quarta-feira, outubro 14, 2020

 “A liberdade começa onde acaba a ignorância.”(Victor Hugo)

 



Como afirmou Alexis de Tocqueville: ”Nada é tão maravilhoso que a arte de ser livre, mas nada é mais difícil de aprender a usar do que a liberdade.” É, talvez por isso que há sempre quem confunda “democracia” com “libertinagem”.

Antes de mais, é necessário ter em conta que para viver bem em comunidade temos, obrigatoriamente, que nos reger segundo determinadas regras. Assim, torna-se tão importante o respeito pela liberdade dos outros como a nossa própria liberdade, em resumo é importante que cada indivíduo respeite a liberdade alheia para que a sua seja igualmente respeitada. Para além disso, cada um tem de impor limites às suas próprias acções para que seja possível viver em comunidade. Como se diz vulgarmente através da famosa frase "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" que é atribuída por muitas pessoas ao filósofo inglês Herbert Spencer, indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo, e o seus  direitos.

Temos que concluir que se no nosso estado de direito, há muitos ditos “cidadãos” que entende que apenas ganhou direitos e deixou de saber quais  eram os seus deveres e as suas responsabilidades. Sentimos que se perdeu o respeito pelos velhos valores, que foram sendo substituídos por outros que em nada abonam o ser humano. Ganhámos em ambição o que perdemos em respeito pelo outro, e confunde-se “liberdade com libertinagem”. Este acto que foi praticado por um ou mais energumes num puro acto de libertinagem, e como disse alguém torna-se “horrível termos de respirar o mesmo ar que estes energumes vão conspurcando”. Como disse Winston Churchill “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.”

Mas quem age com esta libertinagem, revela não se importar com as consequências que o seu comportamento pode ter, e é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade. Para esta “gentalha” a  democracia é a arte de, da gaiola dos macacos, gerir o circo.”(H. L.Mencken)

 A este propósito vou também recorrer à Bíblia, mais concretamente em 1 Coríntios 6:12, o apóstolo Paulo afirma: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." Esta passagem revela que nós temos a capacidade de fazer muitas coisas, mas que nem tudo o que podemos fazer deve ser feito, porque as nossas acções têm consequências. “Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”, foi uma frase do grande humorista Millôr Fernandes e que aqui deixo retratada. Despejar entulhos directamente derivados das obras, como tijolos, pedaços de cimento e madeiras etc num terreno privado, é um crime ambiental que continua a compensar e a maioria dos prevaricadores que escapa às malhas da lei, apesar de actualmente até haver drones para detectar estes crinminosos.Apenas me resta saber quem foi ou foram, pois assim que tal seja possível me encarregarei de enviar para a sua porta todo este lixo!

Sem comentários:

Enviar um comentário