WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
quinta-feira, setembro 14, 2023
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar, simplesmente mudando de atitude.”(Oprah Winfrey)
O fundamentalismo ideológico de que a “partidarite e clubite” , são exemplos a não reter, talvez seja a “causa mais evidente” da não evolução de modo positivo dos portugueses e de Portugal – no geral nunca aceitamos a opinião de outros, que não sejam do “nosso grupelho”- e tal é impeditivo de conhecermos a realidade e até a mudança alternativa para melhorar as coisas,
Este livro sobre “Dossier TAP resistindo às privatizações “ é um livro que considero excelente e pedagógico, e que nos ajuda muito a compreender o que se passou na dita “ comissão parlamentar de inquérito aos acontecimentos na TAP.
Desde já quero deixar bem claro que nunca fui nem sou alinhado com o PCP, mas adquiri o livro que considero de interesse público para os portugueses. O PCP, de que sou afastado em muitas e diversas ideias, é um partido muito institucional que, por vezes, serve a causa pública. É o caso do livro aqui referido. (ler com a mente aberta e o devido enquadramento e contexto sócio-politico)
Por isso sempre tive a plena convicção, e fundamento que o problema do sector empresarial público deve ser imputado á má gestão das empresas, e a um sistema “criativo de cumplicidades” que permite " a continuidade de indivíduos sem qualquer capacidade ou conhecimentos "travestidos" de administradores, (ressalvando-se algumas poucas excepções)que tem levado a uma completa ausência de responsabilização, desorganização laboral e desierarquização da estrutura organizativa e a “cumplicidades” demasiado conhecidas, entre “grupos de pressão” (sindicalistas, “carreiristas”, e “outros” que constituem um “bloco de interesses de instalados”que há anos vem proliferando neste sector, e que teve o seu “auge” nos governos de Durão/Santana Lopes e plena continuidade no desgoverno de Passos Coelho que até hoje este Governo não conseguiu inverter - não podemos esquecer que é a falta de eficácia e eficiência na acção politica e de gestão da “coisa pública” que conduz a uma progressiva falta de credibilidade das politicas e da acção governativa. Ou na sabedoria do “saber” do economista senhor Doutor Professoro Silva Lopes, numa das suas famosas intervenções “ Há perigo de a vida económica portuguesa ser dominada por grupos de interesses que se opõem às transformações substituíveis de beliscar os seus privilégios.”
Há muitos destes grupos de interesse com que devemos preocupar-nos, nomeadamente no sector dos transportes públicos, incluindo alguns dos sindicatos mais poderosos do sector público” sendo que passado todo este tempo, nada parece ter mudado, o que me leva a acrescentar que , talvez “ o maior défice do Estado não é de natureza orçamental. É de credibilidade. É de respeitabilidade. As instituições deixaram de se dar ao respeito. E as pessoas deixaram de acreditar em quem as dirige”. E para finalizar aprendi que errar é humano. Quando se erra, aceita-se o erro, aprende-se, faz.se melhor da próxima vez. “A melhor sensação do mundo vem quando começamos a se sentir bem novamente, depois que nos sentimos horríveis.” (Oprah Winfrey)
Armindo Bento
Sem comentários:
Enviar um comentário