WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
sábado, setembro 16, 2023
“A primeira lei de qualquer ser humano deve ser o respeito de si mesmo.” (Pitágoras)
“A primeira lei de qualquer ser humano deve ser o respeito de si mesmo.” (Pitágoras)
Aplicar o respeito nas situações quotidianas é um desafio para todos, inclusive aqueles que não respeitam a si próprios. O respeito é primordial para se viver em sociedade, inclusive ao que se refere a aceitar as diferenças e viver em harmonia. Como disse Santo Agostinho: “ Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”, na verdade falar sobre respeito engloba, na sua maioria, aceitar as diferenças. Em essência, com sentimentos e emoções, somos iguais, porém, cada pessoa possui características que lhes são únicas. E aí está a chave para se exercitar o respeito, diante das particularidades de cada um. “Ser capaz de respeitar é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito.”( Joseph Joubert
Por isso com alguma perplexidade assistimos quase diariamente, nomeadamente nas chamadas redes socias a invenção de factos, a que alguns até chamam “verdades alternativas”, com intenção de informação falsa e caluniosa, não se trata de liberdade de opinião, nem de “palavras duras”, mas de fabricação de mentiras e do crime de calúnia. Somos levados a pensar com disse Leon Trotsky que:“Os seres humanos não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios.”
Reitera-se a sublime habilidade de se respeitar, entender quem é, em defeitos e qualidades. Somente assim conseguirá compreender as necessidades do outro e respeitá-las. Ao saber colocar-se no lugar do outro, entender como se sentiria, será possível aplicar empatia e respeito nas respectivas relações.
Nos conceitos do budismo “Um bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro.” Quando falamos em amizade, a relação de respeito é ainda mais profunda, devendo ser valorizado aquele amigo que nos fazer enxergar o errado. Esse amigo ajuda-nos a trilhar o caminho correto, devendo ser digno de ser considerado o mais valioso entre os nossos tesouros da vida. Afinal, compreender o outro, na medida de suas desigualdades, é viver em um ambiente de apoio e reciprocidade. “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”(Franz Kafka)
Armindo Bento
Sem comentários:
Enviar um comentário