somos nós que nos queimamos! O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento. Diz um proverbio chinês que :“Se somos pacientes num momento de raiva, evitaremos cem dias de sofrimento.” Sejamos claros a ansiedade e a raiva impedem-nos de ver a verdade com clareza. “A melhor atitude de uma pessoa inteligente que está sob o calor da ansiedade é não se obrigar a reagir, é preservar-se. É importante gerir a emoção e esperar que a tensão passe para depois tomar uma atitude. Não leve a vida a ferro e fogo. Respeite os seus limites.“( Augusto Cury)
Quando o medo nos consome, alimentamo-lo com um medo maior ainda, o medo de sentir medo. Esse medo que sentimos de sentir medo é maior que a coragem que temos para enfrentar os nossos medos, isso faz-nos pensar que o medo se cura com medo e não com coragem como pensávamos antes. “Evite sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e as mágoas, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los.”(Friedrich Nietzsche)
Na realidade temos que perceber que a maioria dos nossos problemas não existem. E se quando temos um problema que entendemos ser grave, temos que arranjar uma solução. De facto, temos de perceber que o que nos consome é o medo! “Sempre o mesmo sentimento, desejo, ansiedade. No entanto mais calmo do que habitualmente, como se se estivesse a processar uma grande evolução, cujo tremor distante eu estou a sentir. Já falei demasiado. “(Franz Kafka)
segunda-feira, outubro 30, 2023
“History is the teacher of life.”
“History is the teacher of life.”
This phrase is attributed to Marcus Tullius Cicero, Roman senator, philosopher and rhetorician, who lived in the 1st century before Christ, he believed that there was an intimate relationship between virtuous action and examples from the past. Several philosophers have made reference to what we have learned from the past. The philosopher Kierkegaard said: “Life can only be understood looking back, but it can only be lived looking forward.” Another wise man, Confucius, said: “if you want to know the past, examine the present, which is the result; If you want to know the future, examine the present, which is the cause.” The Greek thinker Herodotus, considered the father of History by the philosopher Cicero, argued that it is necessary to "think about the past to understand the present and idealize the future". We must not forget this teaching, otherwise we will lose ourselves in the foam of days or in utopias. (as something that takes the form of an illusion, dream, daydream, or fantasy)
Recurrently, there is the belief that history is cyclical, that is, there is a systematic repetition in history. Undeniably, the events that occurred in the past serve as an example and learning for the present life, it should be like that, but as we all know it is not! "Change is the law of life. And those who only look to the past or the present will surely miss the future.” (John Kennedy)
Many have already made mistakes by not taking advantage of the lessons of the past, who among us hasn't made mistakes? Both nations and people sometimes forget to look back to learn from successes (which should be imitated) and mistakes (which should be avoided). “In the demands of life, everything is lawful, even the artificial, and the artificial is sometimes the great sacrifice one makes to have the essential.” (Clarice Lispector)
Let us keep in mind that, to prepare for a better future, we cannot give up the lessons of the past, although without nostalgia, as things change. The key word is not “forgetfulness” but “adaptation”. As Henry Ford said: “The past serves to highlight our failures and give us directions for progress and development in the future.”
“A História é a mestra da vida”.
“A História é a mestra da vida”.
Esta frase é atribuída a Marco Túlio Cícero, senador, filósofo e retórico romano, que viveu no século I antes de Cristo, ele acreditava que havia uma relação íntima entre a acção virtuosa e os exemplos do passado. Vários filósofos fizeram referência ao que aprendemos com o passado. O filósofo Kierkegaard dizia: “A vida somente pode ser compreendida olhando-se para trás, mas somente pode ser vivida olhando-se para frente”. Outro sábio, Confúcio, disse: “se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa“. O pensador grego Heródoto, considerado o pai da História pelo filósofo Cícero, defendia que é preciso "pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro". Convém não esquecer esse ensinamento, sob pena de nos perdermos na espuma dos dias ou em utopias. (como algo que tem a forma de ilusão, sonho, devaneio ou fantasia)
De forma recorrente, encontra-se a crença de que a história é cíclica, ou seja, existe uma repetição sistemática na história. Inegavelmente, os factos ocorridos no passado servem como exemplo e aprendizagem para a vida presente, devia ser assim, mas como todos sabemos não o é!. “A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.”(John Kennedy)
Muitos já erraram por não aproveitar as lições do passado, quem de nós não errou? Tanto nações como pessoas esquecem às vezes de olhar para trás para aprender com os acertos (que devem ser imitados) e com os erros (que devem ser evitados). “Na exigência de vida tudo é lícito, mesmo o artificial, e o artificial é às vezes o grande sacrifício que se faz para se ter o essencial.”(Clarice Lispector)
Tenhamos em mente que, para prepararmos um futuro melhor, não podemos abrir mão das lições do passado, embora sem saudosismo, pois as coisas se transformam. A palavra chave não é “esquecimento” e sim “adaptação”. Como disse Henry Ford: ”O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos as indicações para o progresso e desenvolvimento no futuro.”
“Remember so that the memory does not fade” (anonymous).
“Remember so that the memory does not fade” (anonymous).
I was one of the economists who received on Wednesday, October 25, 2023, the “Diploma of Counselor Economist”, awarded by the Order of Economists.
“The Order of Economists took this initiative to distinguish economists without any record of disciplinary infraction, and who through their career have contributed in a relevant way to the economic development of Portugal, and in accordance with the principles supported by the Order of Economists, as that is, the recognition by our Order of the effort, the work, the contribution made to companies and institutions by the economists and managers who chose this professional orientation for the course of their lives.
More than an individual distinction for each one of us, for the results of our work, which is already significant, we interpret this recognition from the Order also as an encouragement to young people in our country and to all foreigners who choose us to study, to choose the profession of Economist, as it is necessary, useful, represents a net added value for companies and public and private institutions, in addition to having an Order worth belonging to, as it gives prestige to the profession and is a national reference , Upon being distinguished at this Congress of our Order, on October 25, 2023, held in Lisbon at the Calouste Gulbenkian Foundation, with the Honorary title of Economist Counselor and having been chosen by the Order of Economists to represent all colleagues in receiving the Diploma which attests to the Distinction, which allows us to use the Insignia in all solemn ceremonies promoted by the Order of Economists, and to include in our professional signature, the mention of “Advisor Economist”, I would like, on my personal behalf and that of all colleagues, to thank to our Order for this pioneering initiative, and to say to everyone present that we limited ourselves to doing what was our responsibility, which was and is, valuing our profession, honoring the schools where we studied, our origins and contributing to a more Developed in economic terms, without forgetting its social and territorial cohesion. I share this distinction with distinguished economists today, with my colleagues in economics, my teachers and students and all those economists who work every day in the periphery and ultraperiphery to improve the territories and lives of their fellow countrymen. Finally, a word of encouragement for the Order of Economists to continue developing the work that has been done with its Delegations.” (Azorean economist, Gualter Furtado)
“We must feel the need for experience, for observation, that is, the need to leave ourselves to access the school of things, if we want to know and understand them.” (Émile Durkheim
“Ordem dos Economistas entrega “Diploma de Economista Conselheiro”
“Ordem dos Economistas entrega “Diploma de Economista Conselheiro”
“Recordar para que a memória não se apague”(anónimo).
Fui uma dos economistas que recebeu na quarta-feira, dia 25 de Outubro de 2023 o “Diploma de Economista Conselheiro”, atribuído pela Ordem dos Economista.
“ A Ordem dos Economistas tomou esta iniciativa de distinguir os economistas sem nenhum registo de infração disciplinar, e que pelo seu percurso tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento económico de Portugal, e de acordo com os princípios sustentados pela Ordem dos Economistas, já que isto é, o reconhecimento por parte da nossa Ordem do esforço, do trabalho, do contributo dado às empresas e às instituições pelos economistas e gestores que escolheram esta orientação profissional para o percurso das suas vidas.
Mais do que uma distinção individual a cada um de nós, pelos resultados do nosso trabalho, o que já é significativo, interpretamos este reconhecimento por parte Ordem também como um incentivo aos jovens do nosso País e a todos os estrangeiros que nos escolhem para estudarem, para optarem pela profissão de Economista, por ser necessária, ser útil, representar um valor acrescentado líquido para as empresas e instituições públicas e privadas, a que acresce terem uma Ordem a que vale a pena pertencer, por prestigiar a profissão e ser uma referência nacional, Ao ser distinguido neste Congresso da nossa Ordem, neste dia 25 de outubro de 2023, realizado em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, com o título Honorífico de Economista Conselheiro e ter sido escolhido pela Ordem dos Economistas para representar todos os colegas no recebimento do Diploma que atesta a Distinção, que nos permite utilizar a Insígnia em todas as cerimónias solenes promovidas pela Ordem dos Economistas, e incluir na nossa assinatura profissional, a menção de “Economista Conselheiro”, gostaria em meu nome pessoal e de todos os colegas, de agradecer à nossa Ordem por esta pioneira iniciativa, e dizer a todos os presentes, que nos limitamos a fazer o que nos competia, que era e é, valorizar a nossa profissão, honrar as escolas onde estudamos, as nossa origens e contribuirmos para um País mais Desenvolvido em termos económicos, sem esquecer a sua coesão social e territorial. Partilho esta distinção com os economistas distinguidos hoje, com os meus colegas de económicas, os meus professores e alunos e todos aqueles economistas que todos os dias trabalham na periferia e ultraperiferia para melhorarem os territórios e a vida dos seus conterrâneos. Finalmente, uma palavra de incentivo para a Ordem dos Economistas continuar a desenvolver o trabalho que tem vindo a ser feito com as suas Delegações.”( economista açoriano, Gualter Furtado)
“É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.”(Émile Durkheim
segunda-feira, outubro 16, 2023
Having courage is the resistance to being afraid!
Having courage is the resistance to being afraid!
Although there is a lot of evidence about what we can call, and sometimes do call – human stupidity – we believe despite everything that we still live in relative safety. We always remember that we have to have acts of kindness, but in reality we are all very selfish, and we only “wake up” to reality when someone among us is affected. So YES! The world is increasingly dangerous! As Albert Einstein said: “The world is a dangerous place to live, not because of those who do evil, but rather because of those who watch and let evil happen.”
The events that occur in schools with situations of aggression against students, perpetuated by other students, or even worse by former students, in the face of supposed threats, and which take over school life, it seems natural that it arouses concern and insecurity among parents, students , teachers, employees and society in general. “Don't try to guess what people think about you... Do your part, without any fear. What really matters is who you are.” (Mahatma Gandhi
In the face of danger, which is not always visible, tension increases, leading to an emotional imbalance that compromises the rhythm of life, triggering high and constant anxiety attacks, especially in those who have been victims of or witnessed violence. This uneasiness invades not only the school environment, but also the personal lives of parents who, due to tension, find it difficult to concentrate on day-to-day tasks, including work. As I said
Seneca: “The things that frighten us are greater in number than those that actually harm us, and we are more distressed by appearances than by real facts.”
This internal state of constant alert, perfectly understandable at these times, causes many students to have crying spells and refuse to go to school, leading their parents, who are also fearful, to agree. Such conduct is a momentary protective measure, but it does not solve the problem, as it only brings momentary comfort. What you need to do is learn to deal with fear, instead of running away from it. Of course it is not an easy process, but it is possible. “Freedom means responsibility. That's why so many people are afraid of it.” (George Bernard Shaw)
The adoption of stricter security measures is one of the first priorities of responsibility not only restricted to the director of the school group, or the commander of the GNR, but also to the entire society in general. I remember that the
physical or psychological abuse committed repeatedly by students on another or others, against school employees or by a guardian is a crime of school violence, configured as a public crime. This is why, all facts classified as crimes committed in a school environment or of which members of the school community are victims, are covered by the mandatory reporting duties of those responsible for schools, regional education directorates and holders of inspection functions in the General Inspectorate of Education. Although these factors are complex, as each case is unique, we need to reflect on them. “You have to expose yourself without fear of being a citizen. We need to put the work out there. You need to know how to hear a no and, after drying your tears, keep fighting. Taking risks is the name of the game. Many lose, few win. But whoever doesn’t try, has no right to complain.”(Martha Medeiros)
Ter coragem é a resistência a ter medo!
Ter coragem é a resistência a ter medo!
Apesar de existir muita evidência sobre o que podemos chamar, e por vezes chamamos – estupidez humana – acreditamos apesar de tudo que ainda vivemos numa relativa segurança. Relembramo-nos sempre que temos de ter gestos de bondade, mas na verdade todos somos muito egoístas, e só “acordamos” para a realidade quando alguém dos nossos é atingido. Portanto SIM ! O mundo está cada vez mais perigoso! Como disse Albert Einstein: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”
Os factos ocorridos nas escolas com situações de agressão a alunos, perpetuados por outros alunos, ou pior ainda por ex-alunos, diante de supostas ameaças, e que toma conta da vida escolar, parece natural que desperte uma preocupação e insegurança entre pais, alunos, professores, funcionários e na sociedade em geral. “Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito... Faça a sua parte, sem qualquer medo. O que importa mesmo é quem é.”(Mahatma Gandhi
Diante do perigo, nem sempre visível, a tensão aumenta, levando a um desequilíbrio emocional que, compromete o ritmo de vida, desencadeando crises de ansiedade elevadas e constantes, sobretudo naqueles que foram vítimas ou testemunharam a violência. Esta intranquilidade invade não só o ambiente escolar, mas também a vida pessoal dos pais que, pela tensão, tem dificuldade de concentrar nas tarefas do dia a dia, incluindo o trabalho. Como disse
Seneca:”As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos factos reais.”
Este estado interno de alerta constante, perfeitamente compreensível nestes momentos, faz com que muitos alunos tenham crises de choro e recusa em ir à escola, levando os pais, que também estão temerosos, a concordarem. Tal conduta é uma medida de protecção momentânea, porém não resolve o problema, pois traz conforto apenas momentâneos. O que é preciso fazer é aprender a lidar com o medo, em vez de fugir dele. Claro que não é um processo fácil, mas possível. “Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”(George Bernard Shaw)
A adopção de medidas de segurança mais rígidas é uma das primeiras prioridades de responsabilidade não só restrita ao director do agrupamento escolar, ou ao comandante da GNR, mas também a toda a sociedade em geral. Relembro que os
maus tratos físicos ou psíquicos cometidos de forma reiterada por estudantes sobre outro ou outros, contra funcionários da escola ou por um encarregado de educação é crime de violência escolar, configurado como crime público. É por isso que, todos os factos qualificados como crimes cometidos em ambiente escolar ou de que sejam vítimas membros da comunidade escolar, estão abrangidos pelos deveres de denúncia obrigatória dos responsáveis das escolas, direcções regionais de educação e titulares de funções inspectivas na Inspecção Geral de Educação. Apesar destes factores serem complexos, pois cada caso é único, é preciso refletirmos sobre eles. “É preciso se expôr sem medo de ser cidadão. É preciso colocar o trabalho na rua. É preciso saber ouvir um não e, depois de secar as lágrimas, seguir batalhando. Arriscar, é o nome do jogo. Muitos perdem, poucos ganham. Mas quem não tenta, não tem o direito de reclamar.”(Martha Medeiros)
terça-feira, outubro 10, 2023
MY SOUL IS IN A BREEZE* (Mário de Andrade) (Dedicated to everyone aged 70 and over…)
*MY SOUL IS IN A BREEZE*
(Mário de Andrade)
(Dedicated to everyone aged 70 and over…)
“I counted my years and discovered that I have less time to live from now on than what I have lived until now.
I feel like that kid who got a bag of sweets; The first ate it with pleasure, but when he realized that there were few of them, he began to taste them deeply.
I no longer have time for endless meetings where statutes, rules, procedures and internal regulations are discussed, knowing that none of this will be achieved.
I no longer have time to support absurd people who, despite their chronological age, have not grown up.
I feel like I have too little time to discuss titles. I want the essence, my soul is in a hurry... Not many sweets in the package...
I want to live alongside human, very human people. Who know how to laugh at their mistakes. That don't get bloated, with their triumphs. Who do not consider themselves elected ahead of time. Who are not far from their responsibilities. Who defend human dignity. And they want to walk on the side of truth and honesty.
The essential is what makes life worth living.
I want to surround myself with people who know how to touch people's hearts...
People who were taught by the blows of life to grow with gentle touches on their souls.
Yes... I'm in a hurry... I'm in a hurry to live with the intensity that only maturity can give.
I intend not to waste any of the sweets I have or receive...I'm sure they will be more exquisite than the ones I've eaten so far.
My goal is to reach the end satisfied and at peace with my loved ones and my conscience.
We have two lives and the second begins when we realize that there is only one...”
(Mário de Andrade)
MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA* (Mário de Andrade) (Dedicado a todas e todos com 70 anos e mais…
*MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA*
(Mário de Andrade)
(Dedicado a todas e todos com 70 anos e mais…)
“Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.
Eu sinto-me como aquela criança que ganhou um pacote de doces; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos, começou a saboreá-los profundamente.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada disso será alcançado.
Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
Sinto que o meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, a minha alma está com pressa ... Sem muitos doces no pacote ...
Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir dos seus erros. Que não ficam inchadas, com seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar do lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas...
Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma.
Sim ... Estou com pressa ... Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe...Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.
O meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
Nós temos duas vidas e a segunda começa quando percebemos que só tem uma...”
(Mário de Andrade)
segunda-feira, setembro 25, 2023
*MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA* Mário de Andrade
Este poema bonito é para aqueles que têm 70 anos ou mais, mas hoje é um luxo para todos.
*MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA*
Mário de Andrade
Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.
Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de doces; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos, começou a saboreá-los profundamente.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.
Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
Meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, minha alma está com pressa ... Sem muitos doces no pacote ...
Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir dos seus erros. Que não ficam inchadas, com seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar do lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas...
Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma.
Sim ... Estou com pressa ... Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe...Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.
Meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
Nós temos duas vidas e a segunda começa quando você percebe que você só tem uma...”
(Mário de Andrade)
True patriotism does not exclude an understanding of the patriotism of others.” (Queen Elizabeth II - quotes)
“True patriotism does not exclude an understanding of the patriotism of others.” (Queen Elizabeth II - quotes)
Between the past and the present, the statement “of our memories” is perhaps the simplest way to explain the proliferation of gatherings and lunches throughout the country, especially with ex-combatants in the then overseas territories of Portugal, in Guinea, Angola and Mozambique, but someone also said that these “lunches have, above all, a therapeutic function”.
There are those who say that we are always saying who we are, even when we say nothing. Or especially when we don't say anything! Friends also choose each other for moments, and these moments are our moments,
because we feel like we belong together!! We were also young and it is in these moments that we “go back to our youth” and we are grateful to have the memory of those times and, perhaps, intimately, we can conclude that…it is the past! , but there we are moving forward. We are always moving forward so as not to become dull. Then, we leave until “next year”, sleep well and return to being almost intact. Almost, because for every friend (at the time we said friend) that we don't see again – there's always a list!, there's a tiny, invisible scar on our skin. Only we know where it is and that it stays there forever.
(Dedicated to all ex-combatant comrades, who spent 2 years of our youth, July 1970 to August 1972, in Cabinda, and especially those who were able to be with us on September 23, 2023, on the outskirts of To take)
“O verdadeiro patriotismo não exclui uma compreensão do patriotismo dos outros.”( Rainha Elizabeth II - citações)
“O verdadeiro patriotismo não exclui uma compreensão do patriotismo dos outros.”( Rainha Elizabeth II - citações)
Entre o passado e o presente a afirmação “das nossas memórias”, talvez seja a maneira mais simples de uma explicação para a proliferação de convívios, almoços por todo o País, em especial de ex-combatentes nos territórios , então ultramarinos de Portugal, na Guiné, Angola e Moçambique, mas alguém também disse que estes “almoços têm acima de tudo uma função terapêutica”.
Há quem diga que estamos sempre a dizer quem somos, mesmo quando não dizemos nada. Ou sobretudo quando não dizemos nada! Os amigos também se escolhem para os momentos, e estes momentos são os nossos momentos,
porque sentimos que pertencemos uns aos outros!! Também fomos jovens e é nestes momentos que “voltamos algures no nosso tempo de juventude” e somos gratos por poder ter a memória desses tempos e, talvez, intimamente, se possa concluir que …é o passado! , mas lá estamos nós a seguir em frente. Estamos sempre a seguir em frente para não ficarmos baços. Depois, vamos embora até “pró ano”, dormimos bem e voltamos a ficar quase intactos. Quase, porque, por cada amigo (na altura dizíamos camarada) que não voltamos a ver – há sempre uma lista!, há uma cicatriz pequenina e invisível na nossa pele. Só nós sabemos onde está e que fica ali para sempre.
( Dedicado a todos os camaradas ex-combatentes, que passamos 2 anos da nossa juventude , Julho de 1970 a Agosto de 1972, em Cabinda, e em especial aqueles que puderam estar no nosso convívio no dia 23 de Setembro de 2023, nos arredores de Tomar)
quarta-feira, setembro 20, 2023
“Those who don’t know how to listen don’t listen to the advice that life gives us.” (Paulo Coelho)
“Those who don’t know how to listen don’t listen to the advice that life gives us.” (Paulo Coelho)
It's not easy to listen to others because what really interests us is our lives. Talk about our lives and experiences. You also need to let others speak because when you don't know how to listen to others, you can't expect them to listen to you! “You have to know how to listen and know how to be silent. By just talking and thinking little, people make mistakes that are difficult to repair later. And because they hear so much less than they think, they make even worse mistakes...!” (Augusto Branco)
This diversity of opinions is explained in the book Contemptus Mundi, by the 15th century monk Thomas Kempis, who in Chapter IV of the Second Book, says: "Man judges external things according to his internal disposition." Although we know the theory, where everyone must respect each other, our minds often go against it, deviating along the way. Therefore, we must live in constant policing of our personal impulses and desires, so that we have the capacity to respect and be respected. “There is power in making yourself known and heard, in having your own story, in using your authentic voice. And there is beauty in being willing to know and listen to others.” (Michelle Obama)
In life, you have to learn to differentiate between gratuitous and malicious criticism and valid and constructive criticism. Free criticism generally comes from negative and envious people and is of no interest to our lives, projects and dreams. “Listen, silence, think, speak, silence and think again would avoid many things said in vain.” (Augusto Branco)
Valid and constructive criticism comes from people who love us well and who want to help us grow in all areas of our lives. They help us to improve our lives, with actions and attitudes. They try to find solutions to our problems and how to achieve our goals and dreams. “For the art of living, you need to know the art of listening, smiling and being patient... always.” (Hermann Hess)
“Quem não sabe ouvir não escuta os conselhos que a vida nos dá.”(Paulo Coelho)
“Quem não sabe ouvir não escuta os conselhos que a vida nos dá.”(Paulo Coelho)
Não é fácil ouvir os outros porque o que nós interessa verdadeiramente é a nossa vida. Falar das nossas vidas e experiências. É necessário deixar falar também os outros porque quando não sabe ouvir os outros, não pode esperar que o oiçam! “É preciso saber ouvir e saber calar. Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois. E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...!”(Augusto Branco)
Esta diversidade de opiniões, explica-a o livro Contemptus Mundi, do monge Thomas Kempis, do século XV, que no Capítulo IV do Segundo livro, diz: "O homem julga das coisas exteriores segundo a sua disposição interior." Embora se saiba a teoria, onde todos devam se respeitar, muitas vezes nossa mente vai contra, desviando-se no meio do caminho. Por isso, devemos viver em constante policiamento de nossos impulsos e desejos pessoais, para termos capacidade de respeitar e sermos respeitados. “Há poder em se fazer conhecer e ouvir, em ter sua própria história, em usar sua voz autêntica. E há beleza em se dispor a conhecer e ouvir os outros.”(Michelle Obama)
Na vida, tem de se aprender a diferenciar as críticas gratuitas e maldosas com as críticas validas e construtivas. As críticas gratuitas provem geralmente de pessoas negativas e invejosas e são sem interesse nenhuns para a nossa vida, projetos e sonhos. “Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão.”( Augusto Branco)
As críticas validas e construtivas provém de pessoas que nos querem bem e que querem nos ajudar a crescer em todas as áreas da nossa vida. Ajudam-nos a melhorar a nossa vida, com actos e atitudes. Tentam encontrar soluções para os nossos problemas e como alcançar os nossos objetivos e sonhos.“Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência... sempre.”(Hermann Hess)
sábado, setembro 16, 2023
The first law of any human being must be self-respect.” (Pythagoras)
“The first law of any human being must be self-respect.” (Pythagoras)
Applying respect in everyday situations is a challenge for everyone, including those who do not respect themselves. Respect is essential for living in society, including when it comes to accepting differences and living in harmony. As Saint Augustine said: “In essence we are equal, in differences we respect each other”, in fact talking about respect mostly encompasses accepting differences. In essence, with feelings and emotions, we are the same, however, each person has characteristics that are unique to them. And therein lies the key to exercising respect, given the particularities of each person. “To be capable of respect is nowadays almost as rare as being worthy of respect.” (Joseph Joubert
Therefore, with some perplexity, we witness almost daily, particularly on so-called social networks, the invention of facts, which some even call “alternative truths”, with the intention of false and slanderous information, it is not about freedom of opinion, nor about “harsh words”. ”, but the fabrication of lies and the crime of slander. We are led to think as Leon Trotsky said: “Human beings do not have much respect for others because they have little respect even for themselves.”
The sublime ability to respect yourself, understand who you are, in terms of defects and qualities, is reiterated. Only in this way will you be able to understand the needs of others and respect them. By knowing how to put yourself in someone else's shoes, understanding how they would feel, it will be possible to apply empathy and respect in their respective relationships.
In the concepts of Buddhism “A good friend, who points out our errors and imperfections and reproves evil, must be respected as if he had revealed to us the secret of a hidden treasure.” When we talk about friendship, the relationship of respect is even deeper, and that friend who makes us see what is wrong should be valued. This friend helps us to follow the correct path and should be worthy of being considered the most valuable among our treasures in life. After all, understanding others, to the extent of their inequalities, means living in an environment of support and reciprocity. “Solidarity is the feeling that best expresses respect for human dignity.” (Franz Kafka)
“A primeira lei de qualquer ser humano deve ser o respeito de si mesmo.” (Pitágoras)
“A primeira lei de qualquer ser humano deve ser o respeito de si mesmo.” (Pitágoras)
Aplicar o respeito nas situações quotidianas é um desafio para todos, inclusive aqueles que não respeitam a si próprios. O respeito é primordial para se viver em sociedade, inclusive ao que se refere a aceitar as diferenças e viver em harmonia. Como disse Santo Agostinho: “ Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”, na verdade falar sobre respeito engloba, na sua maioria, aceitar as diferenças. Em essência, com sentimentos e emoções, somos iguais, porém, cada pessoa possui características que lhes são únicas. E aí está a chave para se exercitar o respeito, diante das particularidades de cada um. “Ser capaz de respeitar é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito.”( Joseph Joubert
Por isso com alguma perplexidade assistimos quase diariamente, nomeadamente nas chamadas redes socias a invenção de factos, a que alguns até chamam “verdades alternativas”, com intenção de informação falsa e caluniosa, não se trata de liberdade de opinião, nem de “palavras duras”, mas de fabricação de mentiras e do crime de calúnia. Somos levados a pensar com disse Leon Trotsky que:“Os seres humanos não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios.”
Reitera-se a sublime habilidade de se respeitar, entender quem é, em defeitos e qualidades. Somente assim conseguirá compreender as necessidades do outro e respeitá-las. Ao saber colocar-se no lugar do outro, entender como se sentiria, será possível aplicar empatia e respeito nas respectivas relações.
Nos conceitos do budismo “Um bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro.” Quando falamos em amizade, a relação de respeito é ainda mais profunda, devendo ser valorizado aquele amigo que nos fazer enxergar o errado. Esse amigo ajuda-nos a trilhar o caminho correto, devendo ser digno de ser considerado o mais valioso entre os nossos tesouros da vida. Afinal, compreender o outro, na medida de suas desigualdades, é viver em um ambiente de apoio e reciprocidade. “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”(Franz Kafka)
sexta-feira, setembro 15, 2023
“The greatest discovery of all time is that a person can change, simply by changing their attitude.” (Oprah Winfrey)
“The greatest discovery of all time is that a person can change, simply by changing their attitude.” (Oprah Winfrey)
The ideological fundamentalism of which “partisanship and clubism” are examples not to be remembered, is perhaps the “most obvious cause” of the Portuguese and Portugal not evolving in a positive way – in general we never accept the opinion of others, other than of “our group” - and this prevents us from knowing reality and even alternative changes to improve things,
This book about “Dossier TAP resisting privatizations” is a book that I consider excellent and pedagogical, and that helps us a lot to understand what happened in the so-called “parliamentary commission of inquiry into the events at TAP.
From now on I want to make it very clear that I have never been or am aligned with the PCP, but I purchased the book that I consider to be of public interest to the Portuguese. The PCP, from which I am separated from many different ideas, is a very institutional party that, at times, serves the public cause. This is the case with the book mentioned here. (read with an open mind and the appropriate socio-political framework and context)
That's why I've always had the full conviction and foundation that the problem of the public business sector must be attributed to the mismanagement of companies, and to a “creative system of complicities” that allows "the continuity of individuals without any capacity or knowledge" in disguise. of administrators, (with a few exceptions) which has led to a complete lack of accountability, labor disorganization and de-hierarchization of the organizational structure and to all-too-known “complicities” between “pressure groups” (trade unionists, “careerists”, and “others” who constitute a “bloc of established interests” that has been proliferating in this sector for years, and which had its “height” in the governments of Durão/Santana Lopes and full continuity in the misgovernment of Passos Coelho that to this day this Government has not managed to reverse - we cannot forget that it is the lack of effectiveness and efficiency in political action and management of “public things” that leads to a progressive lack of credibility in policies and government action. Or in the wisdom of the “knowledge” of the economist Doctor Professor Silva Lopes, in one of his famous interventions “There is a danger of Portuguese economic life being dominated by interest groups that oppose the replaceable transformations of pinching their privileges.”
There are many of these interest groups that we should be concerned about, particularly in the public transport sector, including some of the most powerful unions in the public sector” and after all this time, nothing seems to have changed, which leads me to add that, Perhaps “the State's biggest deficit is not of a budgetary nature. It's credibility. It's about respectability. Institutions stopped showing respect. And people stopped believing in those who lead them.” And finally, I learned that making mistakes is human. When you make a mistake, you accept the mistake, you learn, you do better next time. “The best feeling in the world comes when we start to feel good again after feeling horrible.” (Oprah Winfrey)
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
O fundamentalismo ideológico de que a “partidarite e clubite” , são exemplos a não reter, talvez seja a “causa mais evidente” da não evolução de modo positivo dos portugueses e de Portugal – no geral nunca aceitamos a opinião de outros, que não sejam do “nosso grupelho”- e tal é impeditivo de conhecermos a realidade e até a mudança alternativa para melhorar as coisas,
Este livro sobre “Dossier TAP resistindo às privatizações “ é um livro que considero excelente e pedagógico, e que nos ajuda muito a compreender o que se passou na dita “ comissão parlamentar de inquérito aos acontecimentos na TAP.
Desde já quero deixar bem claro que nunca fui nem sou alinhado com o PCP, mas adquiri o livro que considero de interesse público para os portugueses. O PCP, de que sou afastado em muitas e diversas ideias, é um partido muito institucional que, por vezes, serve a causa pública. É o caso do livro aqui referido. (ler com a mente aberta e o devido enquadramento e contexto sócio-politico)
Por isso sempre tive a plena convicção, e fundamento que o problema do sector empresarial público deve ser imputado á má gestão das empresas, e a um sistema “criativo de cumplicidades” que permite " a continuidade de indivíduos sem qualquer capacidade ou conhecimentos "travestidos" de administradores, (ressalvando-se algumas poucas excepções)que tem levado a uma completa ausência de responsabilização, desorganização laboral e desierarquização da estrutura organizativa e a “cumplicidades” demasiado conhecidas, entre “grupos de pressão” (sindicalistas, “carreiristas”, e “outros” que constituem um “bloco de interesses de instalados”que há anos vem proliferando neste sector, e que teve o seu “auge” nos governos de Durão/Santana Lopes e plena continuidade no desgoverno de Passos Coelho que até hoje este Governo não conseguiu inverter - não podemos esquecer que é a falta de eficácia e eficiência na acção politica e de gestão da “coisa pública” que conduz a uma progressiva falta de credibilidade das politicas e da acção governativa. Ou na sabedoria do “saber” do economista senhor Doutor Professoro Silva Lopes, numa das suas famosas intervenções “ Há perigo de a vida económica portuguesa ser dominada por grupos de interesses que se opõem às transformações substituíveis de beliscar os seus privilégios.”
Há muitos destes grupos de interesse com que devemos preocupar-nos, nomeadamente no sector dos transportes públicos, incluindo alguns dos sindicatos mais poderosos do sector público” sendo que passado todo este tempo, nada parece ter mudado, o que me leva a acrescentar que , talvez “ o maior défice do Estado não é de natureza orçamental. É de credibilidade. É de respeitabilidade. As instituições deixaram de se dar ao respeito. E as pessoas deixaram de acreditar em quem as dirige”. E para finalizar aprendi que errar é humano. Quando se erra, aceita-se o erro, aprende-se, faz.se melhor da próxima vez. “A melhor sensação do mundo vem quando começamos a se sentir bem novamente, depois que nos sentimos horríveis.” (Oprah Winfrey)
quinta-feira, setembro 14, 2023
“The greatest discovery of all time is that a person can change, simply by changing their attitude.” (Oprah Winfrey)
“The greatest discovery of all time is that a person can change, simply by changing their attitude.” (Oprah Winfrey)
The ideological fundamentalism of which “partisanship and clubism” are examples not to be remembered, is perhaps the “most obvious cause” of the Portuguese and Portugal not evolving in a positive way – in general we never accept the opinion of others, other than of “our group” - and this prevents us from knowing reality and even alternative changes to improve things,
This book about “Dossier TAP resisting privatizations” is a book that I consider excellent and pedagogical, and that helps us a lot to understand what happened in the so-called “parliamentary commission of inquiry into the events at TAP.
From now on I want to make it very clear that I have never been or am aligned with the PCP, but I purchased the book that I consider to be of public interest to the Portuguese. The PCP, from which I am separated from many different ideas, is a very institutional party that, at times, serves the public cause. This is the case with the book mentioned here. (read with an open mind and the appropriate socio-political framework and context)
That's why I've always had the full conviction and foundation that the problem of the public business sector must be attributed to the mismanagement of companies, and to a “creative system of complicities” that allows "the continuity of individuals without any capacity or knowledge" in disguise. of administrators, (with a few exceptions) which has led to a complete lack of accountability, labor disorganization and de-hierarchization of the organizational structure and to all-too-known “complicities” between “pressure groups” (trade unionists, “careerists”, and “others” who constitute a “bloc of established interests” that has been proliferating in this sector for years, and which had its “height” in the governments of Durão/Santana Lopes and full continuity in the misgovernment of Passos Coelho that to this day this Government has not managed to reverse - we cannot forget that it is the lack of effectiveness and efficiency in political action and management of “public things” that leads to a progressive lack of credibility in policies and government action. Or in the wisdom of the “knowledge” of the economist Doctor Professor Silva Lopes, in one of his famous interventions “There is a danger of Portuguese economic life being dominated by interest groups that oppose the replaceable transformations of pinching their privileges.”
There are many of these interest groups that we should be concerned about, particularly in the public transport sector, including some of the most powerful unions in the public sector” and after all this time, nothing seems to have changed, which leads me to add that, Perhaps “the State's biggest deficit is not of a budgetary nature. It's credibility. It's about respectability. Institutions stopped showing respect. And people stopped believing in those who lead them.” And finally, I learned that making mistakes is human. When you make a mistake, you accept the mistake, you learn, you do better next time. “The best feeling in the world comes when we start to feel good again after feeling horrible.” (Oprah Winfrey)
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
O fundamentalismo ideológico de que a “partidarite e clubite” , são exemplos a não reter, talvez seja a “causa mais evidente” da não evolução de modo positivo dos portugueses e de Portugal – no geral nunca aceitamos a opinião de outros, que não sejam do “nosso grupelho”- e tal é impeditivo de conhecermos a realidade e até a mudança alternativa para melhorar as coisas,
Este livro sobre “Dossier TAP resistindo às privatizações “ é um livro que considero excelente e pedagógico, e que nos ajuda muito a compreender o que se passou na dita “ comissão parlamentar de inquérito aos acontecimentos na TAP.
Desde já quero deixar bem claro que nunca fui nem sou alinhado com o PCP, mas adquiri o livro que considero de interesse público para os portugueses. O PCP, de que sou afastado em muitas e diversas ideias, é um partido muito institucional que, por vezes, serve a causa pública. É o caso do livro aqui referido. (ler com a mente aberta e o devido enquadramento e contexto sócio-politico)
Por isso sempre tive a plena convicção, e fundamento que o problema do sector empresarial público deve ser imputado á má gestão das empresas, e a um sistema “criativo de cumplicidades” que permite " a continuidade de indivíduos sem qualquer capacidade ou conhecimentos "travestidos" de administradores, (ressalvando-se algumas poucas excepções)que tem levado a uma completa ausência de responsabilização, desorganização laboral e desierarquização da estrutura organizativa e a “cumplicidades” demasiado conhecidas, entre “grupos de pressão” (sindicalistas, “carreiristas”, e “outros” que constituem um “bloco de interesses de instalados”que há anos vem proliferando neste sector, e que teve o seu “auge” nos governos de Durão/Santana Lopes e plena continuidade no desgoverno de Passos Coelho que até hoje este Governo não conseguiu inverter - não podemos esquecer que é a falta de eficácia e eficiência na acção politica e de gestão da “coisa pública” que conduz a uma progressiva falta de credibilidade das politicas e da acção governativa. Ou na sabedoria do “saber” do economista senhor Doutor Professoro Silva Lopes, numa das suas famosas intervenções “ Há perigo de a vida económica portuguesa ser dominada por grupos de interesses que se opõem às transformações substituíveis de beliscar os seus privilégios.”
Há muitos destes grupos de interesse com que devemos preocupar-nos, nomeadamente no sector dos transportes públicos, incluindo alguns dos sindicatos mais poderosos do sector público” sendo que passado todo este tempo, nada parece ter mudado, o que me leva a acrescentar que , talvez “ o maior défice do Estado não é de natureza orçamental. É de credibilidade. É de respeitabilidade. As instituições deixaram de se dar ao respeito. E as pessoas deixaram de acreditar em quem as dirige”. E para finalizar aprendi que errar é humano. Quando se erra, aceita-se o erro, aprende-se, faz.se melhor da próxima vez. “A melhor sensação do mundo vem quando começamos a se sentir bem novamente, depois que nos sentimos horríveis.” (Oprah Winfrey)
sexta-feira, setembro 01, 2023
Are we too ignorant to recognize our own ignorance?
Are we too ignorant to recognize our own ignorance?
There are some authors who argue that we are quite ignorant about ourselves. But, in particular, we know very little about our mind and, above all, we have little control over it.
In reality, there are still people out there who think that the world has not changed – at least in some aspects – and that those who exercise functions of power in it cannot afford to, with their conduct or omission, streamline facts and ideas contrary to the values of that new world. And it is not too much to ask for there to be no nonsense, no manifestations of superiority, whatever they may be, or as someone would say when quoting Cervantes: “Envy always sees everything with magnifying glasses that transform small things into great things, dwarfs into giants, signs in certainties.”
The universe, we know, is governed by the law of least effort, energy saving. No one escapes this. But our intelligence has to be able to go further and, learning from history, prevent problems to build a better future... That's why so many of us didn't vote, didn't participate, didn't say, didn't think... , because you get tired of meeting, because you get tired of discussing, because you get tired of organizing, because you even get tired of going to vote! But, as George Bernard Shaw said: “Beware of false knowledge, it is more dangerous than ignorance…..is that freedom means responsibility. That’s why so many people are afraid of it.” We have to recognize that, in general, we lack a collective, civic, participatory and entrepreneurial spirit. How many of us have founded associations or companies? How many of us were interested in urban and environmental issues? How many of us intervened at the party level? How many of us fight at work or for consumer rights? How many discuss politics? Many of us do not even vote, for the Assembly of the Republic, for the Municipal Chambers, in referendums or for the European parliament (using the easy and weak speech that politicians are all the same...). “We are the ones who have to save ourselves, and that is only possible with an attitude of ethical citizenship, even though this may sound old and anachronistic.” ( José Saramago)
The majority of citizens, in general the new generations, are entertained at summer festivals, in bars and clubs (where music, drugs and alcohol occupy the place of thought), in unbridled consumption in shopping centers (of the latest generation gadgets to the latest fashion in clothing and accessories) and glued to the internet, consoles or computers looking at stupid videos or stupid games... The truth is that we have to give much more of ourselves, we have to be more demanding with our citizenship and not limit ourselves to complaining about each other or especially about “politicians”, as if we had nothing to do with all this!!! “Modern citizenship is a set of rights and obligations comprising three groups: civil rights, political rights and social rights” (T. H. Marshall)
After all, what is the use of having much more training and information than the generations that preceded us? The additional tools we acquire must serve us to be more capable of intervening in society at all levels (economic, social, political and cultural). We have to be more capable of thinking for ourselves, finding new social balances and proposing creative, innovative and effective solutions! The future of Portugal depends on us, on our capacity for creation, innovation and intervention. Ultimately, the real alternative is us! Let's do it then! Or as a friend of mine would say, quoting Millôr Fernandes: “Any idiot can be young. It takes a lot of talent to know how to age.”