terça-feira, dezembro 15, 2020

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”.( Millôr Fernandes)

 “Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”.( Millôr Fernandes)

 Todos nós, de um modo geral, gostamos de conviver com outras pessoas, nomeadamente todas aquelas que consideramos muito especiais, temos experiências e personalidades diferentes, trocamos diferentes ideias, tudo isso nos deve fazer reflectir o quanto somos importantes uns para os outros e como  é rica a nossa historia de vida com estas personagens e assim, vamos  escrevendo mais um capitulo deste maravilhoso livro chamado vida. Mas temos e devemos sempre ter presente que somos lembrados pelo que somos e não pelo que temos. Para podermos recuperar um pouco da nossa liberdade temos de ser todos a  seguir e cumprir as regras mais essenciais, que são tão simples: como manter a distância física, usar a máscara e a lavagem frequente das mãos. Só sendo responsáveis conseguimos combater esta pandemia, porque o que efectivamente vai valer é o comportamento de todos nós! Como disse Peter Drucker :“O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.”

 Tudo o que é imprevisível para o ser humano é gerador de  stress e causa alguma sensação de medo. Na verdade, nada na nossa vida  é previsível. Se pensarmos, antes destes tempos de  pandemia também não sabíamos o que ia acontecer no dia seguinte, mas todos nós achávamos que sabíamos. Talvez por isso no nosso dia-a-dia, para nos protegermos, devemos ter várias actividades porque isso dá-nos um controlo, ou pelo menos uma sensação de controlo, muito grande sobre a nossa vida, o que nos ajuda na nossa saúde mental e a baixar os níveis de ansiedade , dando-nos o   parecer que conseguimos gerir tudo e sabemos perfeitamente o que vai acontecer. “Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora.”(Rabindranath Tagore)

Nestes tempos que agora correm partimos do principio que, na generalidade, todos temos a noção que o mundo onde vivemos é uma “pequena aldeia” (segundo Marshall McLuhan), que recorrendo aos meios e recursos tecnológicos, todos podem falar com todos e o mais insignificante dos rumores poder ganhar uma dimensão incontrolável. A internet veio permitir que todos pudéssemos estar ligados a qualquer hora e em qualquer lugar. As redes sociais tornaram-se o novo espaço público, no qual todos podem participar livremente e expressarem a sua opinião sem estarem sujeitos a hierarquias ou julgamentos cara a cara. De comentários deliberados e nada construtivos a discursos de ódio e xenofobia, muitas vezes a liberdade que o espaço virtual oferece não é nada mais nada menos do que uma utopia dos tempos modernos.  ”Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”(Leon C. Megginson)

Temos a percepção de nada é mais forte para a expressão e comunicação humana do que as palavras. Uma frase é capaz não só de se imortalizar um momento como mudar a história. Em discursos, livros, peças de teatro, poemas ou entrevistas, grandes frases foram capazes de iniciar e encerrar guerras, alterar para sempre nossa forma de pensar, aprofundar a maneira como nos entendemos enquanto ser humano e muito mais. Contar com o apoio de frases, livros, músicas, filmes, entre outros materiais e conteúdos, que tenham o poder de animar e afastar de vez os momentos tristes, de angústia e ansiedade de nosso dia a dia, é essencial para que nos sintamos motivados a continuar a nossa jornada, em busca da realização de nossos sonhos  e alcançar os resultados extraordinários que tanto desejamos na nossa vida. Como disse Augusto Cury : “Um livro revela que a vida é o maior de todos os livros, mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas e descobrir o que as palavras não disseram...  As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”

Sem comentários:

Enviar um comentário